Comportamento da suspensão do 320i Active Flex

Sessão destinada a Série 3

Re: Comportamento da suspensão do 320i Active Flex

Mensagempor mec0020 » 11 Abr 2014, 07:52

BMW 320 2014 ActiveFlex.
Avatar do usuário
mec0020
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 136
Registrado em: 07 Dez 2013, 19:26
Localização: Floripa - SC
Modelo:

Re: Comportamento da suspensão do 320i Active Flex

Mensagempor andre_morato » 11 Abr 2014, 14:20

andre_morato
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 16
Registrado em: 15 Mar 2014, 08:13
Modelo:

Re: Comportamento da suspensão do 320i Active Flex

Mensagempor PilotMartyMcFly » 11 Abr 2014, 14:38

Sim mec0020, atualmente estou com uma 118i, mas já tive 2 320i(uma 2011 e uma 2013 que fiquei por quase 2 meses), mas isso não vem ao caso.

A suspensão da 320 não sofre qualquer alteração ao mudar dos modos Eco, Confort ou Sport. Nada. Nenhuma 320 tem variação ativa de suspensão. Nem a 320, nem a 330 e assim por diante.

Somente as séries M e acima da série 5(e se eu não me engano, não são todas) que contam com esse opcional. Se alguém da loja falou para você que a 320 tem esse opcional, mentiu. Nem se você pedir para fabricarem um modelo 320 opcional para você, não existe mesmo.

A sensação que você tem é pelo fato do conjunto (direção, trocas do câmbio, aceleração) ficarem mais pacatos, dando a impressão que o carro está mais macio, mas não há qualquer ajuste de suspensão nela, sacou? Se tivesse seria um show e a 320 não seria vendida por menos de R$ 150k creio eu.

Se você tiver dúvidas, basta olhar por trás da roda que você verá a suspensão sem qualquer controle ativo eletrônico, contando com um amortecedor "padrão".
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Re: Comportamento da suspensão do 320i Active Flex

Mensagempor mec0020 » 14 Abr 2014, 09:28

Imagem


Esta foto foi returada de um informativo destes de cc sobre as funções da tecla de condução.
BMW 320 2014 ActiveFlex.
Avatar do usuário
mec0020
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 136
Registrado em: 07 Dez 2013, 19:26
Localização: Floripa - SC
Modelo:

Re: Comportamento da suspensão do 320i Active Flex

Mensagempor mec0020 » 14 Abr 2014, 09:53

Três modos de dirigir
No console central o comando de condução, item de série, ajusta a configuração do carro de acordo com as preferências pessoais do motorista. Todos os modelos oferecem três modos, Comfort, Sport e Eco Pro (este prioriza a economia de combustível). Em modelos BMW Sport Line e em carros equipados com a transmissão automática esportiva opcional de oito velocidades, direção esportiva variável ou suspensão adaptável, também há um quarto modo, o SPORT+.
Além do sistema mais econômico Eco Pro, o carro tem as tecnologias BMW EfficientDynamics de série, que incluem a Regeneração da Energia de Frenagem e direção eletromecânica, um compressor de ar-condicionado que se auto desconecta e pneus com menor resistência de rolagem. A função Auto Start/Stop vem de fábrica, tanto com a transmissão automática quanto manual de seis velocidades.

http://g1.globo.com/carros/noticia/2012 ... rie-1.html (fonte)
BMW 320 2014 ActiveFlex.
Avatar do usuário
mec0020
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 136
Registrado em: 07 Dez 2013, 19:26
Localização: Floripa - SC
Modelo:

Re: Comportamento da suspensão do 320i Active Flex

Mensagempor JorgeQ » 14 Abr 2014, 15:20

A diferença da minha em modo Comfort ou Sport+ é bastante perceptível, tanto no volante, quanto na rigidez da suspensão. Se eu balançar o carro no modo Comfort parece que ele flutua um pouco para amenizar o movimento, já no modo Sport ou Sport+, o carro fica bem mais duro.

Sobre a dúvida entre 320i e C180, também passei por esta dúvida. A Mercedes é linda por dentro e o atendimento que recebi nas concessionárias foi excelente, tão bom que até comentei com a vendedora. O que pesou contra a C180 foi a atualização que está por vir, achei que não compensava (mesmo com o preço promocional de 109k).

Já rodei 4 mil km com a minha 320i e estou gostando bastante, o carro é mais confortável e alto do que eu esperava, é forte, econômico e, segundo um amigo que tem C180, é mais macio que a MB, mesmo com pneus run flat. O único problema da BMW são as concessionárias, o atendimento em praticamente todas é péssimo, não sabem falar o preço das revisões, não sabem responder sobre algumas questões mais avançadas, te tratam como se você estivesse pedindo algum favor.

