[TUTORIAL] Removendo Riscos da Lataria definitivamente
Enviado: 20 Set 2016, 22:22
Pessoal, vou fazer um tutorial de como remover os riscos superficiais do seu carro de uma forma definitiva.
Achei um vídeo na Internet que o cara explica muito bem como fazer isso, mas como está em inglês, vou traduzir detalhadamente pro fórum:
1) Materiais
- Lixa D'água 3000
- Lixa D'água 5000
- Borrifador com Agua e Sabão neutro
- Removedor de Riscos (polidor fraco)
- Cera automotiva
- Fita adesiva (crepe)
- Pano de microfibra limpo
2) Identificando o tipo de Risco
Esse tutorial só serve para retirar os riscos superficiais que atingiram o verniz, e não aqueles mais profundos que atingiram a pintura do carro.
P:Como saber qual tipo de risco/arranhão é o caso do meu carro?
R:Simples, borrife a água com sabão no risco. Se o mesmo sumir rapidamente e voltar a aparecer após a agua escorrer, é um risco Superficial -> pode ser arrumado
Se borrifar a água no risco e você ainda conseguir ve-lo -> então é um risco profundo e não será arrumado seguindo-se esse tutorial.
3) Primeiro passo: Cercar o risco com a fita adesiva para delimitar a área de trabalho. Não queremos ter serviço extra para fazer.
4) Segundo passo: Vamos começar pelo lixamento do risco com a Lixa 3000.
Como é dificil manter uma pressão uniforme na lixa, é recomendável utilizar uma esponja de cozinha ou outro material que facilite esse serviço e envolve-lo com a lixa.
-> Borrife água com sabão no risco e na lixa
-> Faça movimentos perpendiculares ao risco com a lixa. O processo deve demorar cerca de 15segundos.
-> Passados 15 segundos, passe o pano de microfibra para ver se o risco não está mais aparente.
-> Se o risco ainda estiver aparente, molhe novamente a lixa e o risco, e faça novamente o lixamento na perpendicular.
OBS: Não deixa a pintura e nem a lixa secar durante o lixamento.
5) Terceiro passo: Lixamento com a Lixa 5000
Notado que o risco NÃO ESTÁ MAIS VISÍVEL, delimite uma área maior de trabalho com as fitas adesivas. Pode ser 1 dedo acima, e 1 dedo abaixo.
-> Borrife água com sabão na área lixada e na lixa 5000
-> Faça movimentos circulares na área.
-> O processo deve demorar até que a área fique com um lixamento uniforme, e que não seja possivel observar nenhum risco sequer.
OBS: Não deixa a pintura e nem a lixa secar durante o lixamento.
6) Quarto passo: Removedor de riscos (Polidor fraco)
-> Seque a área com o pano de microfibra
-> Coloque uma quantia generosa do Remover de Riscos no pano de microfibra
-> Faça movimentos circulares com o pano na área lixada
-> Repita o movimento até que a área deixa de ser fosca (lixada)
7) Quinto passo: Cera automotiva
-> Aplique a cera automotiva com um aplicador de microfibra ou qualquer pano macio
-> Faça movimentos variados e retire o excesso com um outro pano.
Créditos:
https://www.youtube.com/watch?v=2nYF46P7B2c
Achei um vídeo na Internet que o cara explica muito bem como fazer isso, mas como está em inglês, vou traduzir detalhadamente pro fórum:
1) Materiais
- Lixa D'água 3000
- Lixa D'água 5000
- Borrifador com Agua e Sabão neutro
- Removedor de Riscos (polidor fraco)
- Cera automotiva
- Fita adesiva (crepe)
- Pano de microfibra limpo
2) Identificando o tipo de Risco
Esse tutorial só serve para retirar os riscos superficiais que atingiram o verniz, e não aqueles mais profundos que atingiram a pintura do carro.
P:Como saber qual tipo de risco/arranhão é o caso do meu carro?
R:Simples, borrife a água com sabão no risco. Se o mesmo sumir rapidamente e voltar a aparecer após a agua escorrer, é um risco Superficial -> pode ser arrumado
Se borrifar a água no risco e você ainda conseguir ve-lo -> então é um risco profundo e não será arrumado seguindo-se esse tutorial.
3) Primeiro passo: Cercar o risco com a fita adesiva para delimitar a área de trabalho. Não queremos ter serviço extra para fazer.
4) Segundo passo: Vamos começar pelo lixamento do risco com a Lixa 3000.
Como é dificil manter uma pressão uniforme na lixa, é recomendável utilizar uma esponja de cozinha ou outro material que facilite esse serviço e envolve-lo com a lixa.
-> Borrife água com sabão no risco e na lixa
-> Faça movimentos perpendiculares ao risco com a lixa. O processo deve demorar cerca de 15segundos.
-> Passados 15 segundos, passe o pano de microfibra para ver se o risco não está mais aparente.
-> Se o risco ainda estiver aparente, molhe novamente a lixa e o risco, e faça novamente o lixamento na perpendicular.
OBS: Não deixa a pintura e nem a lixa secar durante o lixamento.
5) Terceiro passo: Lixamento com a Lixa 5000
Notado que o risco NÃO ESTÁ MAIS VISÍVEL, delimite uma área maior de trabalho com as fitas adesivas. Pode ser 1 dedo acima, e 1 dedo abaixo.
-> Borrife água com sabão na área lixada e na lixa 5000
-> Faça movimentos circulares na área.
-> O processo deve demorar até que a área fique com um lixamento uniforme, e que não seja possivel observar nenhum risco sequer.
OBS: Não deixa a pintura e nem a lixa secar durante o lixamento.
6) Quarto passo: Removedor de riscos (Polidor fraco)
-> Seque a área com o pano de microfibra
-> Coloque uma quantia generosa do Remover de Riscos no pano de microfibra
-> Faça movimentos circulares com o pano na área lixada
-> Repita o movimento até que a área deixa de ser fosca (lixada)
7) Quinto passo: Cera automotiva
-> Aplique a cera automotiva com um aplicador de microfibra ou qualquer pano macio
-> Faça movimentos variados e retire o excesso com um outro pano.
Créditos:
https://www.youtube.com/watch?v=2nYF46P7B2c