GASOLINA PODIUM vs GASOLINA COMUM

Sessão destinada a Série 1

GASOLINA PODIUM vs GASOLINA COMUM

Mensagempor Jaime Veiga Filho » 31 Ago 2014, 09:39

Amigos sei que este assunto já foi debatido aqui em outros tópicos, o que venho perguntar hoje é sobre a experiência no dia a dia de quem usa um ou o outro combustível ou os dois.....qual a diferença sentida no desempenho....economia..etc.

Se realmente o uso da PODIUM que tem mais octanagem e menos enxofre de fato melhora a performance das nossas BMW, como sabemos a gasolina comum teve uma redução nos níveis de enxofre para 50ppm....enquanto a podium gira em torno dos 30ppm, no meu caso tenho uma 116i 2013/2014 e desde quando comprei só abasteço com PODIUM...então não tenho parâmetros e experiência do comportamento do carro usando gasolina comum.
Forte abraço amigos,
Jaime Veiga Filho
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Fev 2014, 11:16
Modelo:

Re: GASOLINA PODIUM vs GASOLINA COMUM

Mensagempor loudenvier » 31 Ago 2014, 10:15

Amigo, eu estava fazendo o teste exatamente disso, coloquei Shell V-POWER NITRO+ e o 0-100 ficou em 6.40s (VPOWER) vs 6.32s (PODIUM) uma diferença que não justificaria a PODIUM, mas eu ainda tinha que testar de novo com PODIUM, porque fiquei "melhor" no 0-100 com a experiência de várias tentativas, mas meu carro estragou assim que enchi o tanque de PODIUM e só vai começar a ser mexido nesta segunda-feira. Só depois disso que poderei verificar se tenho mais performance com a PODIUM do que com a de octanagem normal. Uma coisa é certa: na 116i não vai fazer a menor diferença...

Mas eu NUNCA colocaria COMUM no carro. A gasolina COMUM é, invariavelmente, a mais adulterada, sendo muito maior o risco de pegar uma com problema. Eu colocaria uma gasolina de renome, tipo a Shell VPOWER NITRO+, porque estas gasolinas têm maior rigor no controle dos postos pelas distribuidoras que as usam como porta-bandeira da qualidade da marca.
Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: GASOLINA PODIUM vs GASOLINA COMUM

Mensagempor Marcelst » 31 Ago 2014, 14:44

Concordo com o colega. Nunca colocaria gasolina comum, a não ser quando vc não sabe o que o ultimo dono usava. Particularmente só uso podium pensando numa menor chance de adulteração. Acho que em questão de desempenho e economia quase não existe diferença.
Avatar do usuário
Marcelst
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 125
Registrado em: 16 Abr 2014, 23:56
Modelo:
Localização:

Re: GASOLINA PODIUM vs GASOLINA COMUM

Mensagempor Jaime Veiga Filho » 31 Ago 2014, 16:20

Jaime Veiga Filho
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Fev 2014, 11:16
Modelo:

Re: GASOLINA PODIUM vs GASOLINA COMUM

Mensagempor Jaime Veiga Filho » 31 Ago 2014, 16:25

Jaime Veiga Filho
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Fev 2014, 11:16
Modelo:

Re: GASOLINA PODIUM vs GASOLINA COMUM

Mensagempor PilotMartyMcFly » 31 Ago 2014, 19:16

Desde que retirei o carro da loja zero km, uma 118i, só abastecia com Podium. Sempre achei que o carro andava mais com Podium, pois a taxa de compressão desse motor é 10,5:1, o que justificaria um ganho de desempenho com o uso da Podium.

Depois de vários testes de 0-100 que compartilhei nesse e em outro fórum, constatei que o carro ficou um pouco melhor com a V-Power do que com a Podium, mesmo a V-Power tendo a mesma octanagem da comum. Atualmente, todas as gasolinas nacionais tiveram redução expressiva nos níveis de enxofre, ficando iguais às gasolinas americanas. Antes, o teor de enxofre das outras sem ser a Podium eram altíssimas, hoje a diferença é mínima.

Por todos os testes que eu fiz, não compensa colocar Podium. A performance ficou pior e ainda tenho dúvidas se o consumo também não piorou. Para fazer jus ao preço, tinha que haver alguma diferença, mas só houve para pior. Isso testando Podium de mais de um posto.

Eu acho que o problema da Podium sobre a adulteração é justamente por ser um posto BR. Tenho amigos donos de postos e todos eles são unânimes em dizer que a BR é uma verdadeira zona em termos de fiscalização e que esse programa "de olho no combustível" é uma grande política. Já o controle de qualidade da Shell é extremamente rigoroso. Segundo inclusive um abastecedor da própria BR me disse, os postos Shell são muito mais confiáveis que os BR(o próprio abastecedor da BR me disse isso, por incrível que pareça), além dos meus amigos que possuem posto Ipiranga, Shell e BR.

Veja aqui o resumo dos meus testes:
Gasolina V-Power + Filtro original de papel (tanque abaixo da metade) e 14º: =7s
https://www.youtube.com/watch?v=2p0N17s4anA

Gasolina Podium + K&N, (tanque na reserva) e 14º: =7,3s
https://www.youtube.com/watch?v=Fvzs3QpSv-I

Também fiz algumas puxadas usando Podium e o filtro original, não dando bons resultados. Definitivamente para mim o psicológico que antes me mostrava que o carro parecia estar andando mais com a Podium foi completamente desmentido pelos números.
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Re: GASOLINA PODIUM vs GASOLINA COMUM

Mensagempor Jaime Veiga Filho » 31 Ago 2014, 20:57

Jaime Veiga Filho
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Fev 2014, 11:16
Modelo:


Voltar para Serie 1 - (118i, 120i, 130i, 120i Cabrio e 135i Coupé ) (E87, E81, E82, E88...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes