O Lendário BMW M3 E30
Enviado: 15 Jan 2013, 10:21
-> http://www.jalopnik.com.br/fotastica-o- ... mw-m3-e30/
E30. Um carro à moda antiga, feito de um jeito que dificilmente veremos de novo. Com seu visual sóbrio – por dentro e por fora – porte compacto e tração traseira, é difícil não se divertir com um Série 3 da década de oitenta, especialmente se for um M3 como este da foto.
O M3 talvez tenha sido a maior vítima da obesidade automotiva e uma excelente prova de que prazer de dirigir não se mede com números de desempenho.Do compacto E30 ao recente E92, o cupê ganhou 380 kg e 205 cv extras para compensar o peso.
A relação peso/potência melhorou de 6,4 cv/kg para 4 cv/kg, os números de aceleração e velocidade máxima melhoraram, mas o modelo original, de quase 30 anos, ainda é considerado o melhor M3 por muita gente do ramo.
Por quê?
O M3 nasceu para atender aos requisitos de homologação dos campeonatos de turismo europeus. Isso significa que ele foi planejado como um carro de pista, desenvolvido para vencer corridas em primeiro plano. Vendê-lo ao público foi um mero detalhe burocrático do regulamento.
Com seu baixo peso (1.300 kg) ele é ágil, rápido e equilibrado. Sua suspensão é permissiva, sem se render à maldição do sub-esterço que acomete as gerações mais recentes. Além disso, ele tem um quatro-cilindros de 2,3 litros que gira 7.200 por minuto para despejar até 215 cv nas rodas traseiras. Tudo isso mantendo a velha robustez e confiabilidade dos cupês germânicos.
E30. Um carro à moda antiga, feito de um jeito que dificilmente veremos de novo. Com seu visual sóbrio – por dentro e por fora – porte compacto e tração traseira, é difícil não se divertir com um Série 3 da década de oitenta, especialmente se for um M3 como este da foto.
O M3 talvez tenha sido a maior vítima da obesidade automotiva e uma excelente prova de que prazer de dirigir não se mede com números de desempenho.Do compacto E30 ao recente E92, o cupê ganhou 380 kg e 205 cv extras para compensar o peso.
A relação peso/potência melhorou de 6,4 cv/kg para 4 cv/kg, os números de aceleração e velocidade máxima melhoraram, mas o modelo original, de quase 30 anos, ainda é considerado o melhor M3 por muita gente do ramo.
Por quê?
O M3 nasceu para atender aos requisitos de homologação dos campeonatos de turismo europeus. Isso significa que ele foi planejado como um carro de pista, desenvolvido para vencer corridas em primeiro plano. Vendê-lo ao público foi um mero detalhe burocrático do regulamento.
Com seu baixo peso (1.300 kg) ele é ágil, rápido e equilibrado. Sua suspensão é permissiva, sem se render à maldição do sub-esterço que acomete as gerações mais recentes. Além disso, ele tem um quatro-cilindros de 2,3 litros que gira 7.200 por minuto para despejar até 215 cv nas rodas traseiras. Tudo isso mantendo a velha robustez e confiabilidade dos cupês germânicos.