Troca de marchas demorada

Sessão destinada a Série 1

Troca de marchas demorada

Mensagempor Sayão » 29 Mai 2013, 19:03

Boa pessoal,

Recentemente adquiri uma BMW 118i E87 2009/2010 bem pouco rodada (27.000km).

O carro está impecável, com exceção de algo que me irrita que não sei se é comum a outros carros ou o meu que tem algum "problema". O que ocorre é que a troca de marchas no câmbio automático é demorada demais, o carro simplesmente estica demais as marchas desnecessariamente.

Algumas vezes a rotação chega em 3500/4000rpm e o carro fica "berrando" nisso alguns segundos até que se "rende" e passa a marcha, essa é a impressão que dá.

Além de elevar bastante o consumo isso fica muito irritante, várias vezes acabo trocando para o câmbio sequencial e trocando manualmente.

Alguém sabe mais ou pode dar uma luz? É comum isso? Tem algum update, calibragem ou regulagem para fazer?

Abraços!
João Vitor
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Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor bimmer » 20 Jun 2013, 11:34

Acho que é normal...

No meu X1 é parecido:

No D = troca as marchas dando economia, alguma força, alguma esportividade. Às vezes estica um pouco (subidas);
No DS = troca dando prioridade a esportividade;
No S/Tronic = como vc quiser

O que eu tenho percebido é que acabo usando o D no dia a dia, e o DS pra "diversão"... quando estou numa subida e fica esticando uma marcha, tipo "aaahhhhhhhhhhhhhnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn", eu passo a alavanca pro lado (DS) e ela passa a marcha, mas no fundo já tou deixando por ela pra resolver o que fazer, afinal deve ser mais econômico assim...

Numa situação que vc queira trocas mais curtas bastaria colocar em DS (?) - não sei se o funcionamento do E87 é o mesmo do X1...
-- Bimmer -- BMW X1 Sdrive 2012, BMW 118i Sport 2013 --
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Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor R.Elias » 22 Jun 2013, 18:44

Boa noite, pessoal!

Sou novo no clube, e tenho o mesmo "problema".
Tenho uma 120i 2009, e sempre ocorre isso.
O carro estica marcha demais, parece que ele não confia que a 3ª marcha dê conta do recado, então ele permanece de 2ª muito tempo, o que é bastante irritante.
Nos percursos que faço diariamente, nestes pontos, a 3ª marcha consegue perfeitamente manter o carro, sem esforços, mas não, o cambio fica lá, esticccaaaaaaaaaaaannndo.
Também passo para o manual e troco a marcha eu mesmo.

Seria bastante interessante se houvesse alguma atualização/reprogramação para essa situação.
É muito irritante, quem vê, parece que você não sabe dirigir.

Abraço!
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Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor Sayão » 23 Jun 2013, 16:51

Ufa, achei que era só comigo esse "problema"!

Tenho percebido que as esticadas mais críticas são nas subidas, mesmo assim como você disse a 3a marcha dá conta do recado tranquilamente, mas o carro insiste em subir na 2a.

Estou fazendo uns testes pra tentar forçar essa mudança, na subida percebi que se pisar mais fundo ele não estica tanto e troca logo de marcha, já em trechos nivelados pisando menos ele vai trocando mais suavemente.

Se alguém souber de alguma solução melhor pra isso seria legal mesmo.

Abraços!
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Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor Mugs » 24 Jun 2013, 09:51

Eu tenho uma 118i igual a sua, com 25.000 km e no começo ela esticava bastante, com o passar do tempo aprendi a controlar a troca de marcha de acordo com a aceleração do pedal.

Tudo tem sua situação, tem momentos que você precisa acelerar aos poucos para ela fazer uma troca de marcha suave, em outros momentos enfiar o pé no acelerador ajuda com que o carro troque a marcha para garantir mais potencia...

E o inverso também ocorre, ao enfiar o pé no acelerador quando a aceleração dela esta baixa faz com que ela estique a mesma marchar por um tempo maior ou até reduza para garantir uma rotação alta.

Quando eu quero correr com ela, normalmente eu vou no D até a 3a marcha, acelerando mas sem enfiar o pé no fundo (antes da "travinha") e depois troco o cambio pra DS e ai sim enfio o pé....

Abraços
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Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor Sayão » 24 Jun 2013, 14:17

Legal Mugs, pelo que percebi é isso mesmo, também estou tentando dosar melhor a pisada conforme a situação. Como você disse, as vezes pisando fundo ele troca mais rapidamente do que ficar só calçando o pedal.

Vamos trocando informações dos carros, também sou novato nesse "mundo".

Abraços!
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Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor mtedesco » 03 Jul 2013, 23:18

só uma observação sobre a "travinha". É um recurso chamado kick-down.

Retirado de net:
"Todo veículo de transmissão automática possui um recurso denominado kick-down. Consiste num botão sob o acelerador que, pressionado pelo uso de todo o curso do pedal, provoca redução de marcha para melhorar as respostas do motor. Basta aliviar a pressão no acelerador para que uma marcha superior seja novamente engatada. Um ligeiro retardo nesta operação, retendo mais as marchas reduzidas, é a principal diferença dos programas esportivos que algumas transmissões oferecem."
Mauricio T.
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Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor pacca » 14 Nov 2013, 08:59

Então pessoal,

Eu tenho uma 120i 2008, na minha reparo isso também, quando estou em D, ela estica demais, com isso eu alivio o pé do acelerador e piso novamente, ai ela troca a marchar, reduzindo ou subindo a marcha de acordo com a situação, acho que sem querer eu esteja usando o recurso do kick-down. Mas no modo DS as trocas são rápidas, e ela fica mais divertida, reparei que o consumo em DS fica melhor, em D ela marca 8 km/l, já em DS ela marca 9 km/l.
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Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor Paulo Marques » 25 Nov 2013, 18:03

Que bom, Não sou o único, melhor aprender a dosar no pé a potencia para uma trocar mais suave.
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Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor asalinas » 10 Dez 2013, 09:25

Galera, tenho uma 118i 09/10 com 5000km e percebo que na 3 marcha, chega a quase 5000rpm na troca da marcha!!!

Seria esse reset para resolver isso ou é normal essa puxada longa na troca pra 3 marcha??

Aguardo uma ajuda ae!!

Abraços!!
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