AJUDA: óleo do motor no reservatório do radiador!!

Sessão destinada a Série 3

Re: AJUDA: óleo do motor no reservatório do radiador!!

Mensagempor lucioneto » 25 Abr 2016, 08:54

George, quando vc trocou o reservatório vc trocou a tampa também? em caso afirmativo, usou paralelo também? deu certo?
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Re: AJUDA: óleo do motor no reservatório do radiador!!

Mensagempor George Wallace » 25 Abr 2016, 10:26

Eu comprei o reservatório crente que ele viria completo (reservatório, tampa e sensor), porém recebi somente ele e o sensor, ai acabei usando a tampa original.
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Re: AJUDA: óleo do motor no reservatório do radiador!!

Mensagempor lucioneto » 04 Mai 2016, 23:43

E ai pessoal.. eu denovo.. o problema é a embreagem da helice do radiador, ou como outros chamam, correia viscosa. Nao está funcionando, segundo um mecanico renomado aqui de uberlandia e que só mexe com importados. Por isso o carro superaquecia, gerava toda a pressao e estourava o reservatório. O mais curioso é que o ponteiro da temperatura nunca passou do meio. Segundo o mecanico, isso pode acontecer mesmo, de subir a temperatura interna do motor e o ponteiro nao indicar... isso procede? Em caso afirmativo isso significa que nao podemos confiar no ponteiro??

Mas voltando ao caso da polia viscosa... pesquisei na internet e no forum a respeito, e vi que as paralelas não dão conta do serviço. Em contrapartida, as originais são carissimas.

Ouvi relatos da possibilidade de ligar direto, junto com o giro do motor... isso também procede? Em caso afirmativo, Haveria algum problema em fazer a tal ligação direta provisoriamente? A ideia é comprar pelo ebay e deixar ligada direto até receber a peça. Quais seriam as consequências?

Mais uma vez agradeço a boa vontade e paciência dos que se dispuseram a ajudar.
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Re: AJUDA: óleo do motor no reservatório do radiador!!

Mensagempor George Wallace » 05 Mai 2016, 10:01

A finalidade da polia viscosa é evitar trancos na hélice. A sua está travada ou totalmente livre ? Se você girar a hélice com a mão ela deve girar um pouco sozinha e logo parar.
Em termos de refrigeração se ela estiver livre pode ser problema, pois o motor gira é a hélice quase não, já se ela estiver travada não prejudica a refrigeração.
Quanto ao ponteiro ele tem que indicar sim que o motor ou radiador está superaquecendo.
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Re: AJUDA: óleo do motor no reservatório do radiador!!

Mensagempor lucioneto » 05 Mai 2016, 12:32

George, a polia roda em falso... está livre. Meu maior temor é de que a junta tenha queimado em virtude do superaquecimento gerado pela avaria da polia. Porem, conforme já relatado em linhas pretéritas, não deu nada no teste de compressão. E nao há agua no óleo, mas apenas óleo na água. Segundo o mecânico, pode ser o oleo que se acumulou no sistema antes da substituição do trocador de calor do cambio. De toda forma, vai ser feita a limpeza do sistema, que por negligência do antigo mecanico, nao foi feita.

Quanto ao ponteiro da temperatura, nao sei o que pode estar havendo. Ja fiz o teste de todos os ponteiros e luzes do painel, no menu oculto do carro, está tudo certo. E se o ponteiro se move até o meio, é porque o sensor esta funcionando. Entao o que mais poderia ser?
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Re: AJUDA: óleo do motor no reservatório do radiador!!

Mensagempor Odenir » 05 Mai 2016, 13:59

Tem como deixar a polia funcionando direto, você terá que que tirar a polia viscosa e soldá-la ao se próprio eixo, não trás problema algum a não ser aumentar um pouco o consumo.
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Re: AJUDA: óleo do motor no reservatório do radiador!!

Mensagempor George Wallace » 05 Mai 2016, 17:30

O normal é ela girar em falso mesmo, só que você dando uma girada com a mão assim que você solta logo ela para sozinha.
Fiz teste na minha que teoricamente está OK, coloquei um adesivo em uma das pás e impulsionei a hélice com força, ela dá no máximo 1 volta e para.
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Re: AJUDA: óleo do motor no reservatório do radiador!!

Mensagempor lucioneto » 15 Mai 2016, 08:02

Ah nao galera.. to precisando benzer.. troquei a polia viscosa, resolveu o problema.

Depois disso, vinha eu Feliz e contente andando no carro em D, quando de repente o cambio entra em modo de emergência, ficando como se tivesse desengrenado. Parei e vi uma poça de oleo embaixo do carro.. quando olhei, vi que o oleo vazava entre a mangueira de oleo e o trocador de calor.

Será que é só arrumar a mangueira, repor o oleo e andar? Ou será que meu cambio foi pro saco? Vale lembrar que o cambio foi todo ratificado em 2013 e nao andou nem 40mil km depois disso.


Ta difícil viu.....
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Re: AJUDA: óleo do motor no reservatório do radiador!!

Mensagempor Odenir » 16 Mai 2016, 07:21

Arrume a mangueira e complete o óleo, vai funcionar. Já aproveite e troque a outra também (são duas), devem estar ressecadas.
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Re: AJUDA: óleo do motor no reservatório do radiador!!

Mensagempor lucioneto » 17 Mai 2016, 12:12

Mas depois de trocar o oleo vou ter que fazer reprogramação via raster ou a luz de advertência do painel vai se apagar automaticamente?
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