Qual o combustível que você usa na sua BMW ?

Discussões gerais sobre a BMW

Qual o combustível que você usa na sua BMW ?

Gasolina Comum
20
19%
Gasolina Aditivada
32
31%
Premium
4
4%
Podium
39
38%
Etanol
9
9%
 
Total de votos : 104

Re: Qual o combustível que você usa na sua BMW?

Mensagempor osniramos » 23 Set 2014, 08:50

Apesar de atender as specificações da ANP, e comprovadamente inferior em rendimento e também na qualidade, gerando assim uma série de problemas antecipados, a Gasolina formulada está preocupando consumidores. O que ela é refinada ou “de laboratório”? Estimamos que cerca de 40% de toda a gasolina vendida na região sejam “formulada”. Na realidade é um desrespeito com o consumidor que deveria ser devidamente informado sobre o produto que está colocando em seu veículo, a gasolina “formulada” tem um preço cerca de R$ 0,20 a R$ 0,25 inferior do que a Gasolina Comum. Postos que vendem a gasolina ao preço de R$ 2,45 a R$ 2,50 certamente vende esse produto. Vale lembrar mais uma vez que é um produto que atende às especificações da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e pode ser vendida normalmente. O que não é justo é a forma como ela é vendida, sem nenhuma orientação ao consumidor, devendo no caso ser informada na bomba sobre o produto. Para saber se está colocando a gasolina formulada em seu veículo, o consumidor deve perguntar para o gerente do posto que abastece, coisa que muitos podem até negar essa possibilidade. Se ele for honesto, com certeza dirá que vende gasolina “formulada” sim, afinal não vende nada ilegal. (Mas cuidado onde você abastece, pois além de venderem Gasolina formulada, ainda também há a possibilidade de adulterarem o produto). O cheiro da “formulada” tem cheiro característico. A Gasolina comum tem cor bem amarelada, com exceção da Gasolina aditivada que tem uma coloração diferente.
Mas, o problema causado pela “invasão” da gasolina “formulada” não somente na região, mas em todo o país não estaria apenas relacionado à queda artificial de preços.
Testes em laboratório revelaram que a gasolina “formulada” vendida nos postos apresenta diferenças em sua composição em relação à gasolina produzida pelo refino.
Os resultados apontaram que, além de menor massa, a gasolina formulada também se mostrou mais volátil.
Com isso, seu consumo é maior, lesando, indiretamente, o consumidor.
Para Alberto Borsetto Neto, diretor da Sincopetro – Sindicato do Comércio Varejista de Petróleo – da região de Araraquara, proprietário de um posto localizado em Ibitinga, “o consumidor é iludido ao pagar R$2,49 o litro da gasolina, porque se o produto é 15% menos rentável esse valor passa ao preço de R$ 2,86, devido aos 15% a menos que é aplicado sobre o seu consumo, além de afetar o rendimento do motor, e o custo da manutenção proporcionando prejuízos, onde na realidade o consumidor não é alertado sobre o tipo de gasolina e os danos que pode causar a vida útil do veículo. Muitos consumidores acreditam que a gasolina formulada é melhor que a comum, quando na realidade, é ao contrário, ela é muito pior. Ela é feita de resíduos de produtos químicos do próprio petróleo vendido pela Petrobrás, tornando-os menos produtiva que a gasolina comum que vem direto do refino do petróleo”. Segundo ele, alguns postos além de oferecer esse tipo de produto adicionam produtos como solventes ou álcool a mais do devido, tornando além de formulada adulterada.
Até o mês de setembro desse ano, a gasolina recebia uma porcentagem de 25% de álcool, mas devido à baixa produção chegou-se 20%, para garantir o consumo dos veículos movidos a álcool.
Resta saber até quando o consumidor vai pagar por um produto inferior e de baixa qualidade? Então vai a dica, preço da Gasolina muito barato desconfie e pergunte ao gerente de seu posto de preferência que tipo de produto está colocando em seu veículo, você deve e tem o direito de ser informado, para não cair no conto do vigário, lembrando que o barato sai caro!
osniramos
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 26
Registrado em: 21 Jan 2014, 18:08
Modelo:

Re: Qual o combustível que você usa na sua BMW?

Mensagempor PilotMartyMcFly » 23 Set 2014, 11:43

Eu acho que a maneira de evitar colocar Gasolina Formulada no lugar da Comum(sem saber) é colocando ou uma Gasolina Aditivada de qualidade em posto de confiança, ou Podium em posto de confiança também.

Creio que seja muito menos provável o dono do posto trocar uma Podium por uma Formulada, pois isso traria sérios danos aos veículos importados de alta performance e em pouco tempo o tiro sairia pela culatra. Imagine Porsches, Ferraris, Lamborghinis colocando Gasolina Formulada? Sinceramente, acho que não dura 2 dias sem apresentar problemas. Também creio que as chances são menores ao colocar Gasolina Aditivada de posto de confiança, como um Shell por exemplo.

Quando eu sugeri colocar a V-Power, não é pelo fato de eu ganhar alguma coisa com isso. Tenho 2 amigos que são donos de postos, 1 é dono de um posto Ipiranga e o outro é dono de Ipiranga e BR. Ambos falam muito bem do sistema de qualidade da Shell (mesmo nenhum dos 2 sendo proprietários da bandeira Shell). Além disso, já troquei ideia com um abastecedor da BR(no momento em que o mesmo estava abastecendo um posto e o meu carro lavando) e ele revelou para mim que o sistema de fiscalização da Shell é muito superior ao da BR, que na opinião dele, é muito mais político do que eficiente. Disse que adulterar o combustível da Shell é muito mais difícil.

Diante de 3 argumentos de pessoas que lidam com postos diariamente, a minha confiança é maior para os postos Shell do que os da BR. O combustível puro é da mesma fonte, mas a garantia que esse mesmo combustível vá chegar nas bombas está diretamente relacionado à fiscalização. Se há uma fiscalização rigorosa por parte de uma bandeira, dificilmente o dono vai correr o risco de perder uma franquia ou algo do tipo comprando combustível adulterado/barato ou de procedência duvidosa de alguma distribuidora.

Já Gasolina comum, eu não coloco no meu carro nem que fosse a metade do preço da Aditivada.

Veja o post que o alexadro acabou de compartilhar:
viewtopic.php?f=10&t=6584

Há um mito de que as pessoas não devem colocar aditivada, algo totalmente equivocado.
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Re: Qual o combustível que você usa na sua BMW?

Mensagempor loudenvier » 23 Set 2014, 12:00

A Gasolina Formulada, por força de Lei, tem que ser identificada como tal nas bombas de combustível.

Se isto não for feito, temos que denunciar. Isto é um dos maiores absurdos que há!!! Pode destruir um carro.
Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Qual o combustível que você usa na sua BMW?

Mensagempor loudenvier » 23 Set 2014, 12:11

Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Qual o combustível que você usa na sua BMW?

Mensagempor Marcelst » 23 Set 2014, 22:05

Eu coloco so podium. Acredito que nao ha diferenca perceptivel nos nossos casos para cada tipo de gasolina, nem em desempenho nem em consumo. Acho que o mais importante e abastecer num posto de confianca, sempre suspeitando dos precos magicos!!
Avatar do usuário
Marcelst
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 125
Registrado em: 16 Abr 2014, 23:56
Modelo:
Localização:

Re: Qual o combustível que você usa na sua BMW?

Mensagempor Jordane Braga » 23 Set 2014, 23:05

Caros amigos, obrigado pelos depoimentos e sugestões! De acordo com os seus relatos, já defini em somente abastecer com alcool de agora em diante... E se alguma vez for na gasolina, vai em podium ou aditivada Shell V Power, mas comum não colocarei mais... Abracos
Jordane Braga
Novato
Novato
 
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Ago 2014, 22:20
Modelo:

Re: Qual o combustível que você usa na sua BMW?

Mensagempor loudenvier » 24 Set 2014, 09:08

Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Qual o combustível que você usa na sua BMW?

Mensagempor loudenvier » 24 Set 2014, 09:45

Pessoal,

Esta matéria do Fantástico mostra como há diversas maneiras de sermos lesados, e nenhuma forma de nos precavermos... Denúncias para o cabide de empregos chamado ANP são inúteis... só há fiscalização quando ocorre um desafeto ao dono do posto...

http://globotv.globo.com/rede-globo/fan ... l/1759836/

Resumo:

1) Colocam uma plaquinha com controle remoto que diminui a pressão da gasolina na saída da bomba... Ou seja: se reclamar não consegue comprovar, porque o cara desliga a adulteração...
2) Jogam álcool na gasolina, diretamente no tanque. Chega a ter 65% de álcool na gasolina!!!!
Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Qual o combustível que você usa na sua BMW?

Mensagempor PilotMartyMcFly » 24 Set 2014, 09:50

A minha é a turbo e não sinto diferença com Podium, a não ser psicológica e essa foi provada com os números.

Amigos, diante do debate sobre os combustíveis no fórum, ontem entrei mais uma vez em contato com um amigo dono de várias franquias de postos em Curitiba. Atualmente, ele que já foi dono de 4 postos, está somente com 1(bandeira Ipiranga).

O mesmo me disse que atualmente no Brasil, é muito difícil um posto que opere "certinho" (palavras dele). Ele acredita que no mínimo 80% :shock: dos postos fazem algum tipo de batismo nas gasolinas, o mais comum é adicionar mais etanol do que já vem, ultrapassando facilmente os 35 ou 40% na mistura. A Podium geralmente recebe esse mesmo tipo de batismo, com mais etanol do que deveria. Por sua vez, o Etanol recebe água como batismo. Solvente não é tão comum, pois pode prejudicar os motores a curto prazo e isso não seria bom para o posto. Já adicionar mais etanol do que o permitido não vai ser muito perceptivo.

Ele me disse que se você quer ter garantia de que o combustível é bom, tente fazer amizade com o dono do posto e veja em qual bomba ele abastece o carro dele (até pq nem todas as bombas recebem combustível do mesmo tanque do sub-solo).

Infelizmente a maioria desses programas de fiscalização são facilmente burlados(palavras dele). Desde laudos técnicos até plaquinhas indicando que há controle de qualidade e etc. Esse cara já teve uma 328, agora tem uma 330 e uma Nissan Turbo Chipada, ou seja, é um cara que gosta de acelerar e preza pela qualidade do combustível que coloca. Disse que já fez muito teste com a Podium na época que "brincava" no autódromo e em várias vezes, encontraram muitas impurezas na Podium (pois eles abasteciam em um galão transparente o qual eles tinham muito cuidado em mantê-lo limpo, e era muito fácil de ver a sujeira que vinha da gasolina).

Disse também que muitos e muitos postos trabalham com Gasolina Formulada faz tempo. Só agora(em ctba, não sei no resto do Brasil) há uma lei que obriga o proprietário a dizer se é Formulada ou Refinada(que também não deve ser cumprida à risca), mas isso antes não existia. Fora as picaretagens do valor da bomba ser diferente da multiplicação entre litragem e preço, de entrar me nos combustível do que a bomba marca e etc...

Bem, estamos diante de uma situação de total falta de controle. A minha vontade era comprar 2 galões e tentar fazer a separação(do etanol) em casa. Mas como moro em apartamento, fica complicado mexer com um volume grande de combustível.

Fica aqui o registro.

EDIT: Loudenvier, acabamos de falar exatamente do mesmo assunto, adição de mais etanol na gasolina. Você pela matéria e eu por um proprietário de postos. Será que alguém ainda duvida?
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Re: Qual o combustível que você usa na sua BMW?

Mensagempor loudenvier » 24 Set 2014, 11:06

Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes