BMW E30, Um Cupê Que Marcou Época

Sessão destinada a Série 3

BMW E30, Um Cupê Que Marcou Época

Mensagempor Rodrigo C. » 17 Jan 2013, 22:06

Jalopnik ->
Imagem
Alguns carros são tão importantes que entram para a galeria de preferidos entre gearheads de modo geral. Esse é o caso dos cupês da geração E30 da BMW, que chegaram ao mercado em 1983 e deram lugar à E36 somente onze anos mais tarde.
Uma das razões que fez desse carro um objeto de desejo foi o fato de ter dado origem à primeira versão do M3 (em breve por aqui). A carroceria é pequena, o desenho é muito bem resolvido e o desempenho empolgante. Aliás, os quatro faróis na dianteira se tornaram o sinônimo da marca até os dias de hoje.
No Brasil exemplares como esse 320i 1985 são muito raros. Naquela época vivíamos sob um “comunismo automotivo”, sonhando com itens comuns como injeção eletrônica e freios a disco nas quatro rodas, entre outras coisas. Basta folhear alguma revista do período e notar alguns testes com modelos europeus e norte-americanos.
No Brasil exemplares como esse 320i 1985 são muito raros. Naquela época vivíamos sob um “comunismo automotivo”, sonhando com itens comuns como injeção eletrônica e freios a disco nas quatro rodas, entre outras coisas. Basta folhear alguma revista do período e notar alguns testes com modelos europeus e norte-americanos.
Imagem
Vamos aos detalhes. O check control, situado acima do espelho retrovisor, faz uma avaliação rápida dos itens principais. Um aviso luminoso no painel orienta o motorista a pisar no freio antes de dar a partida. Externamente, destaque para as rodas BBS de 14 polegadas e os limpadores duplos nos faróis.
Imagem
A ergonomia é um de seus pontos fortes. Girando a chave o ronco saudável do motor de seis cilindros se fez presente. Ele utiliza um bloco de 2.0 litros e aproximadamente 129 cavalos. Reparem no estado de conservação da parte de baixo do carro, que traz um escapamento todo em inox.
Imagem
O câmbio Getrag tem cinco marchas e engates curtos. E o torque é generoso (a versão 323i dividia a mesma mecânica, com 143 cavalos). Bastou dirigir um pouco pra notar que esse é um de seus pontos fortes. O ronco metálico – uso essa expressão em todas as matérias de BMW – chega a ser hipnotizante e quanto maior o giro mais ele grita pela rua. Fantástico.
Vídeo -> http://youtu.be/ZO52RNbSir8
Por fim vale dizer que esse carro foi restaurado por pai e filho - Milton e Michel Foltran, respectivamente - durante seis anos. Desse modo, além de todo o carisma da marca ele traz uma história de família. Algo feito a quatro mãos, literalmente falando.
Avatar do usuário
Rodrigo C.
Quadro de Honra
Quadro de Honra
 
Mensagens: 638
Registrado em: 12 Mai 2012, 19:24
Localização: São Paulo
Modelo:

Re: BMW E30, Um Cupê Que Marcou Época

Mensagempor gilbertojh » 20 Jan 2013, 21:19

Espero algum dia conseguir comprar uma BMW E30 M3! Acho que no Brasil não tem nenhuma em ótimo estado, e se tiver duvido que o dono venda. :(
gilbertojh
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: 07 Out 2012, 16:08
Modelo:

Re: BMW E30, Um Cupê Que Marcou Época

Mensagempor basec2 » 22 Jan 2013, 08:40

cara a bmw é foda!!! eu nunca vi e acho dificil alguem conseguir ao menos parecido o design que as bm tem, elas são lindas demais, eu sou apaixonado por bm a quase 30 anos!!! (tenho 32 rsrsrs) desde que comecei a exergar que me apaixonei heheheh, BMW sempre!
basec2
Especialista
Especialista
 
Mensagens: 366
Registrado em: 06 Jan 2012, 12:06
Modelo:
Localização:


Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes