Duvida sobre a função ECOPRO (limite ECOPRO)

Discussões gerais sobre a BMW

Duvida sobre a função ECOPRO (limite ECOPRO)

Mensagempor PilotMartyMcFly » 24 Dez 2013, 12:53

Pessoal,

Essa é a primeira viagem que estou fazendo com a Bimmer e queria tirar uma duvida. Até então, eu programei o "Limite ECOPRO" até 90km/h, pois assim ele me da uma eficiência de "Potencial do ECOPRO" de 100%, com a climatizacao ECOPRO ligada tb.

Então, acima dessa velocidade o computador de bordo que fica na frente do motorista não mostrava mais os KMs ganhos, ou seja, aquela informação em azul indicando quantos quilômetros vc está ganhando fica na cor cinza e para de ser atualizada.

Agora a duvida. Na estrada, como vim quase que o tempo inteiro acima de 100 km/h, ajustei o " Limite ECOPRO" para os 130km/h (esse é o limite máximo que dá para setar) e até essa velocidade ele continua atualizando os KMs que estou ganhando, mas o % de efetividade(potencial do ECOPRO em %) cai consideravelmente e não fica mais em 100%.

Alguém consegue entender pq isso acontece?

Abs
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Re: Duvida sobre a função ECOPRO (limite ECOPRO)

Mensagempor camagomes » 21 Jan 2014, 19:51

Pilot, eu acho que como você está com uma velocidade que exige mais do motor, o ECO não consegue ter a máxima efetidade e te mostra que mesmo com o ECO ligado, você terá apenas uma efetividade de economia de tantos % do limite máximo. Ou seja, a 90 km/h, você consegue o máximo de economia do motor, já a 130 km/h, você terá apenas tantos % desse máximo de ecomomia. Eu penso assim, não sei se consegui escrever da maneira que pensei kkkk. Espero ter ajudado.

Abraços
BMW 316i - 2014 - BRANCA
Avatar do usuário
camagomes
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 66
Registrado em: 18 Jan 2014, 17:34
Modelo:

Re: Duvida sobre a função ECOPRO (limite ECOPRO)

Mensagempor PilotMartyMcFly » 22 Jan 2014, 09:24

Pode ser isso mesmo camagomes, engraçado que o manual tem pouquíssima informação.

Abs!
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Re: Duvida sobre a função ECOPRO (limite ECOPRO)

Mensagempor Olive » 18 Jun 2014, 20:22

Queria aproveitar o tópico, evitando abrir um novo, para um breve relato. Tenho uma 320i com poucos quilômetros rodados. Fiz duas viagens de 200km cada na mesma estrada, mesma cidade e observei o seguinte: viajando tranquilo a 120km/hora, estrada com pouco movimento, ar condicionado ligado, deixei no modo ECO na ida e no CONFORT na volta. Nas duas viagens, gastei MAIS combustível no modo ECO (entre 11 e 12 km/l e entre 13 e 14 km/l no modo CONFORT). Faz sentido?
Olive
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 35
Registrado em: 16 Mai 2014, 23:12
Modelo:

Re: Duvida sobre a função ECOPRO (limite ECOPRO)

Mensagempor Tulio » 19 Jun 2014, 10:15

Olá oliver, quando o carro esta em modo ecopro e vc precisa de motor para ultrapassar alguém , vc acaba precisando pisar mais no acelerador , consequentemente gasta mais, neste caso é melhor vc desligar o ecopro e após isto ligar novamente, foi o que eu observei na minha x1. Teste e me fale depois se confirma a minha observação . Um abraço tulio
Tulio
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Jun 2014, 09:46
Modelo:

Re: Duvida sobre a função ECOPRO (limite ECOPRO)

Mensagempor Olive » 20 Jun 2014, 15:50

Olá, Túlio. Obrigado pelo comentário. Faz realmente sentido o que você disse mas descobri uma outra coisa que talvez ajude na explicação. Quando verifiquei o setup do modo ECO, lá onde você define a velocidade a partir da qual o carro deixa o modo ECO e entra no CONFORT, vi que marcava 90km/h - eu mesmo fiz isso dias antes e não me lembrava. Como viajei quase sempre a mais de 90km/h, não usei o modo ECO o tempo todo, na realidade. Isso só não explica porque, mesmo assim, gastei mais combustível no modo "mais ou menos ECO" visto que, mesmo andando a 100-120km/h, foram vários os momentos de velocidade reduzida para radares, quebra-molas, caminhões etc, ou seja, acabei usando o modo ECO durante uma parte do percurso. Vou testar novamente e seguir sua idéia. Configurei agora a velocidade para 130km/h para garantir que estarei no modo ECO a maior parte do tempo. Como viajo toda semana, na próxima digo o que aconteceu. Pode ser que não compense viajar no modo ECO...
Um abraço
Olive
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 35
Registrado em: 16 Mai 2014, 23:12
Modelo:

Re: Duvida sobre a função ECOPRO (limite ECOPRO)

Mensagempor Tulio » 20 Jun 2014, 22:41

Olá oliver, fico no aguardo, boa viagem, um abraço .
Tulio
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Jun 2014, 09:46
Modelo:

Re: Duvida sobre a função ECOPRO (limite ECOPRO)

Mensagempor PilotMartyMcFly » 20 Jun 2014, 23:03

Olha, é para no modo Ecopro ela ficar mais econômica principalmente por uma razão: A turbina praticamente não vai entrar. Você teria que pisar muito no acelerador para a turbina entrar e quando a turbina entra em funcionamento resultado é mais gasto de combustível(e mais potência).

No caso de você ficar rodando em modo Eco, você só estará usando o motor 2.0(no meu caso agora, 1.6) sem o turbo, ou seja, é para economizar mais. Fora a configuração do acelerador e etc.

Perceba que o modo EcoPro só fica ativado quando aquele contador de quantos quilômetros você está "ganhando" fica na cor azul. Quando ele fica cinza, o modo já não está mais em funcionamento. Eu cheguei a fazer na estrada no modo Eco com o meu carro 16.2 km/l, em um trecho de 20 minutos a 120 kms/h, voltando de SP para Ctba.
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Re: Duvida sobre a função ECOPRO (limite ECOPRO)

Mensagempor Olive » 21 Jun 2014, 14:27

Imagino que no modo ECO o carro deve mesmo ficar mais econômico... Mas foi boa essa dica de o marcador do kms "ganhos" ficar azul ou cinza, não sabia disso. Vou observar com mais cuidado e anotar tudo na próxima viagem. Obrigado pelo comentário.
Um abraço
Olive
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 35
Registrado em: 16 Mai 2014, 23:12
Modelo:

Re: Duvida sobre a função ECOPRO (limite ECOPRO)

Mensagempor Olive » 21 Jun 2014, 14:30

Imagino que no modo ECO o carro deve mesmo ficar mais econômico... Mas foi boa essa dica de o marcador do kms "ganhos" ficar azul ou cinza, não sabia disso. Vou observar com mais cuidado e anotar tudo na próxima viagem. Obrigado pelo comentário.
Um abraço
Olive
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 35
Registrado em: 16 Mai 2014, 23:12
Modelo:

Próximo

Voltar para Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes