[TUTORIAL] Cruise Control Serie F

Sessão destinada a Série 1

[TUTORIAL] Cruise Control Serie F

Mensagempor jwaltermachado » 14 Mai 2016, 19:13

Esses dias resolvi me aventurar, sentia muito falta disso, quando sai do meu Cruze LTZ para a BMW, viajo muito a noite, então a perna cansa um pouco ficar segurando o acelerador. Pesquisei bastante, vi em sites alemães e portugueses, a respeito da instalação dos comandos no volante do Cruise Control, ambos semelhantes em veículos serie 1 e 3.
Em um deles, vi que um português tinha instalado em um veiculo igual ao meu (118i Sport Edition 170cv). Resolvi arriscar, pesquisei bem na internet qual serie o modelo correto para o meu veiculo, nele achei esse https://www.ecstuning.com/Search/SiteSe ... ES2584542/ (Steering Wheel Controls Switch Part: 61319261861). Paguei 206 dólares + 72 dólares de fedEx). Comprei o produto terça-feira passada (03/05/16) chegou dia 12/05/16), bem rápido, vindo direto dos States. instalei hoje, funcionando 100%, realmente muito fácil a instalação.

Adquiri esse modelo (até onde vi, para o meu seria esse, não vi explicações do porque):

Imagem

Existe também esse modelo:

Imagem

Segui um tutorial como o qual irei traduzir aqui para leigos, claro tentem realizar o mesmo.

Ferramentas necessárias

1- Uma Chave de fenda (ajudará a retirar as presilhas que seguram o airbag)
2- Chave Torx-T20 (para tirar dois parafusos que prendem os comandos do volante ao volante)
Chave Torx-T10 (para soltar os comandos do volante da partes plástica)

Imagem

3- Cabo OBD2 Enet ou usb, para utilizar no Sys

Imagem

4- Cita utilizar uma pulseira ESD trap (utilizada para desmagnetizar suas mãos, quando for mexer em circuitos de placas lógicas) no caso nenhum momento se mexe em algo parecido, caso você o tenha, use-a, no meu caso, usei uma luva.
5- E uma chave de 100 mm (para desligar a bateria)
6- Lanterna (meu meu caso usei uma head-led e outra que fica posicionada mirando no volante todo o tempo)

Passo 1:
Desconecte a bateria, desconectando o cabo terra, isso ajuda primeiramente caso faça algo de errado, e evita aparecerem erros no painel, quando for desligar comandos do volante e retirada do airbag, e também para nada dar errado, que os airbags acione e muito menos fique apertando a buzina toda hora.

Passo 2:
Remover coluna de couro, essa parte é bem fácil, apenas vá puxando pelos cantos, não tenha medo em quebrar.

Imagem
Imagem

Passo 3:
Retirar a coluna de baixo, também super fácil, apenas vá puxando ela, não tem nenhum parafuso, ira encontrar apenas quando for mexer com os comandos.

Imagem

Na ilustração mostra apenas onde fica as presilhas que seguram, super fácil de identificar.
Feito isso, desconecte o cabo que vai na carcaça

Imagem

No meu caso é apenas um cabo, no pdf que vai abaixo, aparece dois

Passo 4:
Virar o volante, deixa-lo em 90 graus

Imagem

isso facilitar para ter acesso as presilhas que seguram o airbag.

Imagem

São duas, em cada lateral, no caso com o volante em 90 graus, uma encima e outra embaixo, essa é uma das partes mais chata, com a chave de fenda, terá que empurrar a presilha e ir puxando o airbag, até desconectar, no caso usei duas chaves, onde empurrei as duas presilhas ao mesmo tempo, demorei uns 5 minutos brincando nessa parte.

Quando solto, desconecte os cabos do airbag, coloque o airbag com o logotipo da bmw virado pra cima.

