Página 1 de 1

RESOLVIDO! 540i luz do oleo acendendo com oleo no nivel

MensagemEnviado: 13 Mai 2016, 13:34
por OPALEIRO
Amigos, estou com um problema a 1 mes e ja não sei oque fazer.

Sempre mexi nos motores dos meus carros mas as Bmw definitivamente tem algum mistério.

Ja tive uma vez, e a 1 mes comprei novamente uma 540i, 96.. a primeira duvida fica ai pois uns falam que ela é 4.4 (com Vanos), e outros dizem que esse ano é 4.0 sem VANOS.

Tudo bem, o problema apareceu depois, o carro estava a um tempo parado com o antigo proprietario, então assim que comprei trouxe no guincho, troquei eu mesmo, todos os 8 litros de oleo do motor, filtro de oleo, filtro de ar, filtro de combustivel e coloquei velas novas de Iridium. (Tambem coloquei um aditivo pro oleo que pelo jeito é o melhor do mundo chamado Militec-1).

Pois bem, rodei durante um mês com o carro, com o maximo de cuidado, esperando esquentar pra sair, não subindo giro.. o consumo com as trocas foi de 3 km/l pra 6 km/l no computador...

Mas domingo passado peguei um transito, e quando estava parado a luz do oleo piscou algumas vezes, e 2 minutos depois acendeu de vez, junto com a msg 'baj. aceite'.. (a temperatura não saiu do meio) o carro chegou a morrer e soltar muita fumaça por baixo !! Completei com mais 2 litros de oleo 5w40 que uso.. esperei esfriar.. entao liguei e foi normal, nenhuma mensagem, nenhum barulho, normal... 30 minutos depois a luz acende novamente...

Como ja estava a noite nao parei e fui até em casa, a fumaça saia em baixo mas a temperatura não saiu do meio) quando cheguei após esfriar vi a vareta do oleo e estava muito acima do maximo... mas muito.. e fui olhar o radiador completamente vazio.

Completei com quase 10 litros.. quando vi que tem um vazamento na parte de cima do radiador.. a pergunta é..
1 - a agua muito baixa pode ter feito o oleo ficar mto fino e fazer a luz acender ??
2 - A agua baixa pode não chegar no sensor quando o carro aqueceu e por isso a temperatura se manteve no meio ??
3 - eu montei o filtro (refil) e veio uma arruelinha bem fininha que não descobri onde colocar, isso pode interferir na pressão do óleo ?? (não é da do bujão que essa eu coloquei)

Agradeço muito aos que puderem ajudar.

Re: 540i acende a luz do oleo e fumaça com oleo no nivel.

MensagemEnviado: 17 Mai 2016, 07:51
por Odenir
Você vai ter que tirar o vazamento de água do seu radiador, ao colocar a água terá que sangrar bem para não ficar ar, quanto a luz do óleo, pode sim ser essa arruela que falou, ache onde vai e coloque, a fumaça que falou não era da água evaporando? talvez tenha acendido a luz do óleo por causa do aquecimento do motor, algum outro sensor detectou a avaria e acendeu a luz.

Re: 540i acende a luz do oleo e fumaça com oleo no nivel.

MensagemEnviado: 17 Mai 2016, 13:50
por OPALEIRO
O problema é justamente essa arroela, que não tenho ideia onde fica !!

No kit do refil do filtro vieram 3 arruelas, uma larga de borracha que fica na tampa rosqueada do filtro, uma media que vai no bujão em baixo do carter.. e essa outra menor e fininha que encaixou em lugar nenhum.

Quando da superaquecimento do motor ela realmente acende a luz do oleo ??

Re: 540i acende a luz do oleo e fumaça com oleo no nivel.

MensagemEnviado: 17 Mai 2016, 15:21
por Odenir
Pode que outro sensor capte a anormalia e venha a acender a luz do óleo para avisar que há algum problema com o motor. Não deve ser o problema da arruela, onde vai o filtro fica selado com a tampa, não deixando escapar a pressão do óleo, o máximo que vai acontecer é de não filtrar totalmente o óleo.

Re: RESOLVIDO! 540i luz do oleo acendendo com oleo no nivel

MensagemEnviado: 27 Jun 2016, 19:04
por OPALEIRO
Resolvido: comprei um radiador novo, completei com agua e o problema desapareceu.

No final tudo foi ocasionado pela baixa de agua do radiador pelo furo (que não era pequeno), a temperatura aumentou porque o volume da agua que passava pelo cabeçote era minimo, mas o sensor nao detectou porque a pouca agua que circulava ainda estava sendo refrigerada pelo radiador. Ou seja a temperatura do cabeçote aumentou muito, mas no senso ainda estava 'no meio'. Por isso o oleo ficou tao fino que a luz detectou a baixa pressão e acendeu. Por isso eu sem olhar o nivel encharquei o motor de oleo, colocando 4 litros a mais e a luz do oleo continuava acendendo.. porque nao era o volume, era a temperatura do oleo o problema.

Enfim, radiador trocado e tudo resolvido, obrigado pela ajuda Odenir. E que fique de alerta caso alguem tambem passe por isso no futuro.

Re: RESOLVIDO! 540i luz do oleo acendendo com oleo no nivel

MensagemEnviado: 14 Jun 2017, 22:18
por alex belo
Opa .....Estava com esse problema na minha 540i 97....A luz do oleo começou a piscar depois que troquei a bomba dagua.....Quando desmontei. .tirei a polia viscosa. ...Acho que deve ter vazado o gel....da polia....E pois de montar tudo......percebi o carro estranho.....Luz piscando e o carro morrendo.......Aí li o seu relato. ....E na hora matei a charada. ....polia viscosa não estava acoplando. .....engraçado é que a temperatura não saiu do meio.....resolvido o meu problema também. ...Obrigado. ..Abraço

Re: RESOLVIDO! 540i luz do oleo acendendo com oleo no nivel

MensagemEnviado: 09 Dez 2017, 04:02
por FredRC
Um pouco tarde para a resposta, mas para ficar registrado para referência: A arroela pequena que veio com o filtro é para utilizar no parafuso que sangra o óleo na hora da troca.