Não conheço nada no aftermarket que se instale no escape, o que posso te dizer é que a minha 130i, as 135i e vários outros 6 cilindros da BMW tem uma válvula borboleta que opera AUTOMATICAMENTE durante a subida e descida de giro do carro. Fiz até um vídeo mostrando que a minha está aberta quando o carro está em ponto morto:
https://www.youtube.com/watch?v=1jlkyNZdKc8Esta válvula se chega ao chegar nos 1500RPM para aumentar a "backpressure", o que aumenta o torque e se abre novamente em 2500RPM para aumentar a potência em alta, quando o torque é menos necessário. Ela também diminui o ruído do motor nesta faixa de 1500 a 2500RPM, mas não é o objetivo principal.
Quanto aos carros da série 'M' esta informação é imprecisa. Nos atuais turbo existe sim, síntese do som de motor nos autofalantes, que é controlável pelo sistema do carro. Isto porque deixaram de ser V10 para serem V8 e o pessoal quis manter o som de antes... Nos anteriores não existia isso. Isso, até onde sei, só ocorre nos Série 5 pra cima, logo o M3 não tem isso, nem o 1M...