Agora estou procurando uma boa concessionária para fazer minhas revisões, que serão em média a cada 45 dias.

Abraço e boa compra.
JorgeQ
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 176
Registrado em: 05 Mar 2014, 08:04
Modelo:
Localização:

Re: Comportamento da suspensão do 320i Active Flex

Mensagempor PilotMartyMcFly » 15 Abr 2014, 08:10

mec0020, eu gostaria muito que essa informação fosse correta. Eu cheguei a perguntar exatamente sobre um folder semelhante a esse que você fotografou e o próprio pessoal da BMW me disse que estava errado. Eles fazem menção à série 3 como um todo(o que inclui também a série 3 M).

Veja que nessa última reportagem que você postou, diz que a 118i Sport tem suspensão esportiva variável, mas não tem. "Em modelos BMW Sport Line e em carros equipados com a transmissão automática esportiva opcional de oito velocidades, direção esportiva variável ou suspensão adaptável, também há um quarto modo, o SPORT+." Informação incorreta. Se eles falam só da série 1, tudo bem, pois existe a Serie 1 M, mas a reportagem dá uma impressão diferente.
Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2012 ... rie-1.html


Aqui nessa outra matéria também diz que a BMW 118i teria suspensão adaptavida. ERRADO " O equipamento de série mais incomum é o Drive Assist. Através de um botão no console, ele muda as configurações da suspensão, motor e transmissão, de acordo com a escolha do usuário."

Isso só está disponível na série M e não na Sport, assim como na 320, somente na série M, também está errado nessa reportagem. Esse "Sport Line" que eles colocam aqui não é a nossa "Sport" e sim a "M".

Inclusive algum leitor(que não fui eu) fez questão de escrever isso nos comentários, veja: "Reportagem tem vários erros! "No Comfort, a suspensão é rígida. " em TODOS os modos a suspensão é rígida....do jeito que o autor fala, sugere que a suspensão muda, mas ela não muda. Aliás, esses ajustes não tem esse nome de drive assist, não sei onde o NA inventou esse nome, até pq esse ele não ajuda em nada, só muda config do acelerador. "
Fonte:http://www.noticiasautomotivas.com.br/avaliacao-completa-bmw-118i-sport/

Informação sobre a série 3 retirada do site da BMW:
Imagem

Não há qualquer menção sobre suspensão adaptativa M entre os modos, se tivesse essa opção com certeza estaria aí.

Para tirar a dúvida, o ideal seria você ligar para uma loja e perguntar ao vendedor se a 320i (e não série 3, pois pode confundir o vendedor) possui suspensão variável de acordo com as seleções ECO, Confort, Sport.

Tem muito material errado circulando, as vezes até por má tradução. Outros fazem menção à série 3 e confundem.

Eu gostaria muito que tanto a 118i quanto a 320i tivessem amortecedores adaptativos, mas é fácil constatar isso, basta olhar embaixo do carro. Nem a 328 tem.
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Re: Comportamento da suspensão do 320i Active Flex

Mensagempor JorgeQ » 16 Abr 2014, 14:52

Será que somos vítimas do placebo? rs

Antes de comprar fiz um test-drive na Agulhas Negras e o próprio vendedor alterou o modo de condução de Sport para Comfort e disse as seguintes frases: "A gente brinca que no modo Comfort ela se torna uma Mercedes, pois a suspensão fica mais máfia, balança o volante para sentir como carro flutua..."

Na Europa existe o opcional "Adaptive Dampers", vários reviews no YouTube citam que vale a pena o comprador adicionar este opcional ao carro e acredito que ele esteja relacionado a suspensão. Alguém sabe se este opcional existe aqui, vem de série ou algo do tipo?

Sobre os catálogos com informações erradas tenho uma dúvida, foi citado que eles se referem apenas ao modelo M, porém eu tenho catálogos do começo do ano passado e nesta época o modelo M nem existia (M3 F30)... Seria muito cara de pau da parte da BMW mentir (ou maquiar) assim as características do carro.

Agora fiquei curioso para ter um veredicto. Alguma idéia para um teste?

Abraço pessoal.
JorgeQ
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 176
Registrado em: 05 Mar 2014, 08:04
Modelo:
Localização:

Re: Comportamento da suspensão do 320i Active Flex

Mensagempor JorgeQ » 16 Abr 2014, 15:01

Mais sobre o Adaptive Dumpers segundo o site da BMW:

Electronic Damper Control.
Electronic Damper Control (EDC) automatically or manually adjusts each damper to suit the driving conditions meaning you enjoy outstanding comfort along with the best in BMW on-road safety. EDC reduces variations in wheel load, ensures tyres have excellent traction and counteracts bodyshell movement regardless of the weight your automobile may be carrying or the state of the road's surface.

Sensors constantly monitor all factors influencing the vehicle's behaviour and occupants' comfort, in order to precisely adjust the damper control. In a fraction of a second, the signals are analysed by the EDC microprocessor and orders are sent to the actuators on the shock absorbers, which, with the help of magnetic valves, are variably adjusted to provide optimal suspension. Thanks to Electronic Damper Control, the tendency for the nose to dip when braking is practically eliminated. The influence of potholes and unevenness on the road surface is reduced to minimum.

In addition to increased driving comfort and improved roll characteristics on the tyres, EDC also contributes to vehicle stability and safety. By reducing the nose's tendency to dip when braking and improving the tyre traction, EDC shortens the braking distance when braking heavily. The damper adjustment means that even when braking with ABS the vehicle chassis remains upright on the road and all four wheels have the largest possible contact to the surface.

The Driving Experience Control switch with ECO PRO lets the driver choose between various programs (like COMFORT, NORMAL, SPORT or SPORT+) and adjust the suspension to suit his individual needs.

E agora, isto vem ou não para os carros brasileiros?

Dei uma olhada no site da BMW Brasil para Série 3 e realmente a parte que fala do modo Comfort está diferente, parece que foi editada. Talvez mais gente esteja reclamando desta propaganda enganosa (sinceramente não sei dizer se foi ou não sem querer).

http://www.bmw.com/com/en/insights/tech ... er_control
JorgeQ
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 176
Registrado em: 05 Mar 2014, 08:04
Modelo:
Localização:

Re: Comportamento da suspensão do 320i Active Flex

Mensagempor PilotMartyMcFly » 16 Abr 2014, 16:53

Pois é JorgeQ,

Eu acho que tenha mais sido por má tradução da BMW de alguns materiais de mídia do que por má fé.

Para acabar com a dúvida, acabei de ligar na BMW e confirmar.

Tanto os modelos 118i quanto o 320i tem suspensão adaptativa, que nada mais é do que uma suspensão independente por roda, que se adapta melhor às condições do terreno. Mas em nenhum momento, essa suspensão varia de acordo com as seleções entre os modos ECO, CONFORT ou SPORT. Ela é completamente FIXA, não fica mais rígida ou mais macia selecionando um modo ou outro. Se alguém tiver alguma dúvida, sugiro fazer como eu, ligue para a CCS.

Já as séries M ou acima da série 5 tem a suspensão ativa. Acontece que o que para nós é suspensão ativa, para a BMW gringa é Adaptive M suspension. Creio que isso cause grande confusão para os vendedores e clientes. A Adaptive M suspension realmente varia de acordo com os modos e pode ficar mais rígida ou mais macia.

Seria fácil constatar se o carro de vocês tem o "Adaptive M suspension". Em algum lugar do carro, tem que ter um reservatório de fluido que vai para os amortecedores e consequentemente, controlar essa rigidez da suspensão. Nos modelos BMW mais antigos (série 7 por exemplo), esse reservatório fica no cofre do motor.

Lembrando que fora do Brasil, não se vende BMW "pelada" como no Brasil, é tudo FULL. As que eles chamam de esportiva são as MPower.

Se você entrar aqui nesse link da M3, vai ver que estará lá falando sobre a Adaptive M suspension:
http://www.bmw.com/com/en/newvehicles/m ... index.html

Já na página da 320, esse item não está presente. Talvez até exista como opcional, mas creio que o preço não valeria a pena.

Mas se algum vendedor passou a informação de que a suspensão da 118 ou 320 fica mais dura ou mais macia de acordo com a seleção ECO, CONFORT ou SPORT, esse vendedor está equivocado, pois em ambas a suspensão não varia em nada de um modo para o outro. Creio que seja um problema de nomeclatura interna da BMW e que acaba confundindo.

Mesmo assim, aconselho a quem tiver dúvidas, ligar na BMW e perguntar se a suspensão do seu modelo varia ficando mais dura ou mais macia de acordo com as seleções ECO, CONFORT e SPORT.

Se alguém ligar também, depois poste a resposta. ;)
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

AnteriorPróximo

Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes