E46 320i fumaçando

Sessão destinada a Série 3

E46 320i fumaçando

Mensagempor Rmarques » 16 Jan 2014, 01:23

Olá pessoal!


Sou novo aqui no fórum e venho por meio deste tópico pedir uma ajuda á vocês:

Eu tenho uma bmw 320i 04/05 2.2 6cc 170cv e as vezes quando eu dou na partida sai uma fumaça azul, o que pode ser? O estranho é que ela fumaça quando quer e não é sempre...e já fui na bmw e eles disserem que não é o motor, mas como comprei o carro em uma agência está na garantia, porém eles não estão conseguindo resolver...
Rmarques
Novato
Novato
 
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Jan 2014, 18:06
Modelo:

Re: E46 320i fumaçando

Mensagempor RFantini » 16 Jan 2014, 10:26

FUMAÇA BRANCA:

A fumaça branca, indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada ou queimada ou rompida.
Outro sintoma: o nível do líquido de arrefecimento baixa rapidamente.
OBS: em dias frios, ao ligar o motor, uma fumaça branca pode ser produzida, mas em seguida pára. Isto é apenas efeito do ar frio sendo condensado é não deve ser considerado um problema.

FUMAÇA AZULADA:

Esta é a mais grave. A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de reparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.
Outro sintoma: nível do óleo baixando rapidamente.
Mas cuidado, a cor é levemente azulada e pode ser confundida com a fumaça de cor branca.

FUMAÇA PRETA:

Ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, o carburador – ou a injeção eletrônica – está desregulado e injetando mais combustível do que deveria. Quando este excesso de combustível entra em contato com o escapamento ele é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta. Porém, encontrar um pouco de fuligem na parte interna do tubo, deixando-o com uma sujeira preta, é normal. Mesmo assim, você deverá procurar um mecânico de confiança para realizar a limpeza e regulagem do sistema de alimentação do seu carro.
Outro sintoma: consumo de combustível mais alto que o normal.
BMW 320i TwinPower Turbo
Ex.: BMW 323i, BMW 118i
Avatar do usuário
RFantini
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 176
Registrado em: 03 Set 2013, 20:15
Modelo:
Localização:

Re: E46 320i fumaçando

Mensagempor tales » 27 Jan 2014, 13:56

Você tem que observa se ta dando fumaça ao ligar quando o carro fica muito tempo parado, ou toda vez que liga o carro. Na maioria das vezes quando começa a sai fumaça au ligar o carro e depois para é os retentores de válvula e isso acontece principalmente de manha au ligar de manha cedo na primeira partida do dia.
tales
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 7
Registrado em: 19 Fev 2013, 21:13
Modelo:

Re: E46 320i fumaçando

Mensagempor Hismailer » 28 Dez 2016, 19:48

Olá estou com problema parecido ,tenho uma 320i sport gp 2013 e tbm estou com problema de fumacear somente na partida de um dia para o outro ,qdo deixo mais dias as vezes aumenta a quantidade de fumaceamento na partida ,é uma fumaça branca e logo some e depois não fumacea mais durante todo o dia e partida somente no repouso de um dia para o outro ela costuma aparecer na partida ,já foi feito com meu mecânico o reparo da troca dos retentores de valvula tanto as de escape e da admissão porem ainda continua ocorrendo o problema ,no motor e nas turbinas foi verificado pelo mecânico e esta limpo tudo certo com o motor e turbina só restando os retentores ao qual ja foram feito a troca por novos ,alguém pode me ajudar em mais o que pode estar causando essa fumaça na partida após o repouso da mesma ?
Hismailer
Novato
Novato
 
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Dez 2016, 19:40
Modelo:
Localização:

Re: E46 320i fumaçando

Mensagempor gamayer » 29 Dez 2016, 09:41

Eu começaria verificando as velas, tire todas elas, e coloque em uma mesa na sequencia que você tirou, até numere elas com um pedaço de papel. Daí você pode visualizar melhor. Comece analisando a cor delas, ideal é que estejam limpas com um aspecto café com leite. Caso tenha alguma diferente, com fuligem (mais preta) e com aspecto úmido (brilhante) você localizou o seu cilindro com consumo excessivo. Por ser na partida, é mais prováveç ser retentor com desgaste (podendo até ser guia de válvula), pode acontecer, como nosso amigo RFantini falou, de ser anel de pistão, quebrado ou "alinhado". Caso todas as velas estiverem escuras, então o motor tem desgaste de anéis ou todos retentores estão ressecados. Pra complementar o teste, você pode tirar o suspiro da tampa de válvulas (localizado na frente do lado direto ligado a um cano plástico corrugado) e ver se sai muito vapor de óleo (um pouco pode ser normal), caso saia você tem um grande problema, pois está vazando compressão entre os anéis para o cárter, indicando desgaste dos mesmos.
Outro teste é o de compressão, utilizando um compressímetro ligado ao cilindro pelo buraco da vela. Nos M52 e M52TU (seu motor) o ideal é que ele fique entre 10 e 11 Bar, assim é possível verificar se tu tem um cilindro só avariado, por estar com pressão muito diferente dos outros.
E para finalizar um teste que pode ser feito na garagem, ligue o carro, solte a tampa de enchimento do óleo, mas deixe sobre o furo e acelere até uns 2000-2500 RPM e veja se ela fica "estável", caso ela voe longe, também é um indicativo de desgaste de aneis.

Daí que está o grande dilema, tu tem um motor que está "bom" mas apresenta esse problema, e cara sei que é chato isso, já passei por isso e não é nada legal ter uma bimmer fumante, ficando a dúvida entre abrir e retificar o motor ou andar mais um tempo assim.

Se possível mande uns vídeos para nós do funcionamento ou um DIY dos diagnósticos que te passei e mande num mecânico de confiança para fazer uma avaliação da viabilidade da retífica. Pois uma retífica de motor não sai barato e quando já está aberto, vale a pena dar aquela geral, para aproveitar a mão de obra e porque o cara já está ferrado mesmo hehehehe.

Nos mantenha informado!

Boa sorte e grande abraço!

Hismailer! Acretido que seu problema seja outro, irei lhe responder no seu tópico.
gamayer
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 47
Registrado em: 25 Jul 2016, 09:11
Localização: Lajeado Rio Grande do Sul
Modelo:
Localização:

Re: E46 320i fumaçando

Mensagempor Hismailer » 29 Dez 2016, 12:19

Amigo obrigado pelo dica mas se fosse os anéis ela não teria que estar baixando oleo e fumando em alta rotação? O motor ta com 48 mil km somente ,o mecânico disse que motor não é e nem as turbinas ,agora não sei ! Pelo que sei qdo é problemas nos anéis o motor fuma em alta aceleração!
Hismailer
Novato
Novato
 
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Dez 2016, 19:40
Modelo:
Localização:

Re: E46 320i fumaçando

Mensagempor gregoriclaro » 02 Jan 2017, 09:38

Avatar do usuário
gregoriclaro
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 244
Registrado em: 29 Jun 2016, 23:55
Modelo:
Localização:


Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 38 visitantes