Câmbio com comportamento estranho BMW 325i 93 Alemã
Enviado: 01 Jun 2015, 20:17
Boa Noite amigos, sou novo aqui no fórum e estou com um problema.
O meu caso é o seguinte:
Tenho um bmw 325i 93 Alemã com 59 mil km originais, sou segundo dono, tenho ele a 5 anos, a mais ou menos 1 ano comecei a ter problemas com o acoplamento do cardan (bolachão), o carro vibrava muito com giro acima de 4mil, fiz a substituição por uma peça nova, porém paralela, poucos meses depois o problema voltou, troquei novamente e agora mais uma vez está com esse problema, foi aí que fui orientado a fazer o balanceamento do cardan se não o problema voltaria, essa semana encontrei um local que faz e mandarei provavelmente na 4 feira, mas meu problema é maior que esse, o câmbio automático vem apresentando alguns problemas, não sei exatamente o que é, se realmente é o câmbio, se tem algo a ver com o acoplamento, ando pouquíssimo com meu carro, de um ano pra cá eu percebi que ele não engata a 5 marcha, e as trocas parecem estar demorando pra acontecer, e ao trocar percebo um pequeno tranco que antes não tinha, algumas vezes quando saio com D (muitas vezes, quase sempre), o carro não troca de marcha, só troca quando eu jogo a alavanca no 4, aí depois volto para o D e fica normal engatando as marchas até a quarta, porém com as trocas parecendo fora de sintonia principalmente da 1 pra 2 marcha, algumas vezes, (poucas vezes) eu vou sair com o carro e percebo que o câmbio está em modo de segurança (não sei se é esse nome), me parece que fica só em segunda marcha, aí paro o carro, desligo, e ligo depois de alguns segundos e ele volta ao normal, isso aconteceu digamos 1 vez a cada 50 que ando com o carro, lí bastante, muitas pessoas relatam idéias de que mecânicos dizem ser câmbio, outros, o óleo do câmbio, outros solenóides, vi até relato de um rapaz aqui que trocou os cabos de vela e limpou o MAF e o câmbio voltou ao normal, no caso desse rapaz o câmbio dele dava tranco, eu nunca conferi o óleo de câmbio do meu carro, no fim de semana eu cheguei a levantá-lo para trocar o óleo do motor e procurei o óleo de câmbio mas não encontrei onde fica, outra coisa, meu freio de mão está ruim, quando paro o carro e coloco no P, o carro desce um pouco antes de travar, como se houvesse uma folga, acredito que isso esteja ligado aos danos do acoplamento, mas como não tenho conhecimentos profundos, e medo de levar em uma oficina e colocarem problemas a mais, gostaria de saber se teriam ideia do que possa ser o defeito.
Desde já agradeço a atenção de todos, tenham uma boa noite e muito obrigado.
Att, Gustavo.
O meu caso é o seguinte:
Tenho um bmw 325i 93 Alemã com 59 mil km originais, sou segundo dono, tenho ele a 5 anos, a mais ou menos 1 ano comecei a ter problemas com o acoplamento do cardan (bolachão), o carro vibrava muito com giro acima de 4mil, fiz a substituição por uma peça nova, porém paralela, poucos meses depois o problema voltou, troquei novamente e agora mais uma vez está com esse problema, foi aí que fui orientado a fazer o balanceamento do cardan se não o problema voltaria, essa semana encontrei um local que faz e mandarei provavelmente na 4 feira, mas meu problema é maior que esse, o câmbio automático vem apresentando alguns problemas, não sei exatamente o que é, se realmente é o câmbio, se tem algo a ver com o acoplamento, ando pouquíssimo com meu carro, de um ano pra cá eu percebi que ele não engata a 5 marcha, e as trocas parecem estar demorando pra acontecer, e ao trocar percebo um pequeno tranco que antes não tinha, algumas vezes quando saio com D (muitas vezes, quase sempre), o carro não troca de marcha, só troca quando eu jogo a alavanca no 4, aí depois volto para o D e fica normal engatando as marchas até a quarta, porém com as trocas parecendo fora de sintonia principalmente da 1 pra 2 marcha, algumas vezes, (poucas vezes) eu vou sair com o carro e percebo que o câmbio está em modo de segurança (não sei se é esse nome), me parece que fica só em segunda marcha, aí paro o carro, desligo, e ligo depois de alguns segundos e ele volta ao normal, isso aconteceu digamos 1 vez a cada 50 que ando com o carro, lí bastante, muitas pessoas relatam idéias de que mecânicos dizem ser câmbio, outros, o óleo do câmbio, outros solenóides, vi até relato de um rapaz aqui que trocou os cabos de vela e limpou o MAF e o câmbio voltou ao normal, no caso desse rapaz o câmbio dele dava tranco, eu nunca conferi o óleo de câmbio do meu carro, no fim de semana eu cheguei a levantá-lo para trocar o óleo do motor e procurei o óleo de câmbio mas não encontrei onde fica, outra coisa, meu freio de mão está ruim, quando paro o carro e coloco no P, o carro desce um pouco antes de travar, como se houvesse uma folga, acredito que isso esteja ligado aos danos do acoplamento, mas como não tenho conhecimentos profundos, e medo de levar em uma oficina e colocarem problemas a mais, gostaria de saber se teriam ideia do que possa ser o defeito.
Desde já agradeço a atenção de todos, tenham uma boa noite e muito obrigado.
Att, Gustavo.