Troca de marchas demorada

Sessão destinada a Série 1

Troca de marchas demorada

Mensagempor Sayão » 29 Mai 2013, 19:03

Boa pessoal,

Recentemente adquiri uma BMW 118i E87 2009/2010 bem pouco rodada (27.000km).

O carro está impecável, com exceção de algo que me irrita que não sei se é comum a outros carros ou o meu que tem algum "problema". O que ocorre é que a troca de marchas no câmbio automático é demorada demais, o carro simplesmente estica demais as marchas desnecessariamente.

Algumas vezes a rotação chega em 3500/4000rpm e o carro fica "berrando" nisso alguns segundos até que se "rende" e passa a marcha, essa é a impressão que dá.

Além de elevar bastante o consumo isso fica muito irritante, várias vezes acabo trocando para o câmbio sequencial e trocando manualmente.

Alguém sabe mais ou pode dar uma luz? É comum isso? Tem algum update, calibragem ou regulagem para fazer?

Abraços!
João Vitor
Sayão
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 183
Registrado em: 08 Mar 2013, 19:10
Modelo:
Localização:

Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor bimmer » 20 Jun 2013, 11:34

Acho que é normal...

No meu X1 é parecido:

No D = troca as marchas dando economia, alguma força, alguma esportividade. Às vezes estica um pouco (subidas);
No DS = troca dando prioridade a esportividade;
No S/Tronic = como vc quiser

O que eu tenho percebido é que acabo usando o D no dia a dia, e o DS pra "diversão"... quando estou numa subida e fica esticando uma marcha, tipo "aaahhhhhhhhhhhhhnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn", eu passo a alavanca pro lado (DS) e ela passa a marcha, mas no fundo já tou deixando por ela pra resolver o que fazer, afinal deve ser mais econômico assim...

Numa situação que vc queira trocas mais curtas bastaria colocar em DS (?) - não sei se o funcionamento do E87 é o mesmo do X1...
-- Bimmer -- BMW X1 Sdrive 2012, BMW 118i Sport 2013 --
Avatar do usuário
bimmer
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Jun 2013, 10:30
Modelo:

Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor R.Elias » 22 Jun 2013, 18:44

Boa noite, pessoal!

Sou novo no clube, e tenho o mesmo "problema".
Tenho uma 120i 2009, e sempre ocorre isso.
O carro estica marcha demais, parece que ele não confia que a 3ª marcha dê conta do recado, então ele permanece de 2ª muito tempo, o que é bastante irritante.
Nos percursos que faço diariamente, nestes pontos, a 3ª marcha consegue perfeitamente manter o carro, sem esforços, mas não, o cambio fica lá, esticccaaaaaaaaaaaannndo.
Também passo para o manual e troco a marcha eu mesmo.

Seria bastante interessante se houvesse alguma atualização/reprogramação para essa situação.
É muito irritante, quem vê, parece que você não sabe dirigir.

Abraço!
Avatar do usuário
R.Elias
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 157
Registrado em: 22 Jun 2013, 18:39
Modelo:
Localização:

Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor Sayão » 23 Jun 2013, 16:51

Ufa, achei que era só comigo esse "problema"!

Tenho percebido que as esticadas mais críticas são nas subidas, mesmo assim como você disse a 3a marcha dá conta do recado tranquilamente, mas o carro insiste em subir na 2a.

Estou fazendo uns testes pra tentar forçar essa mudança, na subida percebi que se pisar mais fundo ele não estica tanto e troca logo de marcha, já em trechos nivelados pisando menos ele vai trocando mais suavemente.

Se alguém souber de alguma solução melhor pra isso seria legal mesmo.

Abraços!
Sayão
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 183
Registrado em: 08 Mar 2013, 19:10
Modelo:
Localização:

Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor Mugs » 24 Jun 2013, 09:51

Eu tenho uma 118i igual a sua, com 25.000 km e no começo ela esticava bastante, com o passar do tempo aprendi a controlar a troca de marcha de acordo com a aceleração do pedal.

Tudo tem sua situação, tem momentos que você precisa acelerar aos poucos para ela fazer uma troca de marcha suave, em outros momentos enfiar o pé no acelerador ajuda com que o carro troque a marcha para garantir mais potencia...

E o inverso também ocorre, ao enfiar o pé no acelerador quando a aceleração dela esta baixa faz com que ela estique a mesma marchar por um tempo maior ou até reduza para garantir uma rotação alta.

Quando eu quero correr com ela, normalmente eu vou no D até a 3a marcha, acelerando mas sem enfiar o pé no fundo (antes da "travinha") e depois troco o cambio pra DS e ai sim enfio o pé....

Abraços
Mugs
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Jun 2013, 09:39
Modelo:

Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor Sayão » 24 Jun 2013, 14:17

Legal Mugs, pelo que percebi é isso mesmo, também estou tentando dosar melhor a pisada conforme a situação. Como você disse, as vezes pisando fundo ele troca mais rapidamente do que ficar só calçando o pedal.

Vamos trocando informações dos carros, também sou novato nesse "mundo".

Abraços!
Sayão
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 183
Registrado em: 08 Mar 2013, 19:10
Modelo:
Localização:

Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor mtedesco » 03 Jul 2013, 23:18

só uma observação sobre a "travinha". É um recurso chamado kick-down.

Retirado de net:
"Todo veículo de transmissão automática possui um recurso denominado kick-down. Consiste num botão sob o acelerador que, pressionado pelo uso de todo o curso do pedal, provoca redução de marcha para melhorar as respostas do motor. Basta aliviar a pressão no acelerador para que uma marcha superior seja novamente engatada. Um ligeiro retardo nesta operação, retendo mais as marchas reduzidas, é a principal diferença dos programas esportivos que algumas transmissões oferecem."
Mauricio T.
'11 Black 130i
mtedesco
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 184
Registrado em: 08 Jun 2013, 15:51
Modelo:

Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor pacca » 14 Nov 2013, 08:59

Então pessoal,

Eu tenho uma 120i 2008, na minha reparo isso também, quando estou em D, ela estica demais, com isso eu alivio o pé do acelerador e piso novamente, ai ela troca a marchar, reduzindo ou subindo a marcha de acordo com a situação, acho que sem querer eu esteja usando o recurso do kick-down. Mas no modo DS as trocas são rápidas, e ela fica mais divertida, reparei que o consumo em DS fica melhor, em D ela marca 8 km/l, já em DS ela marca 9 km/l.
Avatar do usuário
pacca
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: 12 Nov 2013, 12:37
Modelo:
Localização:

Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor Paulo Marques » 25 Nov 2013, 18:03

Que bom, Não sou o único, melhor aprender a dosar no pé a potencia para uma trocar mais suave.
Paulo Marques
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Nov 2013, 16:43
Modelo:

Re: Troca de marchas demorada

Mensagempor asalinas » 10 Dez 2013, 09:25

Galera, tenho uma 118i 09/10 com 5000km e percebo que na 3 marcha, chega a quase 5000rpm na troca da marcha!!!

Seria esse reset para resolver isso ou é normal essa puxada longa na troca pra 3 marcha??

Aguardo uma ajuda ae!!

Abraços!!
asalinas
Novato
Novato
 
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Nov 2013, 12:26
Modelo:

Próximo

Voltar para Serie 1 - (118i, 120i, 130i, 120i Cabrio e 135i Coupé ) (E87, E81, E82, E88...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes