BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

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BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

Mensagempor B_M_W_alker » 28 Fev 2019, 14:47

Boa tarde Bimmers!!!
BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão.

"O BMW 328i é uma versão intermediária do Série 3, modelo de tamanho médio da marca de luxo sediada na Baviera. Esta opção surgiu nos anos 90, quando a famosa geração E36 chegou ao Brasil e tornou o sedã alemão um dos mais cultuados no segmento premium no país.
Mas, o BMW 328i chegou apenas para consolidar o que o 325i havia feito inicialmente por aqui.
De lá para cá, essa versão passou a fazer parte do portfólio de produto da Série 3, embora não tenha sido renovada para a atual geração G20 que, por ora, a substituiu pelo 330i, recém-chegado ao mercado brasileiro através de pré-venda pelo preço inicial de R$ 269.950.
Em quatro gerações, o BMW 328i saltou de 190 para 241 cavalos, passando de um grande motor seis em linha aspirado para um compacto quatro cilindros turbinado.
O câmbio também evoluiu, indo de cinco para oito marchas, mas em todas as gerações e alterações, o modelo manteve a tração traseira, fielmente ligada ao DNA da BMW.
O BMW 328i foi oferecido em carrocerias sedã, cupê, conversível e perua, sendo que no Brasil, é possível encontrar unidades usadas no mercado com preços a partir de R$ 17.000, agradando tanto a entusiastas de carros antigos, quanto aqueles que apreciam um carro de luxo com bom desempenho e custo aceitável para a proposta, de forma geral."
Modelos:
BMW 328i (E36)
BMW 328i (E46)
BMW 328i (E90)
BMW 328i (F30)


BMW 328i (E36)

"O BMW Série 3 é o sucesso da Série 02 “Neue Klass” de 1966, que salvou a BMW da falência e transformou a marca em premium. A primeira geração, a E21 de 1975, ia somente até a versão 323i. Feita até 1994, a clássica E30 de 1982 também não foi além do 325i. Com este, a E36 do começo dos anos 90 se iniciou, mas isso mudaria alguns anos depois.
A partir de 1995, o E36 ganhou o BMW 328i. Esta opção substituía o famoso 325i – que fizera sucesso no Brasil com unidades importadas dos EUA e da Alemanha – solidificando a estrada que o luxuoso abrira no reinício das importações brasileiras.
Esta geração foi muito feliz e é considerada por fãs e entusiastas como a melhor da história do Série 3.
Com um design sóbrio e ao mesmo tempo sofisticado, o BMW 328i era a expressão do luxo e da performance, já que em seu coração batia o enorme motor de seis cilindros em linha M52B28, um 2.8 com duplo comando de válvulas no cabeçote, entregando 193 cavalos a 5.300 rpm e 28,6 kgfm a 3.950 rpm.
O propulsor a gasolina era montado junto com um câmbio automático de 5 marchas no Brasil, embora houvesse opção manual no exterior. Pesando 1.435 kg, o BMW 328i de 1995 voava baixo, indo de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e tendo máxima de 232 km/h. O consumo urbano era em média 7 km/l, enquanto o rodoviário era de 11 km/l.
A geração E36 exibia um layout realmente atraente e equilibrado. A frente era baixa e trazia um conjunto ótico de faróis duplos e grade dupla com arcos cromados. Esta era integrada ao desenho do capô, sendo assim pouco mais proeminente.
O para-choque era bem horizontalizado, tendo grade contínua na parte inferior, onde abrigava também dois vistosos faróis de neblina.
Com frente geralmente bem baixa, o BMW 328i E36 tinha saias de rodas envolventes, boa área envidraçada, maçanetas das portas embutidas e retrovisores retangulares de bom tamanho.
A traseira tinha um porta-malas pouco saliente e lanternas quase quadradas, mas bem delineadas no conjunto. O para-choque seguia o mesmo estilo com acabamento cinza, como era característico de toda a base do sedã.
O escape duplo não tinha adornos e sua discrição só desaparecia ao som do belo ronco grave. As rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 205/60 R15 tinha desenho elegante, pouco esportivo, no entanto.
Com um dos interiores mais bem desenhados entre os carros de luxo, o BMW 328i tinha painel com difusores e console direcionados para o motorista, que apreciava um cluster analógico e clássico, bem amplo e visível.
Os hodômetros eram digitais. O volante de quatro raios tem desenho atraente e airbag.
O ar condicionado era automático e programável, enquanto o sistema de áudio era bem completo (e complexo) para a época. Uma característica marcante do BMW 328i era o túnel central com alavanca de câmbio em estilo manche, bem como comandos dos vidros elétricos no entorno da transmissão.
Equipado com teto solar elétrico, o BMW 328i E36 era um carro com bancos em couro e muitas outras comodidades, mas com bom espaço para a categoria e um porta-malas com 435 litros. O tanque, por exemplo, era enorme: 65 litros.
O sedã media 4,433 m de comprimento, 1,698 m de largura, 1,393 m de altura e exatos 2,700 m de entre eixos.
O BMW 328i teve no exterior, problemas com alto teor de enxofre no combustível, que afetou duramente a vida útil dos primeiros motores M52. Em alguns mercados, o modelo cupê recebeu a designação 328is para ser mais exclusivo em relação ao sedã e perua, que eram mais populares. Aliás, a perua Touring gerou admiradores por aqui."




BMW 328i (E46)

"O sucesso da E36 fez com que a BMW lançasse em 1997 a geração E46, uma boa evolução que também foi bem recebida no Brasil. Com ela, manteve-se o BMW 328i, que ganhou contornos mais suaves em relação ao ainda bem retilíneo modelo anterior.
Um dos mais belos Série 3 já feitos, este modelo incorporou parte ínfima da tendência new age da época, que produziu modelos desastrosos em várias partes do mundo. O BMW 328i E46 tinha uma carroceria mais envolvente, reduzindo o arrasto aerodinâmico de 0,32 de cx do E36 para 0,31 de cx.
A frente ficou menos baixa visualmente, porém, mais curvada e com capô fundindo-se com a grade dupla clássica. Os faróis duplos ficavam ainda dentro de uma única lente, agora mais suavizada.
Chama atenção os piscas laranjas e independentes.
O para-choque da BMW 328i tinha três níveis com protetor emborrachado, faróis de neblina e, mais abaixo, a grade contínua. A área envidraçada continuava grande e agora as linhas eram mais esguias, especialmente as colunas C, sempre bem vistosas e robustas, que desciam sobre uma traseira curta e suavemente inclinada para trás, dando fluidez ao conjunto.
Assim, a tampa do porta-malas ficava mais proeminente, bem como o topo das lanternas triangulares, que tinha prolongamentos no bagageiro, incluindo as luzes de ré. Nesta ainda ficava a placa em um local amplo e iluminado, devidamente.
O para-choque vinha com duas linhas de expressão e o escape duplo era ainda mais discreto.
As rodas de liga leve de sete raios eram quase universais e eram calçadas com pneus 205/55 R16. Por dentro, o BMW 328i agora tinha volante multifuncional com o mesmo estilo do anterior, mas com comandos de mídia e piloto automático.
Outro volante, de três raios, era oferecido no exterior.
O painel deixou de ser tão exclusivo, seguindo tendência da época, mas com detalhes em madeira e materiais de primeira. O sistema de áudio com CD (6 discos) era embutido, enquanto o ar condicionado automático era outro destaque.
O cluster ganhara um econômetro, item que seguiria vários modelos da BMW nos anos seguintes. O console central tinha acabamento em madeira, tanto no automático quanto no manual.
Bancos elétricos com memória e teto solar elétrico eram alguns dos itens oferecidos no BMW 328i, que tinha 4,471 m de comprimento, 1,739 m de comprimento, 1,415 m em altura e 2,725 m de entre eixos. O porta-malas tinha 440 litros, 5 a mais que o E36 e o espaço interno ampliara pouco.
Pesando 1.430 kg, 5 kg a menos, o BMW 328i E46 vinha com o mesmo M52, só que na versão B28TU com 2.8 litros e os mesmos 193 cavalos, mas a 5.300 rpm.
O torque também era o mesmo: 28,6 kgfm, só que agora em rotação mais baixa, de 3.500 rpm.
O câmbio permanecia em cinco marchas no automático, fazendo com que o bólido fosse de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos com máxima de 237 km/h. Perdeu-se em aceleração, mas ganhou-se em final, pouco.
O consumo piorou, fazendo média de 5,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. O tanque ficou 2 litros menor, armazenando 63 litros.
Lá fora, o BMW 328i foi vendido como 328Ci na versão cupê, mas felizmente não existiu na desastrosa variante hatch, que se seguiu ao Série 3 Compact do E36.
Com o novo motor M54 de seis cilindros e 3.0 litros, que chegou a 228 cavalos na época, a versão deixou de ser oferecida momentaneamente a partir de 2000."




