Beleza! Assumindo...
Carro bom não é idade, mas sim tratamento. A minha, por exemplo, foi a melhor que encontrei e é 2006/2007 (hoje está com 57.000KM, ou seja, menos de 7.000KM por ano...) Duvido que encontre uma melhor por aí, mas eu sou suspeito...
Não tem diferença desde 2008 até 2012 nas 130i (talvez só de software, acho que mudaram o do câmbio...). Até março de 2008 elas eram um pouco diferentes. Manuais praticamente só foram as 2005/2006 (duas portas também praticamente só até 2007), mas existem algumas raridades manuais (e 2 portas, manuais ou automáticas). O câmbio automático É FANTÁSTICO, portanto não se perde tanto do manual vs. o automático, só uns 0.4s no 0-100... Veja meus resultados com uma automática:
viewtopic.php?f=9&t=6301&p=21228&hilit=steptronic&sid=b97d47d08e38fb21f70b1cf63044deee#p21202 (Leia todo o tópico pra conhecer mais sobre o steptronic)
A 130i é a BMW que tem um dos motores menos problemáticos do mundo. Não conheço uma pessoa ou caso de problema neste motor. Conheço apenas 1 como problema no sensor do ABS, e duas em que o motor de arranque queimou (eu sou uma delas), mas o motor de arranque da BMW não é muito resistente mesmo e eles usam o mesmo em um monte de modelos, logo em qualquer um vc terá este risco.
No scanner tem como ler a KM sim, só não sei exatamente como, nem se é possível codificar este valor na ECU, tornando este método de verificação inútil.
DUVIDO que a BMW cobre apenas R$ 250 para fazer um diagnóstico. Eles devem te cobrar isso só pra dizer o que já foi feito no carro dentro de uma CCS BMW... Mas não custa tentar.
As 130i normalmente são muito pouco rodadas, não se assuste com KMs baixas. Verifique estado dos pneus, que são caros, estado dos amortecedores que são caríssimos (mas duram muito) e pastilhas e discos de freio (que tem preço razoável fora da BMW). Este carro quase não dá manutenção mesmo.
Se tiver alguma dúvida específica, é só perguntar ou pesquisar no fórum, ou clicar no link abaixo:
https://www.google.com/search?hl=pt-BR& ... as_rights=