Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

Sessão destinada a Série 3

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

Mensagempor paulovarcha » 09 Abr 2014, 02:32

Não sou profundo conhecedor de como funcionam os motores e qual a influência no rendimento deles. Eu já fiz essa pergunta em outra discussão e ninguém respondeu. Sabemos que temos que usar octanagem mínima de 91 RON nos nossos carros. A gasolina comum atende essa especificação com sobra com seus 93 RON. Também não teríamos que respeitar a octanagem máxima indicada na tampa de combustível? Lá eles recomendam usar 95 RON ou no mínimo 91 RON. A PODIUM tem 105 RON, ou seja, 10 RON a mais. Será que isso não atrapalha o correto funcionamento do motor?
BMW 328i SPORT GP 2014/2015
Avatar do usuário
paulovarcha
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 36
Registrado em: 29 Nov 2013, 17:17
Modelo:

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

Mensagempor PilotMartyMcFly » 09 Abr 2014, 08:41

Excelente pergunta.

De fato, hoje olhei na tampa do tanque da 118i. Está lá (me desculpem a qualidade da foto, pois a garagem estava escura e com flash a informação não sai):
Imagem

O manual está com a informação octanagem(não fala em Ron) e no tanque está a informação RON.

Se for isso mesmo, a comum atenderia até acima do que realmente é necessário. O ideal seria a Premium. Mesmo assim ainda fico com o pé atrás e acabo sempre colocando Podium. Agora já ouvi falar que ao usar Podium, alguns sentiram perda de potência e alto consumo. Complicado.

No site BestCars há um comparativo das gasolinas que foi testado no Civic Si e no Golf 1.8 Turbo. Eles não falam em Podium, mas usando a Premium o desempenho sempre foi melhor:
http://bestcars.uol.com.br/comp3/si-gti-7.htm
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

Mensagempor mec0020 » 09 Abr 2014, 09:33

E quanto ao uso de Etanol, existe alguma vantagem em relação ao uso da gasolina? tenho um vectra GTX 2010 no qual usei 80% dos seus 50.000 km rodados apenas no alcool. está perfeito. E Nas Bms activeflex? alcool ou gasolina?
BMW 320 2014 ActiveFlex.
Avatar do usuário
mec0020
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 136
Registrado em: 07 Dez 2013, 19:26
Localização: Floripa - SC
Modelo:

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

Mensagempor loudenvier » 09 Abr 2014, 14:59

Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

Mensagempor loudenvier » 09 Abr 2014, 15:05

Aqui vai a especificação do combustível na tampa do BMW 130i... Dá para ver a enorme diferença da especificação da 318i. Note que é indicado até mesmo acima de RON 100:



E tem gente que não coloca PODIUM na 130i!!!!

Aqui vai nossa tabela de OCTANAGEM em RON, MON e IAD:

Eis as octanagens das nossas gasolinas:

A gasolina Comum possui:
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Supra (aditivada)possui:
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Premium possui:
Octanagem MON = 85 octanas
Octanagem IAD > 91 octanas
Octanagem RON > 97 octanas

A gasolina Podium possui:
Octanagem MON = não especificada
Octanagem IAD > 95 octanas
Octanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente)

Isto nos postos BR... Infelizmente a Shell não informa as especificações da Shell V-Power...
Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

Mensagempor sergioboni » 31 Jan 2016, 22:26

Aki é a mesma coisa que iad, que é a média do RON e do MON , então a gasolina comum não atenderia, pois na tampa do combustível pede 91 aki


Anti-Knock Index (AKI) or (R+M)/2 Edit
In most countries, including Australia, New Zealand and all of those in Europe,[citation needed] the "headline" octane rating shown on the pump is the RON, but in Canada, the United States, Brazil, and some other countries, the headline number is the average of the RON and the MON, called the Anti-Knock Index (AKI), and often written on pumps as (R+M)/2). It may also sometimes be called the Posted Octane Number (PON)

No entanto,isso aqui me deixou confuso:
Because of the 8 to 12 octane number difference between RON and MON noted above, the AKI shown in Canada and the United States is 4 to 6 octane numbers lower than elsewhere in the world for the same fuel. This difference between RON and MON is known as the fuel's Sensitivity,[4] and is not typically published for those countries that use the Anti-Knock Index labelling system.
BMW 125i M Flex 2014/15
sergioboni
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Nov 2015, 00:44
Modelo:
Localização:

Anterior

Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 59 visitantes