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Bmw 320i sport gp fumaceando na partida de um dia para o out

MensagemEnviado: 28 Dez 2016, 19:51
por Hismailer
Olá estou com problema ,tenho uma 320i sport gp 2013 e tbm estou com problema de fumacear somente na partida de um dia para o outro ,qdo deixo mais dias as vezes aumenta a quantidade de fumaceamento na partida ,é uma fumaça branca e logo some e depois não fumacea mais durante todo o dia e partida somente no repouso de um dia para o outro ela costuma aparecer na partida ,já foi feito com meu mecânico o reparo da troca dos retentores de valvula tanto as de escape e da admissão porem ainda continua ocorrendo o problema ,no motor e nas turbinas foi verificado pelo mecânico e esta limpo tudo certo com o motor e turbina só restando os retentores ao qual ja foram feito a troca por novos ,alguém pode me ajudar em mais o que pode estar causando essa fumaça na partida após o repouso da mesma ?

Alguém que já teve esse problema poderia me ajudar ?

Re: Bmw 320i sport gp fumaceando na partida de um dia para o

MensagemEnviado: 29 Dez 2016, 10:08
por gamayer
Como havia comentado no post anterior, seu problema pode ter outra causa, os motores são bem diferentes um é 6 cilindros aspirado e o seu é 4 cilindros turbo, então pode existir outras variáveis. Como você disse que foi substituído o conjunto de retentores, e se não foi há muito tempo, é meio difícil de ser, claro que se algum foi avariado na instalação, pode haver esse consumo de óleo, então sugiro que tu faça o mesmo processo de avaliação das velas, verificar se estão todas com a mesma coloração (cor café com leite) e caso alguma ou todas estejam úmidas e ou com fuligem escura, você sabe que o problema vem antes da parte quente da turbina, podendo ser os anéis (mas por ser um motor novo, acho improvável), parte fria da turbina ou os malditos retentores de válvula.

Antes de voltar para essa função de trocar retentores, verifique toda a admissão, corpo de borboleta, mangueiras da turbina e verifique se realmente não tem excesso de óleo por ai, certa umidade é tolerável. Outro aspecto é a vedação entre a turbina e a junção do coletor até o bloco, sei que você não citou perda de potência, mas se houver algum vazamento é possível que em certas situações gere uma pressão negativa no sistema (um leve pico) que faça com que o óleo dos mancais flutuantes da turbina extravase pelas vedações e passe pelo sistema.

Visto isso e nada de errado, motor saudável e parte fria da turbina à mil, vamos para a parte quente, se as velas estiverem limpas com aspecto de queima normal, pode haver vazamento nas vedações da parte quente do turbo, sem passar por dentro do motor, mas pelo fato dos gases estarem trincando de quente, ele é incendiado na hora, gerando a fumaça. Para fazer uma avaliação mais profunda, acredito que só removendo o turbo ou o tubo de saída dele, vou dar uma aprofundada no assunto e assim que possível te dou um retorno.

Abraços!

Re: Bmw 320i sport gp fumaceando na partida de um dia para o

MensagemEnviado: 29 Dez 2016, 10:26
por gamayer
Bom voltando à turbina....

Estava lendo sobre possíveis causas de vazamento de óleo para os rotores e temos as seguintes hipóteses, complementando a descrição feita anteriormente.

Obstrução do filtro de ar ou tubos que levam à turbina. Sim, até isso pode causar vazamento, como dito no caso de vazamento do ar pressurizado, pode gerar uma pressão negativa que suga o óleo de lubrificação e rolagem.

Obstrução do tubo de retorno de óleo do turbo. Com isso ocorre um aumento de pressão no sistema de mancais, expulsando o óleo para os rotores. Por ser um motor praticamente novo e com um bom sistema de filtragem, é pouco provável, mas já vi um pedaço de papel na válvula de retorno do vanos de um s65.

Mas antes de fazer tooooodo esse procedimento, faça primeiro o check-up das velas, é sintoma de retentor de válvula, mas não consigo acreditar que possa ter entrado em colapso em tão pouco tempo.

Nos mantenha informado, pois estou curioso!

Boa sorte e abraços!

Re: Bmw 320i sport gp fumaceando na partida de um dia para o

MensagemEnviado: 29 Dez 2016, 12:03
por Hismailer
Olá amigo obrigado pelas dicas ,vou passar esses relatos para o meu mecânico, eu troquei os retentores faz uma semana , mas desde o primeiro dia após a troca continuou a fazer na partida essa fumaceada eu percebo que qdo ligo a aceleração tbm aumenta na primeira partida do dia o que causa a queima ,do resto do dia a partida volta normal e não fumaceia ,tbm percebemos que o óleo do motor não esta baixando ,antes mesmo de trocar os retentores ja não baixava , meu mecânico pediu para fazer uma viajem de alguns kilometros para queimar todo tipo de residuo que possa ter ficado devido aos retentores anteriores que foram trocados que estava com o bico dilatado em relação aos novos ! Ele acredita que isso só posso ser retentor ,motor e turbina ele verificou disse que as turbinas estão totalmente limpas , assim que eu tiver um desfecho eu posto aqui qual era o problema e o desfecho ,o motor tbm ele descartou ta com 48 mil km somente e não fumaceia em alta aceleração não esta fumando é somente na primeira partida do dia tipo de um dia para o outro !

Re: Bmw 320i sport gp fumaceando na partida de um dia para o

MensagemEnviado: 29 Dez 2016, 12:44
por gamayer
Realmente é um caso bastante curioso, motor praticamente novo e retentores 0Km. Como você disse no outro post, anéis é praticamente impossível de ser. Bom dei uma averiguada nos fóruns gringos e o prognóstico não é animador, pelo que li, já houve troca de turbos com 50000Km e bem na partida à frio, não especificaram em qual parte do turbo, mas acredito que na parte quente. segue o link do tópico e do vídeo

http://f30.bimmerpost.com/forums/showth ... ?t=1155261

https://www.youtube.com/watch?v=7iWJ5OwG99Q

Realmente espero que não seja isso, pois turbo é caro mas com geometria variável consegue ser ainda pior......

Re: Bmw 320i sport gp fumaceando na partida de um dia para o

MensagemEnviado: 09 Ago 2020, 11:33
por Kkcariello
Bom Dia Amigo.
Estou com o mesmo problema em uma 320 f30 2013 gasolina.
Estou tendo dificuldades no diagnóstico, poderia me informar como solucionou o defeito para que tenha um caminho a seguir?
Na maioria dos casos, a fumaça sai com o motor quente e a minha só sai quando o carro fica parado por mais de 01/02 dias.
Tenho receio de ficar na tentativa/erro, e ficar gastando valores altos sem solução.
Já foi diagnosticado com falha nos retentores e até turbina, o problema é que só se sabe ao certo efetuando o reparo.
Vou trocar amanhã a vedação do diafragma que está danificada, torcendo para ser a causa.
Obrigado.