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Como importar peças para o seu carro (e não ser extorquido)

MensagemEnviado: 09 Jul 2013, 00:13
por Rodrigo C.
By Jalopnik -> www.jalopnik.com.br/como-importar-pecas ... ta-federal
Em novembro de 2012, decidi comprar um volante original de couro para o meu carro. Como é uma peça importada pela própria concessionária, decidi ir direto à fonte: o eBay alemão. Peça encontrada, vendedor contactado, bastava apenas pagar e esperar. E torcer. E depois esperar mais um pouco, torcer mais um pouco e finalmente abrir o pacote e aproveitar a peça nova. Veja só como se faz.
Em um mundo ideal, você encontraria a peça, pagaria, esperaria o correio bater à sua porta e buscaria a peça. Mas o mundo não é ideal, e alguém inventou os impostos de importação. Por esse mesmo motivo alguém inventou a meia-nota ou a nota fria, que resultou em um contra-ataque estatal que só burocratiza ainda mais a importação simplificada por pessoa física.
Você pode comprar qualquer tipo de peça, com exceção de pneus e baterias e produtos químicos como fluidos, óleos e tintas, devido à necessidade de homologação pelos órgãos reguladores e ambientais do Estado. Na Europa é comum venderem rodas usadas com pneus. Nesse caso, peça ao vendedor para remover os borrachudos para evitar dores de cabeça por aqui.
Nota: neste post usarei como exemplo a compra do meu volante, mas o processo e os procedimentos são os mesmos para qualquer compra estrangeira.
Depois de encontrar a peça, dei o lance e enviei um email para combinar o tipo de envio com o vendedor. O volante custou € 60 e o envio custaria outros 40 – € 100 no total. Achei razoável. Caso a Receita Federal estivesse de bom humor, eu pagaria apenas R$ 270; se eles estivessem trabalhando duro, calculei outros R$ 260 de imposto de importação e ICMS. Ainda assim era mais barato que os poucos milhares de reais que a concessionária me cobraria.
O pacote foi postado no dia 17 de novembro de 2012 e no dia 28 já estava no Brasil. Então começou a parte chata e burocrática. Meu volante (meu, porque eu paguei por ele) ficou na Unidade de Tratamento Internacional do dia 28 de novembro ao dia 10 de dezembro (doze dias).
Dali ele foi encaminhado à Receita Federal para tributação, onde ficou mais sete dias (até 17 de dezembro, um mês depois da postagem na Alemanha). Tudo bem, é meu dever de cidadão brasileiro pagar impostos. Separei R$ 260 e esperei o aviso de recebimento.
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No dia 19 de dezembro o aviso de recebimento chegou com uma surpresa: o valor dos impostos somava R$ 769,74! Que mágica a Receita Federal teria feito para transformar meu volante de R$ 270 em algo que devesse três vezes seu próprio valor em impostos?
Não é mágica nenhuma: se o fiscal da Receita achar o valor declarado incompatível com o produto em questão, ele pode abritrar o valor de acordo com uma suposta tabela de referência. Nesse caso meu volante valeria, para a Receita Federal, quase R$ 1000.
O que fazer nesse caso? Eu não estava tentando driblar o sistema com meia nota; eu realmente havia pago “barato” no volante. Deve haver uma forma de comprovar isso e não ser extorquido pela Receita!
E existe sim. Chama-se revisão de tributação, mas ela só funciona se você não tentou enganar o Estado (que nunca perde. Nunca mesmo!) com notas frias. Para solicitar a revisão de tributação, é preciso reunir todas as provas possíveis de que você realmente pagou o valor declarado pelo produto em questão. No meu caso, comprei o volante pelo eBay, e paguei com meu cartão de crédito pelo Pay Pal. O que fiz, portanto, foi imprimir a página do pedido fechado no eBay, a página da confirmação de pagamento no Pay Pal, e a fatura do cartão, destacando com marcador de texto os valores pagos/combinados.
Depois preenchi o requerimento de revisao de tributação (clique para baixar o pdf), anexei aos documentos e fui à agência dos Correios. No campo onde você precisa justificar o motivo da solicitação, preencha apenas “valor de imposto arbitrado superior ao valor real da remessa”. Não vá fazer a besteira de bater de frente com o Estado e despejar toda a sua indignação no requerimento – a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.
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Na agência dos Correios confirmei o valor absurdo cobrado e disse que gostaria de solicitar a revisão da tributação. Basta entregar os documentos ao funcionário dos Correios, deixar seus dados de contato e aguardar. O processo pode levar até 30 dias úteis, mas geralmente é bem mais rápido.
Entreguei os documentos na manhã do dia 24 de dezembro. No dia 26 o pacote foi enviado de volta à Receita Federal, aonde chegou apenas no dia 2 de janeiro. No dia 10 ele foi liberado, e chegou à minha cidade no dia 12, quase dois meses depois da compra, com os impostos agora corretos – R$ 260 reais.
Paguei e retirei. Agora só falta instalar.
Finalmente!

