por loudenvier » 13 Jan 2017, 13:31
Amigo, já temos alguns tópicos sobre o assunto. Infelizmente você escolheu o carro errado para realizar upgrades. O motor da 130i já roda muito, mas muito no limite da potência (alguns com 259cv, outros com 265cv). Para aumentar, como não temos o compressor ou turbo, precisamos gastar MUITO dinheiro e NUNCA vale a pena. O coletor das 2006/07 era menos restritivo, os das mais novas um pouco mais. E, sim, o coletor realmente é um dos caminhos para extrair mais cavalos da máquina, mas nunca chegará nem perto de uma mera reprogramação em um carro turbo.
No grupo do zap da BMW 130i (se quiser ser adicionado lá, envia por Mensagem Privada seu celular), temos uma 130i com uns 320cv. Mas nela foi feito:
1) Coletor Active Autowerke
2) Escape com CAT DELETE
3) Convertida pra álcool
4) Reprogramação da injeção
5) Bicos injetores redimensionados
6) Diferencial auto-blocante
7) Filtro esportivo customizado
Foi gasto, por baixo, uns R$ 20.000.
Existe um kit pronto pra 130i de compressor, nos EUA, saindo por U$ 4.900. Imagina 100% pra importar e convertido pra real: uns R$ 30.000 e isso sem mão de obra.
Acredito que colocar um escape reto e apenas abafadores ao invés do silencioso (são dois!) restritivo da 130i com reprogramação deva se ganhar uns 20cv... Muita gente vai te prometer isso só com reprogramação... Acredita quem quiser!
PS.: O dono da 130i acabou a trocando com uma 335i e hoje tá acima dos 420cv sem gastar 1/4 do que gastou na 130i!