BMW 328i (E90)

"Mas, o BMW 328i voltaria na geração E90. Essa chama atenção por um motivo básico, não foi vendida no mercado brasileiro. O modelo surgiu em 2005, mas só dois anos depois, lá fora, é que a versão desta matéria apareceu.
Com linhas bem envolventes, o luxuoso alemão ficou muito atraente em termos de estilo.
Ganhando faróis duplos de xênon com os famosos “angel eyes” de LED envolventes, assim como vincos bem suaves e contornos fluidos, criando um perfil bem aerodinâmico.
A grade dupla foi ampliada e voltou a fundir-se com o para-choque, agora com um “V” centralizado e grade inferior em três partes, devidamente com faróis de neblina.
Ainda com linha de cintura baixa e grande área envidraçada, o BMW 328i E90 perdeu-se no início do caminho. As lanternas traseiras antes da atualização eram de tamanho mal gosto, que simplesmente ofuscavam negativamente o conjunto da obra.
Sedã e perua chegavam a ser anedóticos com os “olhos” engraçados que formavam as lanternas.
Cupé e conversível se salvaram com lanternas horizontais de design realmente moderno e que denotavam o nível da proposta do BMW 328i E90. Deve-se lembrar que o Série 3 cabrio dessa época é o único com teto rígido dobrável.
O facelift de meia vida do modelo trouxe um visual melhor.
Adotando faróis duplos maiores e com sobrancelhas elevadas, dando um olhar mais aguçado ao BMW 328i. O para-choque foi suavizado, mas as lanternas ganharam contornos mais adequados, entretanto, ainda muito distante do conjunto visto nos cupê e conversível, que acabaram mantendo o que já era bom.
Com tamanho que variava de 4,52 a 4,61 m de comprimento, assim como largura indo de 1,78 a 1,82 m, o BMW 328i chegou a ter de 1,38 a 1,42 m de altura, porém, sempre com 2,76 m de entre eixos.
Dotado de interior mais amplo, assim como porta-malas, o E90 também não foi tão bem no estilo interior.
O painel com duas curvaturas para cluster e multimídia não agradam visualmente, embora a instrumentação clássica seja apreciável. O aplique prata no conjunto frontal reduziu a impressão de luxo que a E46 tinha.
O volante de três raios tinha bom aspecto, apesar do túnel e demais elementos parecerem muito mais funcionais do que elegantes.
Pode-se dizer que a E90 nasceu estilisticamente ruim e depois foi suavizada. Pelo menos na motorização, o BMW 328i evoluiu bem com o propulsor N52B30 com 3.0 litros e seis cilindros em linha.
Usado na versão entre 2007 e 2013, esse motor entregava normalmente 234 cavalos e 27,5 kgfm.
Último seis em linha do BMW 328i, o N52 fazia o bólido ir de 0 a 100 km/h em 7 segundos e ter máxima de mais de 240 km/h. O câmbio automático já era de seis marchas e a tração devidamente traseira.
E assim, a geração E90 findou em 2013 levando junto esta versão, mas a próxima renderia uma mudança significativa."




BMW 328i (F30)

"Em 2013, a geração F30 surgiu como um excelente projeto. Dessa vez a Série 3 perdeu os conversível e cupê, que viraram Série 4. Entretanto, ganhou a fastback chamada Gran Turismo. Em todas, o BMW 328i esteve presente.
Além disso, foi a primeira vez que o modelo passou a ser feito em Araquari, Santa Catarina.
Além disso, foi o primeiro Série 3 Flex e o primeiro 328i sem motor de seis cilindros. Com um estilo muito superior ao anterior, este BMW ampliou ainda mais as fronteiras para a marca, sendo feito na Alemanha (duas fábricas), África do Sul, Brasil, China (em versão longa), Egito, Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e Rússia.
Amplamente vendido no Brasil, o BMW 328i F30 foi bem-sucedido e ainda é emplacado por aqui, já que a geração G20 apenas começou a ter pré-venda, sendo inicialmente importada da Alemanha.
No mercado, o modelo parte de R$ 169.950, sendo que o 328i é o topo de linha com preço de R$ 259.950, no pacote M Sport. No mercado de usados, os preços começam em R$ 76.000.
Geração bem pensada, a F30 aboliu o motor de seis cilindros até o BMW 328i, adotando em seu lugar um propulsor novo, o N20B20 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros e feito totalmente em alumínio, tendo turbocompressor com intercooler, injeção direta de combustível e tecnologia flex.
Inicialmente, o N20B20 do BMW 328i F30 entregava inicialmente 245 cavalos a 5.000 rpm e 35,7 kgfm a 1.250 rpm. Além disso, ele veio ainda com transmissão ZF 8HP de oito marchas, tendo também sistema Start&Stop, bem como a tração traseira.
Pesando 1.430 kg, o sedã de luxo alemão feito no Brasil vai de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e tem máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.
Não só potente, o N20B20 é também econômico, fazendo bons 9,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.
A eficiência energética desse propulsor motivou a BMW a evoluir para o B48, um novo motor, ainda mais potente. Mas, o BMW 328i F30 evoluiu para a versão flex, cujo Start&Stop só é funcional com gasolina.
O desempenho não mudou, mas o consumo sim. Na média piorou, fazendo na gasolina 9,8 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. No etanol, 6,4 e 8,5 km/l, respectivamente.
Com coeficiente aerodinâmico de 0,29 de cx, o BMW 328i F30 mede 4,624 m de comprimento, 1,811 m de largura, 1,429 m de altura e 2,810 m de entre eixos.
Tendo 480 litros no porta-malas e mais 60 no tanque, o modelo tem ainda bom espaço interno e plataforma muito equilibrada e rígida.
Até 2015, o BMW 328i F30 foi vendido em sua versão padrão, mas a partir de 2016, ganhou o pacote M Sport, que deu um ar mais esportivo ao modelo, incorporando um kit aerodinâmico da divisão M com spoilers pronunciados, saias laterais e defletor de ar traseiro, assim como linhas mais expressivas.
A suspensão ganhou um ajuste mais esportivo, enquanto as rodas de liga leve M Sport com aros 19 polegadas vêm com pneus 225/40 R19 na frente e 255/35 R19 atrás. Agora o peso já está em 1.455 kg com as alterações.
No visual, o BMW 328i tem um aspecto sofisticado na geração F30, ganhando faróis full LED duplos com luzes diurnas em LED, mais prolongamento integrado à grade dupla tradicional.
Fiel ao DNA, o sedã de luxo mantém uma área envidraçada muito boa, assim como queda suave na traseira e porta-malas curto.
As lanternas são bipartidas pela tampa do porta-malas e apresentam visual adequado, ainda não superando os cupê e conversível da geração E90. Capô longo e cabine recuada são características marcantes do BMW 328i.
Por dentro, o painel apresenta um visual esportivo, contando com cluster analógico de aspecto antiquado, mas agradável pela ligação com o passado. Ele é até moderno em relação ao X1, por exemplo, que é mais “old school”.
O desenho do conjunto frontal é leve e destaca a tela fixa da multimídia, tendo ainda materiais soft e aplique metálicos, tendo comandos de mídia e ar condicionado dual zone físicos, bem como botão de navegação do BMW ConnectedDrive no túnel central.
A alavanca tipo joystick é um charme a mais, enquanto o volante de três raios M com paddle shifts bem proeminentes, chama atenção pelo visual esportivo."




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