Imagem

Passo 5:
Se reparar, atrás do volante, tem apenas 2 parafusos, um fica atrás do comando de som, e outro fica atrás do comando do limitador, nesse utiliza a chave Torx-T20.
Depois de retirado, puxe-o para fora

Imagem

Feito isso, desconecte o cabo do comando

Passo 6:
Agora substituir os comandos para os novos, soltando-os, utilizando dai a chave Torx-T10
são apenas 3 parafusos de cada lado, na imagem demonstra apenas 2 de cada

Imagem

Depois disso, colocar os novos

Passo 7:

Colocar de volta e peça presa ao volante e reconectar todos os cabos, não esqueça de prender com os parafusos que ficam por trás do volante (2 parafusos, usando a chave Torx-T20).

Colocar de volta o airbag, também é fácil não esqueça de posicionar os cabos internas nas suas respectivas canaletas

Imagem

O resto é super fácil, demora menos de 2 minutos para montar tudo.

Passo 8:

Ligue novamente o cabo na bateria, verifique se as luzes do volante ligaram, caso sim, teste os comandos do volume, veja se tudo funciona, caso teste o do Cruise Control, no painel de comandos ira avisar que o limitador de velocidade não está disponível.

Agora partiu a parte de utilizar o cabo OBD2 ethernet/usb

Passo 9:

Partiu agora "coding" o veiculo
Irei simplificar para leigos, porém antes de querer se aventurar nessa área, aprenda bem utilizar o E-sys, para não danificar o veiculo e blinkar algum modulo do carro.

1. Abra E-sys com o cabo conectado ao veiculo
2. Faça a conexão ao veiculo, selecionado o F20 (no meu caso)
3. Selecione Expert Mode
4. Leia e ative o FA (e adicione a opção 544 no code, isso possibilitará quando fazer o code no veiculo, ele identificar todos o comandos instalado ao veiculo e habilitados nativamente)
5. Leia SVT (salve o original)
6. Selecione FEM_BODY, e aperte em code e aguarde.
7. Selecione ICM e aperte code e aguarde.
8. selecione KOMBI e aperte code aguarde. (o veiculo apresentará erros, ligando as luzes no painel, como problema nos sensores dos pneus e controle de tração, porém depois que desligar o veiculo e liga-lo novamente, os avisos somem)

Para aqueles que querem a opção LIMITADOR ativo, faça o seguinte. (o limite funcionará no comando SET do volante, no meu caso).

[img]https://lh3.googleusercontent.com/Zez1QkHqvt_Yt0tAHL0hOOKpbAcQ5AEv3vNWamzDamzL3wGsXIm_l-nZJCVWshIDRgku1nFQZERch3MJHzjMkkRGBNuApteUpuGy3pUexa22lHdL6Cj--6iZOZuBjV2E3UZ6979tWKOOiKcWP9vtIThqpgq8LnIEdEzxcf_ZRT_jrAq78jAz3si8c8JLBMFtz4nvTbiNGxBuZXNApILmryRJSBtA1exhQcApdjsFK7756izREw2Pz8XT3lrf6TseVZwbz87T3WbcFR41-i0IgRm6jmWABFNnWp3Wx4MnFy9aIYRylSdyZKMAfikJswv749nSsRa7Z89aYlqfXCgctGLyqjJX3U4xMTxZQ1Vt7EiV9pB4KYrTOLVuO-GeArhbQ8CcRj8tMvOJVcM0pTH3vObLd36i-nJQCGcOruNAfe3NSfSSMDJmzNAszyCzrFp73fkhfDqOTc4kF7e3leV6q0CzSH3IBbU_1nfa61NeS5VxNXIqUj3YDrS7ncRNzRJ157nvUbkS9FySdXaotHZnz6iFAzxYnLWJkPQ6CUbuY3t01e5Yy5WhdkIEQwCNIs7Ij1x06SXnOD10EqR73Xvzi7YQkFln38g=w1276-h316-no/img]

PRONTO, feito tudo isso, agora saia com o veiculo e teste os comandos.

Segue imagem de como ficou:

Imagem

Imagem

O cruise control ativa partir dos 30 km/h, abaixo disso, ele fica desabilitado.

