Um BMW M3 E30 Touring Feito Em Casa – Ou Quase Isso
Enviado: 17 Jan 2013, 21:21
http://www.jalopnik.com.br/um-bmw-m3-e3 ... uase-isso/
Enquanto a Audi surpreendia o mundo (e ganhava publicidade gratuita) com suas “peruas mais velozes do planeta”, a BMW mantinha a linha conservadora, limitando as versões M a tradicionais cupês, sedãs e roadsters. As tentativas anteriores da marca em fazer uma perua M3 nunca passaram da fase de homologação. Por que diabos a BMW nunca fez uma M3 Touring?
Essa pergunta incomodava também o pessoal da European Restorations, uma oficina nos EUA especializada em restaurar/personalizar/preparar BMW e Mercedes-Benz. Então, partindo de um E30 Touring prateado, em boas condições porém precisando de uma reforma estética geral, e munidos de um M3 de corrida para ceder as peças aerodinâmicas, eles acabaram realizando um dos projetos mais legais que já vimos.
A primeira providência foi desmontar os dois carros e adaptar as peças aerodinâmicas do M3. Embora as dimensões sejam muito parecidas, uma mão de obra porca seria o suficiente para estragar tudo. É notável o cuidado com que as peças foram retrabalhadas e soldadas na nova carroceria. Tudo em metal, nada de massa ou fibra. Apenas o para-choque dianteiro foi levemente modificado, por razões puramente estéticas e, felizmente, com bom gosto.
A cor escolhida para a nova pintura foi um bonito tom de azul, e o interior recebeu couro caramelo e costuras em azul, além de toda a instrumentação do M3.
Toda a mecânica do carro foi atualizada. O motor agora é um seis cilindros S50B30 originário do BMW M3 E36. Tudo o mais foi trocado. Radiador, juntas, mangueiras e coletores foram trocados. A transmissão de 5 marchas ganhou uma nova embreagem. Suspensão e freios são também novos, e o carro usa discos de freio vindos do VW Corrado e pinças de Mazda RX-7 na dianteira. As rodas BBS de 17×8 polegadas, pintadas de preto, e a suspensão regulável podem incomodar um pouco os puristas, mas pessoalmente não vejo problemas nisso
O carro está anunciado no eBay, e já foram feitos 30 lances desde o início do leilão no dia 22. Faltam ainda dois dias para o fim do leilão e os lances chegaram a mais de 30 mil dólares – algo em torno de 60 mil reais.
Os responsáveis pelo projeto o chamam de Unicórnio – porque um Série 3 E30 Touring já é algo bastante raro, mas uma versão Motorsport desse carro não existe. A não ser que você coloque um chifre em um cavalo. Nesse caso, com certeza o resultado ficou bem melhor. E já estamos prevendo as piadas nos comentários, então é bom lembrar: o dono deixou claro que a garota não está à venda.
Enquanto a Audi surpreendia o mundo (e ganhava publicidade gratuita) com suas “peruas mais velozes do planeta”, a BMW mantinha a linha conservadora, limitando as versões M a tradicionais cupês, sedãs e roadsters. As tentativas anteriores da marca em fazer uma perua M3 nunca passaram da fase de homologação. Por que diabos a BMW nunca fez uma M3 Touring?
Essa pergunta incomodava também o pessoal da European Restorations, uma oficina nos EUA especializada em restaurar/personalizar/preparar BMW e Mercedes-Benz. Então, partindo de um E30 Touring prateado, em boas condições porém precisando de uma reforma estética geral, e munidos de um M3 de corrida para ceder as peças aerodinâmicas, eles acabaram realizando um dos projetos mais legais que já vimos.
A primeira providência foi desmontar os dois carros e adaptar as peças aerodinâmicas do M3. Embora as dimensões sejam muito parecidas, uma mão de obra porca seria o suficiente para estragar tudo. É notável o cuidado com que as peças foram retrabalhadas e soldadas na nova carroceria. Tudo em metal, nada de massa ou fibra. Apenas o para-choque dianteiro foi levemente modificado, por razões puramente estéticas e, felizmente, com bom gosto.
A cor escolhida para a nova pintura foi um bonito tom de azul, e o interior recebeu couro caramelo e costuras em azul, além de toda a instrumentação do M3.
Toda a mecânica do carro foi atualizada. O motor agora é um seis cilindros S50B30 originário do BMW M3 E36. Tudo o mais foi trocado. Radiador, juntas, mangueiras e coletores foram trocados. A transmissão de 5 marchas ganhou uma nova embreagem. Suspensão e freios são também novos, e o carro usa discos de freio vindos do VW Corrado e pinças de Mazda RX-7 na dianteira. As rodas BBS de 17×8 polegadas, pintadas de preto, e a suspensão regulável podem incomodar um pouco os puristas, mas pessoalmente não vejo problemas nisso
O carro está anunciado no eBay, e já foram feitos 30 lances desde o início do leilão no dia 22. Faltam ainda dois dias para o fim do leilão e os lances chegaram a mais de 30 mil dólares – algo em torno de 60 mil reais.
Os responsáveis pelo projeto o chamam de Unicórnio – porque um Série 3 E30 Touring já é algo bastante raro, mas uma versão Motorsport desse carro não existe. A não ser que você coloque um chifre em um cavalo. Nesse caso, com certeza o resultado ficou bem melhor. E já estamos prevendo as piadas nos comentários, então é bom lembrar: o dono deixou claro que a garota não está à venda.