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540i Esquentou Muito precisei parar

MensagemEnviado: 21 Dez 2019, 21:14
por Jair Lazarini
Oi turma sou novo no forum... Ha 6 meses comprei uma 540i ano 1996 com 117.000 km, aparentemente muito boa, essa foi uma das primeiras a serem exportadas para o Brasil. Desde da compra muitas peças foram trocadas e após vários reparos comecei a usa-la no dia a dia nesta semana. Hoje peguei um congestionamento terrível e o carro esquentou até entrar no vermelho, parei esperei um pouco, mas como o congestionamento começou a se dissolver me arrisquei e voltei a andar com o carro que logo em seguida esfriou rapidamente... Vocês tem ideia do que pode ser isso?

Re: 540i Esquentou Muito precisei parar

MensagemEnviado: 22 Dez 2019, 00:15
por George Wallace

Re: 540i Esquentou Muito precisei parar

MensagemEnviado: 11 Jan 2020, 09:00
por MarceloSoares
Jair, não é normal acontecer isso e vc vai ter que fazer um diagnóstico correto. Infelizmente arrefecimento é mesmo o calcanhar de aquiles destes motores da familia M62. Eles geram muito calor e precisam de um sistema sempre a prova de bala

Acredito que o Check list básico seria:
1) Fluido de arrefecimento - o ideal seria 100% fluido. Faça um teste para ver se o sensor de aguá está funcionando (tirando fluido mesmo). Ele deveria acusar no letreiro do painel quando abaixa. Este sensor deve estar sempre em perfeito funcionamento. Outro tema associado a fluido é excesso. tente deixar na faixa ideal sempre
2) Válvula Termostática - problema recorrente no modelo. Se for trocar, pegue a original.
3) Ventoínha, que no caso do M62 parece um ventilador de teto. Pode ser aquele clássico problema da cebolinha... Se bem que o meu carro não tinha cebolinha, ou não estava funcionando, pois o ventilador ficava ligado direto.

A minha 540i certa vez acusou aumento da temperatura no painel, eu até parei o carro para ver, porém não tinha sinal de que estava fervendo. E percebi que voltou rapidamente. Isso não é normal, quando esquenta para valer demora mais de 10 minutos para voltar ao normal. Ai diagnostiquei que havia um sensor dentro da válvula termostática que poderia estar com problema (válvula estava ok). Como não vende separado troquei a válvula e nunca mais aconteceu