Algumas imagens são minhas e outras retirado do pdf, algumas ficaram grande, não consegui deixa-las menores. Caso não veja por inteiro, aperte encima dela e abra em outra página.
Segue link em ingles do pdf que explica certinho o que fiz acima.

http://www.bmwesys.com/guides/DIY%20Cru ... %20F20.pdf

Agora a parte ruim, apesar de não ter demorado quase nada para vir dos States a peça e demorei menos de 1 horas para fazer todo o serviço. Quando o produto chegou, a fedEx veio diretamente em minha casa para entrega, para variar, tive que pagar imposto, algo que já esperava. o que não esperava, seria o absurdo que pagaria.

Valor declarado (U$): 206,91
Valor declarado (R$): 719,46
Base cálculo ICMS (R$): 1.151,15
Imposto importação: 431,68 (60%)
ICMS/GNRE: 252,69 (18%)
Despesas administrativas: 62,59

TOTAL a pagar: 747,74

em resumo, paguei mais caro em imposto para nesse nosso governo, do que no produto em si. desanimador não é mesmo ? Então para quem for arriscar, prepare-se, apesar do produto ser "barato", para chegar até sua casa, sai caro. as opções de envio de "normal" para FedEx, sai de 59 dólares para 72 dólares, pouca diferença, paguei por ter seguro de compra e etc etc.
Quando comprei esse cabo OBD ethernet, veio da china, demorou 9 dias para fazer china-suíça-brasil e demorou 75 dias em são paulo para liberarem, sendo que paguei 19 dólares no produto, e ainda tive que pagar 48 reais, e ir lá retirar nos correios (pelo menos aceitam cartão de crédito), fedEx te liga, para avisar o valor do produto, eles veem até sua casa para entregar, porém aceitam apenas em dinheiro ou cheque.
Avatar do usuário
jwaltermachado
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 70
Registrado em: 22 Jul 2015, 23:40
Localização: Curitiba
Modelo:
Localização:

Re: [TUTORIAL] Cruise Control Serie F

Mensagempor George Wallace » 15 Mai 2016, 15:40

Na próxima vez que for importar algo e não tiver pressa vale a pena usar usps (correios) ao invés de fedex, dhl. No PR pra esse tipo de importação eles cobram "somente" os 60% II + R$ 12,00 (taxa dos correios ).
GTech Imports
http://www.gtechimports.com.br
(16) 988499234 whatsapp
Avatar do usuário
George Wallace
Quadro de Honra
Quadro de Honra
 
Mensagens: 1183
Registrado em: 09 Out 2014, 12:33
Modelo:
Localização:

Re: [TUTORIAL] Cruise Control Serie F

Mensagempor rafael.raffi » 15 Mai 2016, 21:36

Perfeita a explicação! Obrigado! Será que funciona na 116i? Você está em SP?
rafael.raffi
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 53
Registrado em: 17 Ago 2013, 07:59
Modelo:

Re: [TUTORIAL] Cruise Control Serie F

Mensagempor jwaltermachado » 15 Mai 2016, 23:27

Avatar do usuário
jwaltermachado
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 70
Registrado em: 22 Jul 2015, 23:40
Localização: Curitiba
Modelo:
Localização:

Re: [TUTORIAL] Cruise Control Serie F

Mensagempor jwaltermachado » 15 Mai 2016, 23:34

Avatar do usuário
jwaltermachado
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 70
Registrado em: 22 Jul 2015, 23:40
Localização: Curitiba
Modelo:
Localização:

Re: [TUTORIAL] Cruise Control Serie F

Mensagempor matteis » 20 Mai 2016, 05:43

Tópico sensacional. Parabéns e obrigado.
Avatar do usuário
matteis
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 56
Registrado em: 25 Mai 2015, 17:17
Modelo:
Localização:

Re: [TUTORIAL] Cruise Control Serie F

Mensagempor Carlito » 08 Abr 2019, 14:57

Boa tarde tem como fazer a ativação do cruise control pelo aplicativo bimmercode? ou so pelo esys?
Carlito
Novato
Novato
 
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Jan 2019, 12:59
Modelo:
Localização:


Voltar para Serie 1 - (118i, 120i, 130i, 120i Cabrio e 135i Coupé ) (E87, E81, E82, E88...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes