Parece estranho mas veja só.
O indice RON do combustivel é obtido em bancada de testes que simula um motor, rodando a 600rpm com taxas diferentes de compressão, combustivel em temperatura ambiente, tempo de ignição bem conservador. A média dessas leituras com diferentes compressões determina o RON.
Ai tem o MON, que é obtido por método similar ao do RON mas com mais rotações de motor (900rpm), o combustível não está em temperatura ambiente mas sim mais aquecido (acredito que pra simular algo mais próximo do real, pois já viram a temperatura do assoalho do carro depois de rodar um tempo?) e o mais importante com variação no tempo de ignição, pra alcançar o limite de queima até começar a bater pino. Então por padrão o MON vai ser menor que o RON, o quanto será menor depende da qualidade do combustível.
Ai o AKI (ou IAD) virá da média dos 2 acima, (RON + MON) / 2. Então quanto menor for a diferença entre RON (que terá leitura maior) e do MON, maior será o AKI certo. Na comum do brasil o AKI é 87 pois vem da media de (95+79)/2 = 87. Ou seja, sob stess (que é o que o MON testa) a nossa gasolina comum é muito merda. MUITO merda mesmo. Nas premium shell e ipiranga o AKI vem de (98+84)/2 = 91.. E da Podium, (102+88)/2 = 95 AKI.
Basicamente o que a BMW diz nesse caso de recomendar 91 AKI ou 95 RON é: não use gasolina que sob stress (MON) seja um lixo. Poderiam escrever isso de maneira mais clara né kkk...
Então, não sendo categórico mas tirando uma conclusão meio obvia.. Se encher o tanque de comum e pisar forte numa BMW turbo, vai dar merda... Em algum momento vai quebrar. Não quebra tão frequente porque o motor é bom mesmo, mas com o tanto de pessoas que vejo dizendo que usam gasolina comum, deveria ter muito mais relatos de quebra...