BMW 118i - Filtro de ar esportivo - Instalar ou nao?

Sessão destinada a Série 1

BMW 118i - Filtro de ar esportivo - Instalar ou nao?

Mensagempor CarlosWagner » 26 Out 2016, 09:34

Pessoal, bom dia

Vou fazer uma pequena manutenção preventiva e de rotina na 118i. Vou trocar o oleo com um pouco de antecedencia para aproveitar a mao de obra do mecanico e junto com ele vou trocar tambem o filtro de oleo, velas, sensor de pressão do coletor e filtro de ar.
Estive lendo algumas postagens sobre a colocação do filtro de ar esportivo da marca inflow. Após analisar a questão, conclui que a melhor opção, caso optasse pela instalação de um filtro de ar esportivo, seria instalar um inbox (Aquele que vai dentro da caixa do filtro original).
Porém, não encontrei relatos sobre quais melhorias puderam ser sentidas no veiculo após a instalação de tais filtros esportivos... Ganho de potencia, consumo...

Por acaso algum colega poderia dar essa contribuição, por favor?

Obrigado
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Re: BMW 118i - Filtro de ar esportivo - Instalar ou nao?

Mensagempor thiago96 » 26 Out 2016, 10:32

Somente com filtro inbox você não vai sentir diferença nenhuma... vai ganhar talvez uns 3 cv, não muito mais que isso, e nem o barulho vai mudar também, não tem aquele barulho do filtro puxando o ar nas aceleradas...

Se quiser algo que realmente funcione, sendo somente filtro, coloca um intake, aqueles que você tira a caixa original e coloca um cônico, por exemplo.. ai sim você deve ter uma melhora na performance, apesar de ser baixa e difícil sentir isso efetivamente no pedal.. mas ao menos deixa um barulho legal também nas aceleradas..

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Re: BMW 118i - Filtro de ar esportivo - Instalar ou nao?

Mensagempor vrebolho » 26 Out 2016, 10:34

Teve um tópico tempo atrás que um usuário postou um teste no dino com o antes e depois da instalação de filtro esportivo e o teste demonstrou que após a instalação o carro perdeu potência. A explicação que se deu, pelo que me lembro, era pela necessidade também de reprogramação da central. Assim, ao que parece, além de não haver ganho na troca, haveria inclusive perda.
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Re: BMW 118i - Filtro de ar esportivo - Instalar ou nao?

Mensagempor PilotMartyMcFly » 26 Out 2016, 12:54

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Re: BMW 118i - Filtro de ar esportivo - Instalar ou nao?

Mensagempor LLS1973 » 26 Out 2016, 13:43

A troca de um original por um K&N, por exemplo, irá te economizer somente na questão de não precisar mais trocar o filtro, somente limpeza. Em moto, sempre utilize K&N, mas em carro, não me animei ainda. A não ser que seja algo mais para que o Thiago informa.
Abs.
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Re: BMW 118i - Filtro de ar esportivo - Instalar ou nao?

Mensagempor alevatoadv » 26 Out 2016, 18:53

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Re: BMW 118i - Filtro de ar esportivo - Instalar ou nao?

Mensagempor thiago96 » 27 Out 2016, 08:44

O K&N tem um produto que serve para limpeza dele, acho que até o @Pilot aqui no fórum estava vendendo há um tempo..

Eu particularmente só lavo com água e uma escova pra tirar a sujeira que esta mais grudada.. deixo secando uns 3 - 4 dias e depois coloco no carro novamente... fiz isso com uns 5 mil km, ou pouco menos... e pretendo manter essa regularidade..

Mas não uso nada de lubrificante nele não, justamente para não ter esse problema no motor puxar nada pra dentro que não seja ar.

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Re: BMW 118i - Filtro de ar esportivo - Instalar ou nao?

Mensagempor alevatoadv » 27 Out 2016, 09:54

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Re: BMW 118i - Filtro de ar esportivo - Instalar ou nao?

Mensagempor thiago96 » 28 Out 2016, 09:43

Então Rodrigo,

Nunca vi ninguém que usa filtro esportivo usar nenhum tipo de lubrificação, seja filtro inbox ou intake... quanto a lavagem, isso é essencial a cada uns 5k km, pois acumula bastante sujeira no filtro, principalmente o intake que fica aberto (com exceção de alguns intakes fechados)..

Não entendo bem o porque a falta de lubrificação ajudaria na passagem de sujeira.. seria porque lubrificado a sujeira ficaria grudada ali? Estava vendo agora uns videos na internet, mas confesso que nunca vi ninguém fazer isso...

O inbox tem fluxo quase igual ao original, tanto que o ganho dele é irrisório, então o acumulo de sujeira não é tanto assim... Já o intake precisa de mais cuidado, já que normalmente fica aberto e tem bastante fluxo de ar, pois a "puxada" dele tem 360º e puxa o ar com força... esse deve ser usado com mais cuidado, evitar usar em estrada de terra e se usar, não acelerar forte (pra não puxar forte o ar) e logo que puder, tirar para lavar bem e secar bem também antes de colocar de volta...

Mas para usar o lubrificante, estava vendo aqui, não pode exagerar no uso também né... é só não encher o filtro com esse lubrificante pra não ter o problema de quando puxar o ar, vir lubrificação junto.. e antes de colocar no carro, talvez seja interessante deixar um dia o filtro fora para o lubrificante "dar uma secada"..

Estou esperando chegar o intake pra M235.. vou comprar o lubrificante da Motul (http://www.motopocius.com.br/air-filter ... ltro-de-ar) pra usar nele.. acredito que seja um bom lubrificante, ao menos o óleo para motor é de extrema qualidade né..


Estou no trabalho e estou há meia hora pra responder porque toda hora eu paro.. rss.. já perdi o raciocínio... mas é isso, acho que o inbox é bem mais tranquilo de usar, uma boa lavagem a cada 5 mil km é suficiente pra ficar limpo e manter a saúde do motor..

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Re: BMW 118i - Filtro de ar esportivo - Instalar ou nao?

Mensagempor PilotMartyMcFly » 28 Out 2016, 12:39

Eu vendi o meu na época que anunciei aqui, vendi com o kit de limpeza e lubrificante.

O K&N inbox além de fazer a limpeza, você tem que usar um óleo próprio que vem junto com o Kit, pois só com a aplicação desse óleo é que o filtro fica com eficiência de reter as impurezas. Sem a aplicação do óleo, no próprio manual diz que vai passar muita sujeira.

O principal problema que eu vejo do excesso de óleo é danificar o sensor MAF que fica logo ali perto no mesmo duto. O meu na época que eu usava o filtro, cheguei a tirar 2 vezes para limpar(com cotonete) mas não estava sujo. Provavelmente pq eu usava pouco o filtro K&N, rodava mais com o original, pois mesmo antes de medir a potência do carro, eu já notava que perdia potência.

No fim das contas, usar um filtro que além de tirar mais de 10cvs do carro, ainda dá a possibilidade de passar mais sujeira se você não usar o óleo corretamente ou de danificar alguns componentes da injeção, sinceramente, não compensa.

A única coisa que muda é que o carro fica com mais ronco e a turbina assobia mais alto. O resto é só desvantagem.

Eu troco o filtro do meu carro a cada 10 mil kms pelo original, comprado no ebay. R$ 120 que mantém a potência original e sem riscos de danos e perda de potência.
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