Tutoriais Serie 3 (Índice)

Sessão destinada a Série 3

Re: Tutoriais Serie 3 (Índice)

Mensagempor gugganet » 03 Nov 2012, 07:24

Muito legal o tutorial das maçanetas e das pastilhas, ótima contribuição para o forum. ;)
gugganet
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor hugo clock » 13 Mar 2013, 13:21

Mias tutoriaissss ..!! mais tutoriaiss.... !!! Mto bom msmo os dois
Bmw e36 / 323 i / 170cv aut.
hugo clock
Ativo
Ativo

Modelo: e36 323i (170cv)aut

Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagempor FLY-SCHMITZ » 22 Jun 2013, 15:16

Estou postando outro tutorial, é um serviço simples, fiz em uma tarde de folga, ao final do serviço degustei uma breja alemã, a Erdinger, em homenagem à essa jóia da engenharia automobilística, feita pelos meus antepassados alemães.
Primeiro, não sou mecãnico, sou piloto de uma companhia aérea brasileira que tem nome de carro...rsrsrs
Portanto, quando faço reparos e manutenções no meu BMW, faço por conta e risco, se der M..., a responsabilidade é minha, portanto quem ler este tutorial e não se sentir seguro em fazer o serviço, não faça, mas quem quiser se iniciar neste mundo da graxa, esse é um serviço relativamente simples, como o outro que eu postei, o do sensor de pastilhas, se estiver empolgado vá em frente!
Primeiro, baixe o Service Manual da BMW, busque no google, é fácil achar.
Tenha um mínimo de ferramentas, não recomendo as chinesas, são fora de medida e de péssima qualidade, as nacionais não são muito mais caras e a qualidade é muito superior, chinesas só prestam aqueles kits de chaves de soquetes com catracas, e olhe lá, tenha pelo menos um macaco hidráulico pra não ficar usando o do carro e pelo menos dois cavaletes, custam uns 30 reais cada, mas garantem que o carro não vai cair em cima de vc, eu sempre uso luvas de proteção, afinal preciso das minhas mãos pra trabalhar.
Para esse serviço compre um limpador de radiador.
Imagem
Usei o da Bardahl, deixe circulando no sistema o tempo que o fabricante do fluído exige.
Compre um fluído para radiadores de alguma marca conhecida, eu usei este da Valvoline, recomendo, bom e barato!
Imagem
No dia da limpeza, com o MOTOR FRIO o ideal é fazer com o manual de serviço ao lado, para seguir tudo conforme o recomendado pela BMW.
Imagem
Este é o manual para o meu carro, que é uma 318ti compact/98, use o adequado para seu carro.
Vá para a seção 170 Radiator and Cooling system
Imagem
Siga os passos descritos no manual, primeiro coloque o ajuste do ar-condicionado na posição " quente" , faça isto com a chave de ignição ligada, pois a válvula que ativa a circulação de água quente no sistema é elétrica, isso garante que todo o fluído do sistema vai ser drenado.
Imagem
Feito isto retire o plug que fica ao lado da tampa do reservatório de expanção para quando abrir o dreno não criar vácuo no sistema e impedir que todo líquido seja drenado.
Imagem
Depois solte o dreno que fica na parte inferior do radiador, no meu carro a peça é de plástico, cuidado ao retirá-la, use a maior chave de fenda que tiver, para não danificar a fenda da peça e ao recolocá-la "classe e elegância" ao apertá-la, pois se estragar a M... está feita!
Imagem
Coloque uma bacia em baixo pra não fazer lambança na garagem, pois a água vai sair bem suja.
Eu coloquei a mangueira e dei uma lavada no sistema, pra ficar bem limpo, agora é colocar o tampão no dreno novamente, com cuidado e completar o sistema com água e fluido conforme o recomendado pelo fabricante do fluído, ligue o carro espere aquecer um pouco caso necessário vá completando o nível de água, recoloque o plug ao lado da tampa do reservatório e tampe o reservatório de expanção, deixe o motor ligado, sem acelerar até a ventuinha ligar, ou seja, até a válvula termostática abrir, depois disso desligue o carro, deixe esfriar para completar o nível, pois é normal que baixe um pouco pois tinha ar no sistema, recomendo verificar o nível de água nos dias seguintes ao serviço, pra ver se não tem vazamento e se todo o ar do sistema foi expelido.
Espero ter ajudado!
Um grande Abraço
FLY-SCHMITZ
Ativo
Ativo

Modelo: Bmw 318ti/a 98

Mensagempor KKND » 17 Ago 2013, 00:46

Muito bom ! Valeu galera : )
KKND
Administrador

Modelo: BMW 118I 2010/2011

Mensagempor thiagozani » 18 Ago 2013, 20:23

Pessoal troquei as pastilhas do meu bmw e36 1995 325i regino motor m50 , e depois de mto tempo (6 meses) quado levantei o carro para olhar se tinha vazamento de agua ví q o mecanico deixou os sensores de pastilha PENDURADOS literalmente n os conectou nas pastilhas de freio =( o abs n acende mas fico com medo de o antigo dono ter feito algum gatilho se bem que raciocinando o sensor nao sabe que nao está na pastilha né... mas de toda forma ele é inutil fora da pastilha... gostaria de saber se a troca dos sensores é obrigatoria em toda troca de pastilha... e se posso como faço para conectar a ponta dos sensores nas pastilhas terei que desmontar mesmo a porra toda? um grande abraço!
thiagozani
Novato
Novato

Modelo: 325i Regino 1995

Mensagempor FLY-SCHMITZ » 28 Ago 2013, 17:09

Quando troca-se as pastilhas tem que trocar o sensor, já que ele, ao se deteriorar acusa que as pastilha gastaram. O abs já é outra história, não tem ligação com pastilhas, apenas dividem aquela caixinha plástica que mostrei no tutorial das trocas de pastilhas. Se vc trocou o sensor e o mecânico não conectou na pastilha, retire a roda e conecte conforme está no tutorial, é moleza! Espero ter ajudado! Abraço!
FLY-SCHMITZ
Ativo
Ativo

Modelo: Bmw 318ti/a 98

Mensagempor Marcougo » 23 Nov 2013, 10:31

KKND escreveu:Tutoriais Serie 3 (Índice)

1. Limpeza do sistema de arrefecimento - por FLY-SCHMITZ -> http://www.forumbmwbrasil.com.br/viewtopic.php?f=10&t=13&start=10#p12650
2. Troca da junta da maçaneta BMW E36 - por zely macedo junior -> http://www.forumbmwbrasil.com.br/viewtopic.php?f=10&t=13#p1763
3. Troca do sensor da pastilha de freio BMW - por Schmitz -> http://www.forumbmwbrasil.com.br/viewtopic.php?f=10&t=13#p2393
...

Olá pessoas, que tal ao invés de acabar com a maçaneta da belezura de BMW E36, vamos fazer a coisa como tem que ser feito?, sem gambiarra...rs:
http://www.dtmpower.net/forum/e36-m3/18 ... ement.html
Marcougo
Ativo
Ativo

Modelo: 325i

Mensagempor gmuchiutti » 27 Dez 2013, 14:28

https://wiki.bentleypublishers.com/disp ... A0E59C39C8

LInk pra biblioteca tecnica da Bentley Publishers

http://bentleypublishers.com/

Site oficial. Compensa comprar os manuais originais. Dá pra economizar valores astronômicos fazendo os serviços em casa.

à quem se interessar, dá pra baixar alguns pela internet. Tem que procurar.
gmuchiutti
Ativo
Ativo

Modelo: 320i

Mensagempor alixavierdias » 30 Mai 2014, 13:42

Galera, alguém conhece a Auto Visa Rio, associação de proteção veicular? No reclameaqui eles não tem histórico ruim, apenas uma reclamação, o resto das associações tem um montão. Tô ferrado de grana e preciso de alguma proteção.
alixavierdias
Novato
Novato

Modelo:

Mensagempor CaioBonalume » 16 Set 2014, 08:50

Pessoal vi esse tutorial de como instalar Central Multimídia nos e46 achei muito bem explicado e claro, está em inglês e são 2 partes:

Parte-1
http://www.youtube.com/watch?v=h9Eg7ZXez0c

Parte-2
http://www.youtube.com/watch?v=mJkfdqSP1OA

No youtube tem varios outros, é só procurar dvd install e o modelo da bmw.
CaioBonalume
Ativo
Ativo

Modelo: 320i 02/03

AnteriorPróximo

Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)