por rafaelll » 10 Mar 2017, 09:27
BOM, VOU DEIXA AQUI O MEU RELATO DO PORQUE QUE MUDEI MINHA OPINÃO E AGORA SÓ ANDAREI COM O CARRO STOCK.
LEVEI AZAR COM UM JB4 USADO, RESULTADO: FERREI 2 TURBINAS, ESTOU NA TERCEIRA. PREJUÍZO E DOR DE CABEÇA.
Tenho uma 320i GP 2014 com atuais 29 mil km, quando estava com uns 25 mil km (manutenção sempre em dia e só podium no tanque). Resolvi finalmente, depois de bastante pesquisa entre REMAP ou Piggyback,..
Comprei um jb4 usado aqui. O dono anterior tinha mapa 6 feito para metanol, etc,...me orientou para que eu nunca utilizasse. Beleza, mantive 100% do tempo meu carro apenas com o mapa 5.
Pra mim, já estava mais que bom, em desempenho excelente. O problema é que já no dia da instalação o carro já começou a apresentar um assovio, como se fosse um "uivo" que para o meu gosto muito alto e insuportável (ouvia principalmente de janela fechada), e notava principalmente em baixa, numa subida, ou até mesmo em ponto morto, enquanto a turbina enchia,..... no grupo do whats nacional e no de Curitiba, cansei de postar esse vídeo.
Então, fui atrás de solução, primeira coisa, coloquei no mapa 0,..continuou o barulho, desplugamos o jb4, mesma coisa .... descartamos correias, estava tudo certo,..e o barulho realmente vinha da turbina, ali do lado direito o carro mesmo,...checamos todas as mangueiras,.... nada,... datalhe: EM NENHUM MOMENTO TIVE PROBLEMAS COM DESEMPENHO OU DE GRUPO PROPULSOR, NADA ACUSAVA NO SCANNER. O PROBLEMA ERA APENAS O ASSOVIO ALTO E INSUPORTÁVEL.
Enfim, criei coragem e troquei a turbina (ainda com o jb4, mapa 5 - desde o início sempre com filtro inbox K&N). Resolveu o problema,....por 2 semanas,....o barulho voltou.
Vendi a merda do MEU JB4! Continuei com o barulho,..... algumas outras tentativas e nada,...
Resultado, estou na minha TERCEIRA TURBINA, carro stock, manco com uns 200cvs apenas,...mas agora sem o maldito assovio.
Rezando para que não volte,.... mas acho que isso não acontecerá, pois tudo começou minutos após a primeira instalação do piggyback.
Somando tudo, calculo ter gastado perto de 10 mil com estas peças e mão de obra, adicionando os demais UPs que fiz (filtro K&N, rodas, volante, acabamentos, escapamento - abafador e ponteira somente) concluo que deveria ter comprado uma 328i que para mim seria o suficiente.
DETALHE: depois de trocar bastante informação via WhatsApp nos grupos BMW, me disseram (mais de 3 pessoas ,que são "estudadas" no assunto, rss) que quando se faz o mapa 6 personalizado, os mapas pré-definidos, como o mapa 5 que utilizei, podem ter alguns parâmetros alterados involuntariamente. Informação que a Burger teria passado (eu mesmo não fui atrás de checar essa informação, pois já estava determinado à tirar o aparelho).
Não cheguei a tirar LOG do meu jb4, mas concluímos que talvez meu mapa 5 estivesse alterado, talvez mandando mais pressão do que deveria, afinal no dinamômetro meu carro marcou 298cv no motor (só filtro e jb4 mapa 5). Há quem diga que eu fui num dinamômetro "cliente feliz" (o que pode ser verdade, mas não entendo pq o cara iria querer me "agradar" haja visto que não comprei nem instalei o jb4 na oficina do dono do dina),..... enfim pra mim isso nunca foi importante mesmo, pois nunca fui de racha, nunca coloquei do lado,.... para a minha opinião o carro tava muito ignorante, rs.
O que me incomodava era o maldito assovio.
IMPORTANTE:
Conheço muita gente que usa jb4 no N20 e nunca teve esse problema, ou ainda, até tem, mas com um assovio bem mais baixo ou ao ponto de não se incomodar, daí tb é pessoal....
Fui muito feliz com o jb4 (por 6 meses) o carro ficou um monstro (para a minha opinião, que só andava de civic 2.0 rsrs), mas ......... para quem não gosta de se incomodar e se incomoda com barulhinhos,..se for "chato" como eu sou, então eu digo,...... NÃO RECOMENDO.
Esta é apenas minha opinião pessoal, sei que muita gente é fã e não abre mão desta caixinha mágica, assim como tb já fui,.... o importante é ser feliz!
Fica apenas o relato para registro.
grande abraço!
BMW 320i Sport GP 2016
BMW 320i Sport GP 2015
BMW 320i GP 2014