Temperatura e Problemas Crônicos Motor N46B20

Sessão destinada a Série 1

Temperatura e Problemas Crônicos Motor N46B20

Mensagempor viniciusrp-br » 06 Mai 2020, 21:28

Prezados,

Fiz uma experiência e acho que pode ser grande utilidade para os demais.

Tenho uma 118i 2011 e logo notei que a temperatura do motor era muito alta, inclusive os tubos de arrefecimento ressecavam muito rápido. Logo depois começou a dar o famoso problema dos retentores de válvulas, conversando com o meu mecânico ele propôs a procurarmos uma válvula termostática mais fria para o carro como acontece por exemplo com as válvulas race para os motores 6 cilindros e achamos a válvula da 320si E90 2006 (N45B20S) de 85ºC P/N: 11517552079. Essa válvula não tem a resistência elétrica, mas não faz diferença ficar desconectada, ou também pode ser feito a retirada da resistência da válvula antiga e ser instalado um dissipador de calor nela para enganar a central.
Quando efetuei a troca dos retentores de válvulas aproveitei e já troquei a válvula termostática, como resolvi o problema bem no inicio e a manutenção do carro é sempre a risca não tinha sinais severos de carbonização no motor e não foi necessário a retirada do cabeçote. Aproveitei também e troquei os anéis de vedação do VANOS, já que se desse problema o retrabalho seria muito grande e também aproveitei para trocar o óleo e o filtro do cambio já que o carro iria ficar alguns dias na oficina.

Tem mais ou menos 01 ano e meio que estou rodando com o carro com a válvula termostática de 85ºC instalada e não tive mais nenhum problema com o motor, nem problema de tubos de arrefecimento ressecando nem nada.
Uso o carro quase todos os dias para ir ao trabalho e viajo de vez em quando com ele e até o momento tudo certo, temperatura do motor sempre em torno de 87ºC a 90ºC e não senti alteração significativa no consumo. Creio que essa ação de baixar a temperatura do motor também reflita positivamente no cambio automático já que ele usa o sistema de arrefecimento do motor para refrigerar o óleo do cambio.

Para ajudar depois também troquei o catalisador restritivo por um de alto fluxo e troquei filtro de ar por um K&N inbox para melhorar o fluxo de gases e reduzir a retenção de calor na área de escape.
Pode ser impressão minha, mas sinto o funcionamento do conjunto mecânico (Motor e Cambio) do carro bem mais estável e acho que até com uma resposta um pouco mais rápida. Rsrsrs

Qualquer dúvida ou sugestão deixe um comentário.

Att...
Vinicius Rodrigues de Paula
Avatar do usuário
viniciusrp-br
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 8
Registrado em: 20 Jan 2017, 10:54
Localização: Brasília - DF
Modelo:
Localização:

Re: Temperatura e Problemas Crônicos Motor N46B20

Mensagempor B_M_W_alker » 18 Mai 2020, 11:22

Avatar do usuário
B_M_W_alker
Quadro de Honra
Quadro de Honra
 
Mensagens: 2357
Registrado em: 06 Jun 2017, 09:20
Localização: São Paulo/SP
Modelo:
Localização:

Re: Temperatura e Problemas Crônicos Motor N46B20

Mensagempor ftoazza » 11 Jul 2020, 19:53

Ótimo relato, minha m235i também acho que cozinha o cofre devido a alta temperatura de trabalho, vou procurar uma válvula e seguir o teu exemplo, agora no inverno do Sul até vai mas no verão por aqui costuma fazer até 42 graus!!! Obrigado pelo relato me inspirou a fazer também.
ftoazza
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 7
Registrado em: 27 Abr 2020, 11:04
Modelo:
Localização:


Voltar para Serie 1 - (118i, 120i, 130i, 120i Cabrio e 135i Coupé ) (E87, E81, E82, E88...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes