Tutorial construção de cabo JB4

Sessão destinada a Série 3

Tutorial construção de cabo JB4

Mensagempor sdamiao » 27 Set 2020, 14:54

Oi pessoal, estava há muito tempo querendo alterar meu JB4, então fui atrás do cabo para poder conectar o computador nele.
Depois de muito pesquisar nos fóruns gringos achei alguns tópicos, mas estava com dificuldade de entender qual cabo realmente o correto, fiz vários testes com um cabo USB normal que cortei de um carregador de celular velho, e simplesmente não funcionou, aparentemente é realmente obrigatório que seja um cabo chamado FTDI (Chip FTDI conversor para RS232), finalmente consegui fazer funcionar, então vou postar aqui o que utilizei e como conectei o cabo, espero que seja útil para quem precisar, lembrando que meu JB4 é EWG, meu carro é uma 320 2013 (pelo que me falaram as 2013 tem PWG e também EWG para válvulas westgate eletrônicas que é o caso do meu carro), não sei dizer se serve em todos os JB4, mas creio que sim.

Você vai precisar de:

Um conector DB9 Macho, como este(não precisa ser idêntico, os modelos variam, o importante é que seja macho):



Um cabo Cabo FTDI USB como este ( na descrição geralmente consta "para TTL RS232 ou FT232", eu comprei o de 6 vias, mas provavelmente o de 4 também funcione):



Eu achei o cabo e o conector em uma loja chamada SARAVATI, que fica na região da Santa Efigênia, fácil pra quem for de São Paulo (também entregam via Motoboy ou Correio), porém entrei agora pra pegar as imagens e vi que eles estão indisponíveis, de qualquer forma vou colocar os links abaixo:

Cabo:


Conector DB9:


Montagem do cabo:

O cabo terá que ser conectado com o GND, ou terra, o TXD ou Transmissão e o RXD ou Recepção somente. No JB4 a pinagem é diferente do convencional que os conectores DB9 geralmente usam, a Recepção, no caso deste cabo o fio de cor branca, vai no pino 1 do conector, seguem as cores a serem utilizadas e a foto da montagem - Preto: GND, Verde: TX, Branco: RX a serem conectados respectivamente no pino 5 GND, pino 3 TXD e pino 1 "DCD":





Notem que os demais fios devem ser isolados para que não entrem em contato com nada, e eu precisei remover o plate do conector para conseguir encaixar no JB4, abaixo uma imagem da conexão no aparelho.





Meu intuito aqui não é prosseguir em como conectar, qual software usar etc, mas seguem os links que utilizei como guia, e caso precisem podem manda msg que eu tento auxiliar como eu puder:

https://www.e90post.com/forums/showthread.php?t=359363

https://www.e90post.com/forums/showthread.php?t=641913
sdamiao
Novato
Novato
 
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Abr 2019, 17:12
Modelo:
Localização:

Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 27 visitantes