por MarceloSoares » 11 Jan 2020, 09:00
Jair, não é normal acontecer isso e vc vai ter que fazer um diagnóstico correto. Infelizmente arrefecimento é mesmo o calcanhar de aquiles destes motores da familia M62. Eles geram muito calor e precisam de um sistema sempre a prova de bala
Acredito que o Check list básico seria:
1) Fluido de arrefecimento - o ideal seria 100% fluido. Faça um teste para ver se o sensor de aguá está funcionando (tirando fluido mesmo). Ele deveria acusar no letreiro do painel quando abaixa. Este sensor deve estar sempre em perfeito funcionamento. Outro tema associado a fluido é excesso. tente deixar na faixa ideal sempre
2) Válvula Termostática - problema recorrente no modelo. Se for trocar, pegue a original.
3) Ventoínha, que no caso do M62 parece um ventilador de teto. Pode ser aquele clássico problema da cebolinha... Se bem que o meu carro não tinha cebolinha, ou não estava funcionando, pois o ventilador ficava ligado direto.
A minha 540i certa vez acusou aumento da temperatura no painel, eu até parei o carro para ver, porém não tinha sinal de que estava fervendo. E percebi que voltou rapidamente. Isso não é normal, quando esquenta para valer demora mais de 10 minutos para voltar ao normal. Ai diagnostiquei que havia um sensor dentro da válvula termostática que poderia estar com problema (válvula estava ok). Como não vende separado troquei a válvula e nunca mais aconteceu