Página 1 de 1

Ventoinha em curto para terra- BMW 328 f30

MensagemEnviado: 11 Dez 2017, 08:08
por Daniel Liporacci
Pessoal, bom dia. Apareceu erro grupo propulsor. passei o scanner e apareceu esse erro (ventoinha em curto para terra). Alguém sabe do que se trata? Friso que troquei a válvula termostática há 07 meses (10.000 km) atrás porque estava dando esse mesmo código erro. depois parou e agora começou novamente.

Obrigado e no aguardo.


Abraços

Re: Ventoinha em curto para terra- BMW 328 f30

MensagemEnviado: 11 Dez 2017, 09:43
por George Wallace
Bom dia Daniel,

Da válvula termostática a falha aparece como map thermostat sensor, nao é ? E se não me engano nem acusa falha no check control
Pode ser que você esteja com problema no acionamento da ventoinha, situação bastante séria. (motor pode superaquecer se estiver rodando na cidade, na estrada é dificil por conta da circulação de ar )
Um teste simples é você ligar o ar-condicionado com o carro parado e verificar se ela entra em funcionamento.

Re: Ventoinha em curto para terra- BMW 328 f30

MensagemEnviado: 11 Dez 2017, 09:56
por Daniel Liporacci
George. isso. valcula - map thermostat.

Ao ligar o o ar condicionado a ventoinha liga e fica ligada.

E ai. o que pode ser?

Re: Ventoinha em curto para terra- BMW 328 f30

MensagemEnviado: 11 Dez 2017, 16:38
por George Wallace
Agora que sabe que a ventoinha está funcionando desconecta o plug que chega nela e faça um nova leitura com scanner para ver se permanece o mesmo erro.
Pode ser um mal-contato ou o módulo de acionamento que fica integrado à ventoinha deu defeito (pode ser o DME também mas acho menos provável)
O plug é de 4 pinos, mas parece que só usa 3 fios ( terra, 12volts e sinal de modulação)
O 12 volts é enviado pelo pino 4 do conector 48 pinos do DME passa por um relé K5 e depois vai pra ventoinha, esse está OK já que ela funciona com o ar-condicionado
O sinal de modulação é enviado pelo pino 18 do conector de 48 pinos, quando a DME perde essa comunicação com a ventoinha ela entra em modo segurança e ao invés de ficar controlando a rotação o acionamento passa a ser em velocidade constante (finalidade é evitar que o motor superaqueça)
Em teoria você pode continuar usando o carro antes de resolver o problema, porém por segurança acho prudente sempre deixar o ar-ligado dessa forma garante o funcionamento constante da ventoinha.

Re: Ventoinha em curto para terra- BMW 328 f30

MensagemEnviado: 11 Dez 2017, 21:48
por Daniel Liporacci
Muito obrigado pelas informações. Tentarei amanhã cedo. Abraço