Re: Como importar peças para o seu carro (e não ser extorqui

MensagemEnviado: 13 Jul 2013, 18:16
por Paulo Valdez
Muito instrutivo esse post.

Lamentável que o consumidor brasileiro seja tão desrespeitado, principalmente pelo nosso próprio governo.
Não basta termos a maior carga tributária do mundo e uma burocracia sem tamanho, somos lesado até quando queremos fazer uma simples importação, isso em um mundo totalmente globalizado. Realmente vivemos num mundo paralelo.
Infelizmente não vejo tão cedo um sinal de mudança.
No caso relatado fica bem evidente que você não deve bater de frente com o sistema, mas que sistema é esse?
Deveríamos começar a ajuizar ações judiciais contra tudo isso, através dos procons e Idec's da vida.
Ninguém quer sonegar imposto ou viver a margem da lei, mas pagar o preço justo e ter qualidade por qualquer bem ou serviço que utilizamos, também faz parte de uma democracia.

Abraço.

Re: Como importar peças para o seu carro (e não ser extorqui

MensagemEnviado: 23 Ago 2013, 20:45
por alexandrechassi
Boa noite preciso que envie para o brasil esse item quanto ficaria o custo total em reais para o cep 30330360http://www.ebay.com/itm/Exhaust-Tips-Stainless-Steel-/390632302080?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3ABMW%7CModel%3AX5&hash=item5af37fe600&vxp=mtr

Re: Como importar peças para o seu carro (e não ser extorqui

MensagemEnviado: 23 Ago 2013, 23:26
por Rodrigo C.
Olá Alexandre, isso é só um tutorial, não importo peças!

Re: Como importar peças para o seu carro (e não ser extorqui

MensagemEnviado: 06 Set 2013, 01:49
por KKND

Re: Como importar peças para o seu carro (e não ser extorqui

MensagemEnviado: 30 Set 2013, 21:36
por scherer
Que bom que tem modo de tentar discutir o imposto.. só que não adianta comprar de loja no ebay um voltante de 1000 dolares né, os impostos vao ser proporcionais.
aliás, é 60 ou 70%?

Re: Como importar peças para o seu carro (e não ser extorqui

MensagemEnviado: 01 Mai 2014, 20:54
por felipe teixeira
Muito legal o tópico .... eu estou fazendo o mesmo que vc.

Troquei minhas pastilhas de freio e sensores da X1 18i. Comprei direto no exterior e pedi para entregar aqui. Dei sorte e nao fui tributado, passou batido ( sorte )

Agora estou importando uma manopla, xenon do milha, angels eyes em led e patelhas dianteira/traseira ... já estão em Curitiba - Coferindo.

Comprar as peças na CSS BMW Brasil nao dá !

Quando chegar aviso vcs !


Só faça o recurso administrativo ( diminuição de taxas ) quando o imposto calculado pela Receita Federal for superior aos 60% + ICMS. Caso contrário: Ação judicial direto.

Re: Como importar peças para o seu carro (e não ser extorqui

MensagemEnviado: 08 Mai 2014, 18:46
por Ricardo S. Santos
Excelente explicação!

Mas realmente, é um absurdo o que o próprio país faz com os brasileiros. Ter que se desgastar tanto para fazer valer o que é direito.

Abraços!

Re: Como importar peças para o seu carro (e não ser extorqui

MensagemEnviado: 14 Mai 2014, 08:41
por felipe teixeira
Chegou minha manopla sem tributação também ... vou ver se posto fotos no fds.

Re: Como importar peças para o seu carro (e não ser extorqui

MensagemEnviado: 11 Jul 2014, 19:37
por Nilsonpc
Boa noite sou novo por aqui e novo proprietário de uma 325i 1995 gostaria de saber alguns endereços de sites ou lojas para venda de peças .

Grato