Manutenção de F30 é cara? Impressões após 1 ano com o carro

Sessão destinada a Série 3

Manutenção de F30 é cara? Impressões após 1 ano com o carro

Mensagempor edson83 » 23 Jul 2020, 21:21

Acho que todo mundo aqui tem um amigo que prefere comprar um carro popular zero KM, ruim de curva, ruim de aceleração, ruim de freio ruim de ruim (rs), com um acabamento medonho por R$70.000 ~ R$90.000, do que investir em uma F30, Mercedes Classe C ou Audi A3 ou A4 usados (2012 - 2016).

O motivo é simples: assim como existe aquela lenda de que TODO carro da Fiat é ruim (eu já tive um punto e o carrinho era Ok dentro da proposta), também impera a máxima de que MANUTENÇÃO DE BMW usada é impraticável e por isso o primeiro dono vende lá pelos 30.000km para pegar outra zero.

Pois bem, lá vai minha experiência.

Peguei minha 316i 2014 com 54.000km.

De lá para cá, troquei discos e fluido de freio, óleo e filtro do motor, 4 velas de iridium e a mangueira de ar da turbina. Todos por tempo e/ou desgaste natural, incluindo essa mangueira da turbina que a original da Mahle é UM LIXO ... um plástico bem vagabundo que resseca com o tempo (coloquei uma emborrachada agora).

Quanto gastei com peças?

Discos de freio
Discos traseiros Fremax: R$400,00 o par na SJ PARTS.
Discos dianteiro Fremax: R$350,00 o par no Mercado Car.
Total: R$750,00

Fiz um orçamento na Bavaria (oficina especializada BMW em SP) e só no jogo de discos queriam me cobrar mais de 2.000,00 DOIS MIL REAIS PELO MESMO PRODUTO, DA MESMA MARCA. PESQUISEM ANTES DE FECHAR!

Mangueira de ar da turbina
R$239,00 com frete grátis - entregou no dia seguinte ... melhor que a original da Mahle que é de um plástico bem vagabundo.

Orçamento da mesma peça na BIMMER: R$720,00 só de peça + R$220 de instalação.

Morreu nos R$239,00 pq eu mesmo fiz o serviço.

Velas
4 velas de iridium Bosch: R$230,00 na Sonnic Parts
+ R$220 de mão de obra na Bimmer... infelizmente eu não tinha a chave certa para fazer em casa. É mamão com açúcar trocar vela nesse motor da 316, 116 e 118i, desde que vc tenha a ferramenta certa.

Óleo e filtro do motor:
Troquei duas vezes (a cada 5000km +/-)
1a vez: MOTUL 6100 na Bavária: R$408,00
2a vez: MOTUL 6100 na A.R.M Auto Race Motorsport: R$445,00

Ai tem gente que diz: mas se quebrar o motor ou o câmbio, vc está ferrado ... Bem, se quebrar o motor ou um cambio de um vovorolla ou um sentra vc vai estar tão ferrado quanto ... faça manutenções no tempo certo para que não quebre :)

Resumo: preço de peças e produtos de revisão periódica são super tranquilos, desde que vc não seja inocente de comprar dentro das oficinas. Em termos de valores, pra mim fica mais ou menos o mesmo que eu paga para fazer as revisões de um C4 Hatch que tinha antes.

Só dá pra levar em oficina especializada BMW? Outro mito ... para o trivial do dia-a-dia, com trocar óleo, filtros, pastilhas, discos e sensores de freio, mangueiras ressecadas, velas e afins, o seu mecânico de confiança vai fazer o serviço com as mãos nas costas. É igual em qualquer outro carro (não estou falando aqui de mexer em câmbio, motor e afins).

Myth busted! Compre seu usadinho e use a cabeça para não morrer nas mãos de oficinas especializadas com as manutenções do dia-a-dia, que estão sempre prontas para extorquir o seu suado dinheiro.

Aliás, ponto positivo para a Bimmer, que apesar de ser careira com peças, está dentro do aceitável para mão de obra e aceita atender com as peças que vc comprar fora. Lá na Bavaria, vc quase deixa outra BMW pra eles só para fazer manutenção comum e fica num choro bravo para aceitarem colocar peças que vc não comprou com eles (inclusive cobram uma mão de obra mais caro por isso :o ).
edson83
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 48
Registrado em: 04 Jul 2016, 00:56
Modelo:
Localização:

Re: Manutenção de F30 é cara? Impressões após 1 ano com o ca

Mensagempor Potiguar » 24 Jul 2020, 12:31

Fala Edson, parabéns pelo post cara, pra quem tá assim como eu, pesquisando a primeira BMW, tá excelente seu relato. Eu nunca estive tão indeciso e receoso com a troca de um carro como estou agora. Estou saindo de um Civic 2015 em busca de uma 320i 17 ou 18. O receio inicial começou no valor do carro né, saindo de um na faixa dos 50 pra entrar na faixa dos 100 (2017) até 125 (em uma 2018 sport gp), além de ficar ouvindo "com esse valor compra tal carro zero...".

O sonho de ter a BMW é de infância, mas quando ficamos "mais velhos" e temos condições de, enfim, comprar uma, ai vem o "racional" querendo colocar areia no negócio kkkkk. É um IPVA um pouco mais caro, seguro maior, e a tão temida manutenções que você coloca muito bem ai. Tenho conversado com alguns proprietários, muitos que tinham esse mesmo receio que o meu e que hoje não se arrependem de ter feito esse upgrade.

Talvez pra muitos isso seja bobagem né (com dinheiro folgado também não teria estresse nenhum kkkk), mas pra muitos que ralam pra entrar no segmento premium creio que não seja uma preocupação inicial "normal". Como você faz com essas manutenções fora da CCS para registro do serviços no Idrive? Vi vídeos que mostram de forma simles como dá o resert na contagem da troca de óleo e demais coisas, mas para o registro no histórico só com um programa específico, né isso?

Como estou fora dos grandes centros, não tenho muitas opções (ou talvez nenhuma) que faça isso.

Sds
Potiguar
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 16
Registrado em: 19 Jan 2015, 09:09
Modelo:
Localização:

Re: Manutenção de F30 é cara? Impressões após 1 ano com o ca

Mensagempor RRSoares » 24 Jul 2020, 13:42

Bom relato, Edson
Avatar do usuário
RRSoares
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 204
Registrado em: 16 Nov 2017, 17:08
Modelo:
Localização:

Re: Manutenção de F30 é cara? Impressões após 1 ano com o ca

Mensagempor RRSoares » 24 Jul 2020, 13:46

Avatar do usuário
RRSoares
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 204
Registrado em: 16 Nov 2017, 17:08
Modelo:
Localização:

Re: Manutenção de F30 é cara? Impressões após 1 ano com o ca

Mensagempor edson83 » 24 Jul 2020, 20:16

Boa noite pessoal.

A revisão não fica registrada no idrive, porém sempre após a revisão, o mecânico "zera" aquele contador que mostra quando é a próxima revisão ... ai começa a contar do zero no painel do carro.
edson83
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 48
Registrado em: 04 Jul 2016, 00:56
Modelo:
Localização:

Re: Manutenção de F30 é cara? Impressões após 1 ano com o ca

Mensagempor edson83 » 24 Jul 2020, 20:25

Sobre o seguro, pesa um pouco mais mesmo ...

O meu ficou em R$3500,00, mas o prazer de sentar a bota em um carro que responde bem, com um câmbio excepcional já vale a pena. 37 anos, casado.
edson83
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 48
Registrado em: 04 Jul 2016, 00:56
Modelo:
Localização:

Re: Manutenção de F30 é cara? Impressões após 1 ano com o ca

Mensagempor aspmariano » 24 Jul 2020, 21:40

aspmariano
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jul 2018, 13:18
Modelo:
Localização:

Re: Manutenção de F30 é cara? Impressões após 1 ano com o ca

Mensagempor edson83 » 28 Jul 2020, 21:22

É isso ai aspmarinano.

BMW em geral vem com câmbio e motor "super-dimensionados" para o projeto, ou seja, com pouco investimento vc tem um brinquedo de 300cv de motor (no caso da 320 e 328)...

Daqui a uns 3 meses devo fazer o stage 1 na minha 316i ... no meu caso, o stage 2 daria no máximo uns 5cv a mais que o stage 1, então vou parar pelo 1 mesmo.

Um coisa legal de BM é que não é só questão de potência ... a f30 é um carro que é excelente de aerodinamica,faz curva em alta velocidade com segurança, sem contar a posição no cockpit ... vc fica bem baixo, pernas esticadas ... enfim é sensacional ... vale cada centavo.
edson83
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 48
Registrado em: 04 Jul 2016, 00:56
Modelo:
Localização:


Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 15 visitantes