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Apresentado em 1961 no Salão do Automóvel de Frankfurt, um novo segmento de automóvel nascia na Europa, era o BMW 1500, um projeto totalmente novo e que se evoluiu no decorrer dos anos para famoso BMW 2002.
A BMW acertou em lançar este modelo de carro que, o mercado europeu e mais tarde americano queria. Ele se consagra no conceito de um sedan médio de 2 portas com uma ótima performance.
Uma novidade, foi que a marca alemã estreou seu primeiro motor 4 cilindros no 1500, o propulsor 1.5 de 80 CV respondia muito bem. Em 1963 chega à versão 1800 de 90 CV, que daria origem às versões de alto desempenho. Começo de 1964, o modelo 1600 com motor 1.6 de 83 CV aposentaria o modelo1500.
Já a versão 2000 nasceu em 1966, seu motor de 2000 cm3 rendia os mesmo 83 CV. No mesmo ano foi lançado o cupê 1600-2 (a cilindrada e o número das portas, para distingui-lo do sedã 1600), seu entre eixo foi reduzido de 2,55 para 2,50 metros.
Nos EUA a BMW tinha um revendedor que era conhecido por sempre ter carros diferentes e exclusivos à venda. Max Hoffman (por curiosidade, ele que solicitou para a Mercedes-Benz projetar o modelo Asa de Gaivota).
Max solicitou à BMW um veículo com a mesma proposta esportiva do modelo 1600-2, porém mais com motor mais potente. Assim nasceu o BMW 2002, cujo nome espremeu num único número a cilindrada e até hoje expressa um mito que inaugurou uma categoria esportiva familiar, inexistente até a época, mas hoje replicado pela própria BMW, Audi, Mercedes e vários japoneses.
O BMW 2002 de 100 cv se consagrou na escalada de potência que passou pelos 120 cv do 2002 Ti até os 170 cv do bólido 2002 Turbo de 1973, que foi o primeiro sedan de fabricação em série do mundo equipado com turbo-compressor. A inclinação do pára-brisas, bem como a frente da 2002 com ponta central afilada e de borda inferior tipo “lancha”, foi a inspiração usada para o design da VW Brasília, que seria lançada em 1973.