Luz da injeção - Catalisador

Sessão destinada a Série 1

Luz da injeção - Catalisador

Mensagempor Serginho Arnoud » 06 Out 2015, 14:14

Boa tarde

Tenho uma 120i 2009 e está acontecendo o seguinte:
Ela acendeu a luz da injeção e eu levei num mecânico para uma revisão. Após uma primeira revisão e mais alguns procedimentos, a luz voltou a acender com mais ou menos 50km rodados e o scanner acusava erro em duas sondas lambdas. Troquei-as.
A luz voltou a acender (+- 50km depois de novo), dessa vez, acusando problema diretamente no catalisador.
Dei uma olhada mais aprofundada no carro, os bicos não estavam de acordo, troquei um que estava com defeito e mandei equalizar os 4 (carro ficou redondo e mais econômico). Luz voltou a acender (+-50km), dessa vez acusando o aquecimento da sonda 2.
Meu mecânico tem uma maquina que testa as sondas e o catalisador, está tudo dentro do esperado, então levei o carro para a tal "reprogramação de módulo" num outro cara que mexe só nessa parte de injeção e tem vários scanners atualizados para diversas marcas. Carro pronto, tudo redondo, mas agora a luz acendeu de novo, mas dessa vez demorou 300km, e voltou a acusar problema no catalisador.
Esse cara que reprogramou a injeção me disse que já viu algumas BMs com esse motor terem fissuras e trincas internas no catalisador e elas acabam provocando essa leitura da sonda que acusa erro na peça e que, caso seja isso, eu deveria realmente trocar por um novo.

Resumo da ópera: como o pessoal que retira o catalisador para ter mais performance faz para a injeção não acusar erro e, consequentemente, não acender a bendita luz? Tem como programar a injeção para trabalhar assim mesmo, sem que a falha seja acusada??
Obrigado!
ex 120i E87
atual 325i E46
Avatar do usuário
Serginho Arnoud
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 74
Registrado em: 08 Out 2013, 16:17
Modelo:
Localização:

Re: Luz da injeção - Catalisador

Mensagempor ramerini » 06 Out 2015, 15:34

Boa tarde Serginho,

Este problema da luz de injeção é recorrente e tem vários tópicos.
Veja oque aconteceu no meu caso, que com a dica do usuário silvioribeiro eu consegui resolver.
Não sei se vai resolver pra você, mas é um procedimento relativamente barato comparado aos gastos com sondas.
Já rodei 7000km depois da troca do sensor e tudo está OK.
Segue tópico:
viewtopic.php?f=9&t=7393&hilit=ramerini
Avatar do usuário
ramerini
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 42
Registrado em: 15 Jan 2015, 21:08
Modelo:
Localização:

Re: Luz da injeção - Catalisador

Mensagempor Serginho Arnoud » 07 Out 2015, 01:06

Eu li o seu tópico, mas nunca apareceu no scanner nada sobre o sensor de pressão diferencial do coletor, então acredito que seja algum problema diferente mesmo.
ex 120i E87
atual 325i E46
Avatar do usuário
Serginho Arnoud
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 74
Registrado em: 08 Out 2013, 16:17
Modelo:
Localização:

Re: Luz da injeção - Catalisador

Mensagempor Serginho Arnoud » 07 Out 2015, 16:22

Complementando, apareceram mais alguns códigos de erro, mas nenhum referente ao sensor de pressão do diferencial. Apareceram sobre conversor catalítico com baixa conversão, algo assim, enfim, afirmando que o catalisador não está trabalhando bem, apesar de os testes não o condenarem.
ex 120i E87
atual 325i E46
Avatar do usuário
Serginho Arnoud
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 74
Registrado em: 08 Out 2013, 16:17
Modelo:
Localização:

Re: Luz da injeção - Catalisador

Mensagempor Serginho Arnoud » 19 Out 2015, 14:41

Continuando a história, troquei o bendito catalisador (paguei R$ 600,00 + R$ 50 de frete), resolvi alguns outros probleminhas (vazamento de óleo no retentor do sensor de rotação, de água num selo e mais alguns outros) e... a luz voltou a acender. Agora sim, quem deu as caras foi o Sensor de Pressão do Diferencial.
Fazendo apenas um adendo, meu catalisador realmente estava já se desfazendo e soltando bastante material. Somado a isso, eu tinha visto algumas vezes os relatórios de falhas e não tinha aparecido o tal sensor, o que é bem estranho pelo que vou comentar a seguir: eu vi sendo passado o scanner logo depois de trocar o catalisador e realmente as falhas apontadas eram apenas relativas ao catalítico.
Enfim, fiz a troca do MAP e a luz continuou acesa. O scanner do meu mecânico foi para a autorizada, ai eu consegui passar de graça em outro lugar. Eis que depois de uns 3km rodados quem dá as caras de novo? A bendita luz da injeção kkkk
Nesse momento, a vontade que me deu foi de jogar o carro no primeiro poste que tivesse na rua, sério!
Isso foi sexta no final da tarde. Passei de novo no mecânico e ele testou a fiação do MAF (pois acusou o mesmo erro de novo: Sensor de Pressão do Diferencial) e talvez isso não esteja em ordem, por isso o carro não estaria fazendo a leitura. Acredito que talvez algum fio tenha sido cortado/amassado/descascado nesse monta e desmonta todo. Resumindo, continuo sem carro e deixei ele hoje lá de novo para ele olhar melhor.

O pior de tudo é que o carro tava podre e eu mandei lavar, troquei as placas (que estavam amareladas e a traseira tava bem mal colada, parecendo que estava caída), enchi o tanque, enfim, tinha dado um trato até na estética e, no fim, nem a mecânica estava resolvida ainda kkkk
ex 120i E87
atual 325i E46
Avatar do usuário
Serginho Arnoud
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 74
Registrado em: 08 Out 2013, 16:17
Modelo:
Localização:

Re: Luz da injeção - Catalisador

Mensagempor Serginho Arnoud » 22 Out 2015, 10:25

Enfim, acho que a novela terminou! Realmente o problema era um fio quebrado. Carro agora está redondo e aparentemente mais econômico do que antes dessa novela toda! Já rodei uns 70km com ela desde que retirei da oficina e continua tudo nos conformes.
Além do fio quebrado, ela tava com o sensor desregulado (talvez por ter quebrado o fio, não sei), mas levei numa oficina que só mexe com essa parte eletrônica e eles: resetaram e atualizaram a injeção, o valvetronic, o sensor e o câmbio. Não acusa mais nenhuma falha no scanner, pelo menos por enquanto.
Fica ai o relato para quem tiver passando por algo parecido não perder tanto tempo como eu hehe
ex 120i E87
atual 325i E46
Avatar do usuário
Serginho Arnoud
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 74
Registrado em: 08 Out 2013, 16:17
Modelo:
Localização:

Re: Luz da injeção - Catalisador

Mensagempor ramerini » 23 Out 2015, 08:00

Avatar do usuário
ramerini
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 42
Registrado em: 15 Jan 2015, 21:08
Modelo:
Localização:

Re: Luz da injeção - Catalisador

Mensagempor Amzonta » 28 Dez 2015, 13:35

A minha começou com a luz da injeção e o scanner diz serem as duas sondas pés catalisador, mas lendo tudo isso fico na dúvida por onde realmente começar.
Amzonta
Novato
Novato
 
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Dez 2015, 13:18
Modelo:
Localização:

Re: Luz da injeção - Catalisador

Mensagempor Judiaszzz » 05 Abr 2021, 15:46

Olá, minha X1 2011 acendeu luz da injeção e senti que o giro do motor subiu enquanto em marcha lenta. no scanner apareceu apenas "conversão do catalisador". isso é grave? estou aguardando mecanico retornar. comprei o carro faz 20 dias o ex dono disse que trocou todo o sistema de arrefecimento, mangueiras etc.... alguém já teve este problema? tem como consertar sem trocar o catalisador?
Judiaszzz
Novato
Novato
 
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Abr 2021, 15:38
Modelo:
Localização:


Voltar para Serie 1 - (118i, 120i, 130i, 120i Cabrio e 135i Coupé ) (E87, E81, E82, E88...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes