Check control: Grupo propulsor

Sessão destinada a Série 1

Check control: Grupo propulsor

Mensagempor Cainho » 27 Fev 2015, 16:38

Pessoal, hj de manha uns 10 minutos após ligar o carro, apareceu no painel a seguinte mensagem:
"GRUPO PROPULSOR

Modere a velocidade.
A potência total do grupo propulsor já não está disponível.
Contacte um Ponto de Serviço Autorizado para verificar o problema"

Depois de chegar ao meu destino, estacionei o carro algum tempo. Quando voltei ao carro para leva-lo na concessionária a mensagem ja havia saido do check control. Mesmo assim fiquei intrigado e levei o carro ate a agulhas negras, onde disseram que era preciso passar o computador para ver se ha algum problema com o carro. Ja agendei para a semana que vem, mas gostaria de saber se alguem ja passou pelo mesmo problema....
será mesmo necessário passar o computador mesmo apos a mensagem ter apagado?

Abracos
Avatar do usuário
Cainho
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 24
Registrado em: 18 Fev 2015, 13:00
Modelo:
Localização:

Re: Check control: Grupo propulsor

Mensagempor Cainho » 04 Mar 2015, 14:15

UP
Avatar do usuário
Cainho
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 24
Registrado em: 18 Fev 2015, 13:00
Modelo:
Localização:

Re: Check control: Grupo propulsor

Mensagempor AryanFurlanetto » 04 Mar 2015, 15:15

No meu carro aconteceu a mesma coisa, em dezembro. Estava chegando em uma cidade após uns 500km de chuva, e quando fiz o retorno e dei potência, ela cortou e apareceu esse aviso no painel.

Pensei que pudesse ter puxado água na aceleração devido a chuva intensa... o carro ficou com a lenta fora de ponto e com a potência bem limitada, mas foi só desligar e ligar outra vez que ficou tudo zero.
AryanFurlanetto
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 31
Registrado em: 28 Out 2014, 13:42
Modelo:
Localização:

Re: Check control: Grupo propulsor

Mensagempor Cainho » 04 Mar 2015, 18:27

Humm... e você chegou a levar na bmw para eles verificarem? Eu fui la e eles dissem que eh preciso passar o computador para descobrir o que houve... porem como apagou o aviso, to com receio de pagar esse checagem que pode me custar de 250 a 550 reais sendo que pode nao haver necessidade. Ppr enquanto marquei para levar la sexta feira... ainda estou pensando no que fazer....
mais alguem ja sofreu esse problema?
Avatar do usuário
Cainho
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 24
Registrado em: 18 Fev 2015, 13:00
Modelo:
Localização:

Re: Check control: Grupo propulsor

Mensagempor Thomas » 04 Mar 2015, 18:27

Meu carro (118i 2013) dá essa mensagem com uma certa frequência, sempre pela manhã com o carro frio. Nas revisões sempre reclamo, sempredizem que não encontraram nenhum erro. Pra mim a questão é a gasolina - leia-se o excesso de alcool na gasolina, inacreditáveis e impossíveis 25%, mesmo a Podium da Petrobrás. Por isso estou preocupadíssimo com o anúncio que no dia 16 a mistura vai aumentar para 27%. Parece que a Podium vai permanecer com 25%. Amanhã vou ligar na concessionária e ver o que eles recomendam.

Thomás
Thomas
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: 22 Mai 2013, 12:14
Modelo:

Re: Check control: Grupo propulsor

Mensagempor Cainho » 05 Mar 2015, 01:41

Hum.... Acho que o combustivel no meu caso nao deve ser problema pois estava com o tamque cheio de podium.... Bom, vou optar por nao passar pelo computador... Vou ver se acho um mecanico bom pra dar um check up no motor etc, deve sair mais em conta e portanto valer mais apena...

Caso mais alguem tenha tido esse problemas, conte seus relatos..

Abracos
Avatar do usuário
Cainho
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 24
Registrado em: 18 Fev 2015, 13:00
Modelo:
Localização:

Re: Check control: Grupo propulsor

Mensagempor AryanFurlanetto » 05 Mar 2015, 15:26

Não levei na concessionária.

Na verdade segui viagem e quando retornei levei pra trocar óleo em uma oficina especializada, e o carro estava ok, sem erros.
AryanFurlanetto
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 31
Registrado em: 28 Out 2014, 13:42
Modelo:
Localização:

Re: Check control: Grupo propulsor

Mensagempor Thomas » 11 Mar 2015, 18:47

Como eu disse, no meu caso, na garantia, eu levei meu carro várias vezes, mas na oficina da concessionária nunca conseguiram acusar o erro. E por isso nunca foi possível resolvê-lo ou identicar as causas de forma definitiva.

