Retirado de:
Na década de 80 a BMW investiu pesado na categoria DTM, o campeonato alemão de turismo, um dos mais competitivos do mundo. Para isso, a divisão M desenvolveu um carro de rua com características esportivas que serviria de base para a versão de competição.
Com esse objetivo em mente a empresa lançou no Salão Internacional de Frankfurt de 1985 a versão esportiva da Série 3, chamada de M3, que começaria a ser vendida ao público no ano seguinte: um veículo de rua com características de carro de corrida.Graças à tecnologia das pistas, seu motor 2.3 de quatro cilindros e dezesseis válvulas rendia 192 cavalos de potência.
Feito para suportar nas versões de pista regimes superiores a 9.000 giros acelerava de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e chegava a 235 km/h. O M3 possuía também um câmbio manual de 5 velocidades com engates precisos e tração traseira com diferencial autoblocante.
Já em 1988 o M3 recebeu uma versão ainda mais apimentada, batizada de Sport Evolution. O veículo passou de 192 cavalos de potência para 220 cv. Além disso, a versão Evolution recebeu pequenas modificações, como novo pára-choque e novas rodas.O veículo que fotografamos:Este modelo que fotografamos é de 1989, totalmente original, e rico em detalhes. Para se ter uma idéia, ela ainda possui um pequeno estojo no porta-malas com conjunto de ferramentas, disqueteira original e todos os manuais.
Assim como o exterior do M3, a parte interna também sugere muita esportividade como os bancos “tipo” concha, volante e manopla de câmbio esportiva.Além disso, este veículo possui uma característica interessante. Pois ela foi fabricada na Alemanha, mais sua comercialização seria nos EUA. Seu painel, portanto, traz velocímetro e odômetro em milhas.
BMW M3 nas pistas: Confira alguns dos principais campeonatos que a M3 ganhou
24 Horas Nürburgring; 4 vitórias (1989 - 1992)World Touring Car Championship: 1 titulo (1987)Spa 24 Hours; 4 vitórias (1987, 1988, 1990 e 1992)European Touring Car Championship: 2 títulos (1987 e 1988)Deutsche Tourenwagen Meisterschaft; 2 títulos (1987 e 1989).
Aqui no Brasil a BMW M3 também fez sucesso nas Mil Milhas de 1992, a primeira edição depois da liberação dos importados. O brasileiro Klaus Heitkotter e os alemães Jurgen Weiss e Marc Gindorf ganharam a corrida com um M3 praticamente de rua, quase igual a esse que você vê aqui.