por Sayão » 03 Ago 2014, 01:00
Negativo, o problema com os retentores não pinga no chão, e sim queima junto com o combustível provocando fumaça no escape.
Os dois vazamentos mais comuns desse motor (N46) são:
Vazamento 1
- Bomba de vácuo: o o-ring (anel de vedação) do interior dela resseca e deixa passar óleo, vazando e pingando, dependendo da quantidade de vazamento o óleo chega a escorrer até o chão, se for pouco ele queima antes e provoca um leve cheiro de queimado na ventilação ou quando desligar o carro. Solução: comprar um filtro de óleo original BMW (R$ 80) e um o-ring de R$ 23 na concessionária, guardar o filtro de óleo em casa e pegar um anel de vedação grande que vem com ele, é exatamente o tamanho do anel ressecado de dentro da bomba de vácuo. Serviço: retirar a bomba de vácuo, abrir, jogar fora o anel ressecado, instalar o novo do filtro de óleo, jogar fora o anel de fora que veda a junção da bomba de vácuo com o cabeçote e colocar o novo de R$ 23.
Para identificar esse vazamento é bem fácil, não dá para ver mas dá para enfiar o braço. A bomba de vácuo fica acoplada na parte de trás do motor, mais ou menos embaixo de onde fica o filtro do ar condicionado. Abra o capô e se aproxime pelo lado direito (lado do passageiro), enfie o braço na lateral do motor e vá até a parte de trás, a bomba de vácuo fica alí e sua parte inferior deverá estar bastante melada de óleo.
Peças necessárias:
- Filtro de óleo (com o anel que falei): 11427508969
- O-ring da junção bomba de vácuo -> cabeçote do motor: 11667509080
Vazamento 2
- Junta da tampa de válvulas: novamente ressecamento causado pela qualidade do nosso combustível e agravado pela temperatura de trabalho do motor. A junta da tampa começa a ressecar em alguns pontos e começa a vazar óleo, GERALMENTE o vazamento é bem menor que o da bomba de vácuo, mas o ideal é fazer os dois serviços juntos, também porque fica MUITO mais fácil retirar a bomba de vácuo com a tampa de válvulas removida, já quebra um bom galho. Serviço: tirar a tampa de válvulas, jogar fora a junta velha, colocar a nova e fechar. A junta original BMW custa por volta de R$ 450 na concessionária, evite usar outras marcas.
Esse é mais fácil de identificar, basta olhar na junção da tampa de válvulas com o cabeçote se tem marcas de escorrido ou óleo melado, na parte direita do motor (lado do passageiro) deverá ter marcas de escorrido numa espécie de "bandeija" da lateral (não sei o nome certo). Vá acompanhando a junta preta da BMW e vendo onde estão os vazamentos.
Peças necessárias:
- Junta da tampa de válvulas: 11120035738
É isso aí, precisando de ajuda de um toque, grande parte das informações que consegui vem do usuário Davi de Brasília do fórum BimmerBrazil, qualquer coisa estou a disposição para compartilhar o conhecimento rs.
Abraços