Contudo, no meu caso claramente a questão é da temperatura, já que 100% das ocorrências é com o carro frio, logo ao ligar pela primeira vez de manhã.

Argumento que nosso combustível é 25% alcool, inclusive a Podium.

Me pergunto se a octanagem superior da gasolina que é parte da mistura da Podium faz alguma diferença no desempenho do carro com o motor frio.

Sabemos que o alcool faz, e muito, pra pior, é claro.

Se a gasolina (premium) misturada à Podium melhora o desempenho do carro frio, conseguirá superar o efeito negativo do alcool?

Pode-se argumentar que isso foi resolvido satisfatoriamente (mas não completamente) nos carros flex.

Pois bem, o 118i não é flex (por enquanto). Será que ele está preparado para 25% de alcool, inclusive no frio? E que tal 27%?

No manual diz claramente "You can fill up with fuels with a maximum proportion of ethanol of 10%, i.e. E10." \

Por mais que o carro tenha sido adaptado para o Brasil, obviamente não foi desenhado para essa mistura, apenas adaptado.Então fica a dúvida.

Abs
Thomas
Thomas
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: 22 Mai 2013, 12:14
Modelo:

Re: Check control: Grupo propulsor

Mensagempor FMF » 10 Mai 2015, 03:52

A minha 118, que é 12/12 e está com 51 mil km (está comigo desde os 10mil km), começou a aparecer a mensagem do grupo propulsor ontem. No meu caso, saí de manha e percebi que o carro estava mais fraco meio que "patinando" e como se estivesse querendo esquentar (como nos carros antigos a álcool), até aí nada de mensagem.
Voltei para casa e quando fui sair mais tarde apareceu a mensagem do propulsor.
Resolvi não sair com o carro, até para não correr o risco de ficar na rua.
Em razão do ocorrido, comecei a pensar o que poderia ser. Como meu carro estava na reserva, mas ainda com autonomia de 90 km, pensei que o problema poderia ser pouco combustível. À noite, resolvi colocar mais combustível e passados alguns minutos do abastecimento, a mensagem de erro sumiu. Porém, quando resolvi dar uma pisada mais forte, senti o carro "patinando" da 2ª pra 3ª marcha e aí a mensagem apareceu novamente no painel. Pouco depois, a mensagem sumiu novamente e andando bem tranquilo e no ECON, o carro parecia normal. Como eu tinha colocado menos de meio tanque, resolvi procurar um posto com a Podium para completar e assim, se livrar da mensagem. Mal saí do posto e a mensagem de erro voltou e não saiu mais até eu chegar em casa.
Pelo que vi de relatos dos usuários do fórum, o problema não é comum e a BMW não está conseguindo resolvê-lo.
No caso específico do meu carro, sempre fiz todas as manutenções em autorizadas da BMW (sendo a última delas no fim de fevereiro) e, por indicação do próprio consultor (que me disse que se não fosse a Podium, era para abastecer com a gasolina comum), abasteço com a gasolina comum, já que não é sempre que encontro a Podium e não posso ficar refém dela (aqui em SP mesmo, não é sempre que acho ela nos BR´s, no interior e litoral então, piorou). Também abasteço sempre em 2/3 postos que eu já conheço e confio e não fiz nada diferente disso ultimamente, tirando o fato de o carro ter ficado uns 3/4 dias sem uso (o que não é comum no meu caso). Antes da falha que aconteceu ontem, a minha 118, com exceção de uma lanterna queimada, nunca tinha me dado problema. Aliás, tinha viajado um dia antes e ela estava excelente na estrada. Meu carro, apesar dos 51 mil km, está praticamente novo.
Como relatado aqui, creio que um dos problemas pode ser o aumento da percentagem de álcool na gasolina, mas aí já não posso resolver né? Outra coisa que pensei, foi que várias 118 da geração anterior (com o motor 2.0) começavam a pipocar a partir dos 50 mil, mas não vi nada a respeito das novas cujo motor é o Prince. Será que os problemas recorrentes com o motor também serão recorrentes nas 1.6 turbo? A 118 é o melhor carro que já tive até hoje, mas se isso ficar acontecendo, não dá para ficar com o carro. Pego muita estrada e não pretendo ficar na mão.
Abs
FMF
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Mai 2015, 02:45
Modelo:
Localização:

Re: Check control: Grupo propulsor

Mensagempor FMF » 11 Mai 2015, 15:45

Levei o meu carro em um mecânico de confiança, já que está fora da garantia, e ficou constatado que a bobina de um dos cilindros havia queimado. Foi efetuada a troca e o carro voltou ao normal.
FMF
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Mai 2015, 02:45
Modelo:
Localização:

Próximo

Voltar para Serie 1 - (118i, 120i, 130i, 120i Cabrio e 135i Coupé ) (E87, E81, E82, E88...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes