BMW 840d xDrive: Diesel, com muita honra!

Notícias sobre a BMW

BMW 840d xDrive: Diesel, com muita honra!

Mensagempor B_M_W_alker » 18 Fev 2019, 17:41

Boa tarde Bimmers!!!
BMW 840d xDrive: Diesel, com muita honra!

"O regresso da Série 8 na BMW serve para substituir a Série 6 e subir a parada. Mas será que um grande coupé de luxo como este tem no motor Diesel o seu melhor aliado?…
Chuva, muita chuva caiu nos dias em que estive a testar o novo Série 8. Claro que há muito tempo que deixei de me afetar com isso, mais vale encarar as coisas como elas são, em vez de ficar a vociferar inutilmente em direção ao céu. Mas, desta vez, o São Pedro testou mesmo a minha paciência, pois foi no dia em que pude rumar (remar…) à serra para testar o comportamento dinâmico numa estrada com excelentes curvas, que a chuva caiu ainda com mais força. O piso passou de molhado a encharcado, o limpa para-brisas passou do automático para a máxima velocidade e, mesmo assim, mal conseguia ver a estrada à minha frente, tanto mais que as nuvens negras faziam o dia parecer noite.
A meu favor tinha o facto de o 840d estar equipado com tração às quatro rodas, direção às rodas traseiras e caixa automática, como todos os Série 8.
Este 840d usa um motor 3.0 de seis cilindros em linha com dois turbocompressores, debitando 320 cv e 680 Nm de binário máximo. Mas o que começa por impressionar, assim que se coloca este Diesel em marcha, é a sua suavidade e baixa vibração. Claro que há um sintetizador de som que emite uma melodia desportiva, e que varia consoante o modo de condução escolhido. Mas, mesmo de fora, este Diesel é muito discreto e equilibrado.
A subida de regime é ultra-suave e sem esforço, chegando ao “red-line” incrivelmente depressa. Em cidade, a caixa automática é a aliada perfeita para uma condução suave e fácil, tanto mais que a visibilidade para diante é desafogada e para as outras direções estão lá as câmaras de vídeo. A direção às rodas traseiras (roda 2,5 graus no máximo) faz o carro “encolher” nas ruas mais estreitas e nas manobras. O efeito chega a surpreender, nas primeiras mudanças de direção, tanto mais que a assistência da direção a torna realmente leve.
Com os limpa para-brisas no máximo e mesmo assim sem ver a estrada em condições, o que me obrigou a usar a memória para algumas trajetórias mais delicadas, a confiança que o 840d dá é impressionante. Não só porque a atitude de alta eficiência promove uma progressão no terreno fabulosa, mas sobretudo porque o exercício se faz com excelente comunicação entre a estrada, o carro e o condutor. Não há surpresas desconfortáveis, não há “momentos” como dizem os pilotos de ralis. Tudo se passa realmente muito depressa, mesmo com imensa chuva, mas com total controlo do condutor e com a sensação de que o carro é mais pequeno e mais leve. A única coisa que se pede ao condutor é que vá com os olhos bem abertos e respeite as distâncias de travagem pois, por melhor que sejam os travões, a água exige sempre mais espaço para reduzir a velocidade.
Quanto ao motor Diesel, a andar a este nível, facilmente atinge os 20 l/100 km, o valor máximo que o computador admite. Mas a verdade é que o seu desempenho não deixa queixumes, pelo contrário, mostra como um Diesel pode ser refinado, ter imensa força e não gastar demasiado."



Vejam notícia: http://targa67.motor24.pt/bmw-840d-xdri ... ita-honra/
Abraços.
Walker.
Avatar do usuário
B_M_W_alker
Quadro de Honra
Quadro de Honra
 
Mensagens: 2357
Registrado em: 06 Jun 2017, 09:20
Localização: São Paulo/SP
Modelo:
Localização:

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante