Rapaz, eu também sinto muita pena dos donos de CCS no Brasil, as vezes penso em fazer uma campanha para doarmos algum dinheiro, afinal, eles mal conseguem alimentar suas famílias...esses caras se acham muito espertos mesmo.
Só para vocês terem uma ideia, meu cunhado é engenheiro da VW. Ele tem aquele desconto para pegar carro diretamente da fábrica. Esse desconto é de cerca de 21%, varia de acordo com o carro que você quer pegar.
Como funciona. A fábrica repassa o automóvel para a revendedora e já coloca uma margem de lucro em cima, que também fica na casa desses 20% do valor de custo do carro. A CCS por sua vez (um franqueado), repassa o automóvel para o cliente final colocando mais uns 20% em cima do valor anterior. Ou seja, nós pagamos cerca de 40% somente de lucro para esses vigaristas! Nesse esquema de funcionário pegar carro com desconto, você elimina esses 20% da CCS. É muita vantagem, pois um Passat de 120.000 reais sai por cerca de 95 mil, ou seja, você já ganha aquela depreciação do carro de mais ou menos 2 anos. Mesmo assim, ainda sempre preferi as marcas Premium, mas com essa política de agora começar a lucrar em cima de trocas absurdas de óleo, sinceramente, é muita malandragem.
Aqui estão alguns absurdos (muita gente já deve ter visto esse comparativo:
Essa informação que passe do lucro é diretamente de um engenheiro da montadora, pois tem muita informação na internet dizendo que o lucro é menor, o que é uma grande mentira. Claro que tem muito imposto também, mas no Brasil é onde as montadoras mais lucram no mundo. "De acordo com o levantamento do banco britânico, no geral, a margem de lucro das montadoras brasileiras chega a ser três vezes maior do que a de outros países."
Tudo bem, todo mundo sabe que brasileiro paga quase 4 vezes mais caro no mesmo carro que é vendido em outros países. E detalhe, lá fora não tem esse negócio do carro vir com poucos acessórios não. Qualquer BMW é completíssima e mesmo assim bem mais barata do que as daqui.
Ainda agora, temos que aturar palhaçada de ficar fazendo 5 revisões de troca de óleo no carro por ano? A BMW vai acabar mudando de Slogan, ao invés de "prazer em dirigir" para algo como "prazer em dirigir, de 2 mil e 2 mil KMs"".