Além do tradicional duplo rim na dianteira, outra marca registrada dos BMW é uma curva em dobra na coluna “C’. A BMW não foi a primeira e também não é a única a adotar o chamado “Hofmeister kink” como elemento estético. Mas como ela conseguiu transformar um simples traço inusitado em sua marca registrada?
O primeiro modelo BMW a ostentar a famosa curva foi o 1500 de 1961. O nome “Hofmeister kink” surgiu naturalmente com o passar dos anos como referência ao estilo dos projetos de Wilhelm Hofmeister, o chefe de design da BMW entre 1955 e 1970. Nos primeiros modelos a linha de variação do raio natural da curva também criava espaço para o logotipo circular da BMW estampado na coluna C. Hofmeister adotou o elemento em todos os projetos posteriores e assim tornou os BMW facilmente identificáveis mesmo vistos de lado.
Na foto que abre o post, você vê o Hofmeister kink do conceito Gran Coupé, que deu origem ao Série 6 Gran Coupe. No caso dos hatches da Série 1, a solução foi fazer o recorte das portas traseiras nesse formato. A curva tem tanta força como elemento de identificação, que quando o rival Mercedes Classe C cupê foi lançado com um traço semelhante na coluna C, nossa primeira reação foi chamá-lo de “BMW da Mercedes”.