por loudenvier » 09 Jul 2014, 11:51
Amigo,
Há várias falácias neste texto... Ok, vamos imaginar que a diferença na lubricidade causada pela água no álcool diminua a vida útil do motor... Ok, de 300.000km para 250.000km... é motivo relevante? Ainda assim duvido que diminua a vida, mas sim aumente... vamos lá... há mais falácias.
Os óleos para carros flex já levam em consideração as características do uso do álcool. Não há o que se preocupar neste assunto.
Outra falácia, justamente falando do álcool batizado. Se você for obrigado a colocar algum combustível em posto que desconheça, exija o álcool. Por que? Porque a gasolina é batizada com solventes, água rás, etc. Isso sim acaba com seu motor em pouco tempo. Já o álcool, quando batizado, é com água, o que exige MUITO tempo para danificar seu veículo. Muito tempo mesmo e uso continuado de álcool batizado.
Além disso é fácil determinar se o álcool está batizado no posto. Basta ver a cor do mesmo e o densímetro que tem ao lado da bomba. Se não tiver, peça o teste que são obrigados a fazer. A gasolina é BEM mais difícil de testar.
Não podemos usar um texto de "especialistas" assim, ainda mais vindo da 4Patas, sem senso crítico.
Sem contar que os motores de hoje não são os mesmos de antes... a "borra branca" do álcool, ocasionada pelas gotículas de água que condensam enquanto o carro está DESLIGADO, podem gerar problemas, mas são muito menores que o de nossa gasolina... Hoje a gasolina melhorou, porque enxofre foi baixado à índices toleráveis, portanto só temos mesmo que tomar cuidado com as batizadas, mas antigamente (na época deste artigo, por sinal), não fazia o menor sentido empurrar uma gasolina com alto índice de enxofre no lugar de álcool...