por R.Elias » 06 Mar 2015, 22:08
Isso é sintoma típico de falta de reset, ou de impossibilidade de resetar o aviso de pastilhas após a troca dos sensores e pastilhas.
Primeiro tente fazer o reset das pastilhas normalmente no PC de bordo.
São dois resets, da dianteira e da traseira.
Se não der certo, vai aparecer uma linha tracejada assim: -------------
Se apareceu esses tracinhos, você vai ter que fazer o reset na concessionária, ou fazer um "hard reset", fazendo um jumper no fio do sensor das pastilhas.
Eu já expliquei isso nesse tópico, mas vamos lá no passo a passo:
Para o procedimento você vai pegar um sensor usado, pois ele já não tem mais utilidade e você precisará "destruí-lo" no procedimento conforme abaixo.
VAMOS COMEÇAR PELA RODA DIANTEIRA
1. Pegue um sensor usado que você tinha e conecte-o de volta ao terminal elétrico do sensor da roda DIANTEIRA.
2. Arranque a ponta do sensor (a ponta que vai na pastilha) e descasque os 2 fios.
3. Una os dois fios e vá até ao PC de bordo e faça o Reset das pastilhas DIANTEIRAS. (que agora poderá ser resetado, pois o conector foi jumpeado por você, unindo os dois fios).
4. Feito o reset, retire o sensor velho jumpeado, e coloque o sensor novo.
5. Pegue de novo o sensor velho que você jumpeou, e agora conecte-o ao terminal elétrico da roda TRASEIRA, e vá de novo ao PC de bordo e agora faça o reset do sensor de pastilha TRASEIRA.
6. Retire o sensor jumpeado, coloque o outro sensor novo na roda traseira, e pronto.
Esse problema ocorre quando se tenta resetar o aviso de pastilhas gastas antes de efetivamente se aplicar as pastilhas novas e sensores novos.
Quando você faz o reset sem trocar os componentes, o sistema faz a checagem a procura dos novos componentes, mas não os encontra, pois você não os trocou.
Assim, a luz de freio de mão fica acesa, e aparece o lifter (carro no elevador), seguido de um sinal sonoro.
O forma correta de fazer o reset das pastilhas é primeiro substituir os componentes (pastilha e sensor), e depois ir até o PC de bordo e fazer o reset.