Guia de PERFORMANCE para MOTOR N20 - BMW 320i 120i 125i 328i

Sessão destinada a Série 3

Guia de PERFORMANCE para MOTOR N20 - BMW 320i 120i 125i 328i

Mensagempor judurabolin » 11 Jul 2016, 21:51

Fala Galera blz ?
Bom, eu sei que muita gente tem duvidas e vontade de melhorar a performance das suas BMWs, assim como eu tinha quando comprei a minha.
Após algum tempo de pesquisas, ajuda de amigos e quebrar a cara algumas vezes, comecei a montar meu carro, que ainda não está 100% pronto, mas acho que já e o bastante para montar este tópico.

Primeiramente, deixa eu apresentar minha BMW 320i 2014 - Modelo F30 FLEX ... E sim eu ando no ALCOOL !
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Agora sim...
Vou começar listando todos os itens de performance que foram instalados no meu carro e qual foi o ganho de potencia com cada um deles, depois vou explicar
o objetivo e a funcionalidade de cada um dos UPs.

Original: 188 whp | 27kgfm
Downpipe: +9 whp | 2 kgfm
Filtro: +5 whp | 1,5 kgfm ( K&N )
JB4: +111 whp | 13kgfm ( MAPA 6 )
Escape: +5 whp | 1,5kgfm ( Nova Racing )
WMI: +4 whp | 2,0 kgfm ( Snow performance Stage 3 )
Chargepipe: Melhora em como o carro flui mais rapido ( Nova Racing )
Boostpipe: Melhora em como o carro flui mais rapido ( Nova Racing )

TOTAL:
323 whp | 47 kgfm (RODA)
375 cv | 54 kgfm (MOTOR)

Atualmente meu carro esta com a potencia declara acima, abaixo segue a foto do grafico no dinamometro:
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Para que serve cada up:
Downpipe: +9 whp | 2 kgfm
Downpipe é uma peça que liga a turbina ao escapamento. Dentro do downpipe original existem 2 catalisadores que restringem muito o fluxo de gases,
quando se troca o downpipe, no lugar dessa peça restritiva se instala uma que é livre dos catalisadores, ou seja, o fluxo fica livre melhorando assim a vazão dos gazes que a turbina utiliza para girar.
Quando se melhora esse fluxo, é possível aumentar a pressão de trabalho da turbina, pois ela fica mais livre para trabalhar.
"MORE BOOST, MORE POWER".... ahahaha


Filtro: +5 whp | 1,5 kgfm
O filtro é o pulmão do carro, é uma peça importante para que o carro respire bem.
Nosso filtro original também é muito restritivo, trocando por um filtro esportivo o volume e velocidade de ar que entra no sistema do carro é muito maior.
Como abrimos o fluxo com o downpipe, e geralmente escape, um filtro de maior fluxo também é necessário, quanto maior o fluxo de ar, melhor para o carro.
Não adianta nada você liberar mais pressão para a turbina se você não tem ar o suficiente para alimentar este volume esperado.

JB4: +111 whp | 13kgfm
Aaaaa o JB4, caixinha mágica ....
Esse é o PRINCIPAL UP a ser feito, se você tiver que escolher UM SÓ up, escolha JB4.
O JB4 é um modulo que engana a central original do carro, e permite o motor despejar maior potência.
O JB4 funciona mais ou menos assim, ele permite que nossa turbina trabalhe com pressão maior e ao mesmo tempo também alimenta mais o carro e ajusta alguns parametros para permitir que o carro utiliza maior pressão.
Hoje o motor N20 sai em algumas versões de BMW, que diferencia a potencia apenas pela programação do modulo, por exemplo:
- 320i que a turbina trabalha com 8 psi original - 184cv
- 328i que a turbina trabalha com 18 psi original - 245cv
- 125i que a turbina trabalha com X psi original - 220cv
Utilizando o JB4 essas 3 versões conseguem chegar aos mesmos valores de potencia, dependendo da configuração do JB4.
As opções de potencia do JB4 são divididas em 7 MAPAS diferentes que são:
- Mapa 1: Adicona 2 psi a mais na turbina, ou seja a 320i de 8 iria para 10
- Mapa 2: Adiciona 4 psi a mais na turbina
- Mapa 3: Mapa especifico para quem usa WMI(explicado mais a baixo)
- Mapa 4: Mapa original do carro, mas o JB4 le os parametros de trabalho do carro
- Mapa 5: Mapa que trabalha com 17 psi na turbina, deixando assim uma 320i com potencia parecida da 328
- Mapa 6: Mapa totalmente customisavel, permite que você programe o melhor mapa para você
- Mapa 7: Mapa utilizado para combustivel de alta octanagem
Eu utilizo o MAPA 6, que foi montado por mim mesmo, mas não recomendo que ninguem faça ele por conta própria caso não entende do assunto.
O mais comum são as pessoas utilizarem os mapas prontos.


Escape: +5 whp | 1,5kgfm
O escape funciona também melhorando o fluxo de saida de gases do carro.
Nosso escapamento original tem um abafador muito restritivo, pois as principais funções dele são, filtrar os gases e não fazer barulho para uma condução confortável e silenciosa.
Como não estamos preocupados em silencio, conforto e muito menos filtrar gases, a gente tira tudo e deixa o fluxo livre ... ahaahah
O escapamento é um complemento do Downpipe. Pode fazer escape e nao fazer DP? Pode, mas melhor são os dois trabalhem juntos em conjunto com o filtro.
Eu optei por utilizar o sistema de válvula, onde eu posso abrir e fechar o escapemento quando eu bem entender, assim em viagens eu posso fechar a valvula e viajar silenciosamente por longas distancias.


WMI: +4 whp | 2,0 kgfm
WMI que significa Water Methanol Injection, é um sistema que trabalha como um injetor de etanol/metanol/agua ou qualquer coisa que você queira injetar na admissão do fluxo de ar.
A função deste sistema é resfriar o ar que esta entrando no motor injetando a substancia desejada.
Eu utilizo etanol nessa injeção, é a mais facil de regular e tem um rendimento muito bom, muita pessoas usam metanol puro e até agua pura, vai do seu preparador, ou de você regular do seu gosto. Tem gente que usa até alcool de supermercado...ahahahah
Enfim, este sistema não vai te dar muita potencia, mas ele vai impedir que você perca rendimento após varias puxadas, ou muito tempo acelerando.
Quanto mais vc acelera, mais o motor esquenta, quanto mais ele ele esquenta, mais quente fica o ar que entra no motor, com o WMI funcionando, o carro não perde potencia, pois ele resfria e melhora a combustão dentro do motor.
Como um exemplo, neste ultimo dia que estive no dinamometro medindo a potencia com o WMI ligado a poencia não baixo nenhuma vez, ficou sempre acima de 320whp...Quando eu desligava o WMI e dava 2 puxadas eu perdia de 10 a 13whp, ai eu voltava a ligar o wmi, e ja voltava para mais de 320whp.
Conclusão, não te da potencia absurda, mas garante a potencia maxima SEMPRE.
Para instalar o WMI é preciso trocar o chargepipe, pois o nosso original é de plastico, sendo assim é preciso instalar um de inox ou aluminio que possa receber os bicos injetores do sistema.


Chargepipe: Melhora em como o carro flui mais rapido
O chargepipe não te da potencia, porém ele melhor o fluxo de ar para dentro do motor, e garante que toda a pressão enviada pela turbina, vá direto para o motor, diferente do chargepipe original que eh de borracha dilata e é restritivo.
O chargepipe também conhecido como pressurização vai apenas garantir a constante entrega perfeita da pressão da turbina, além de ser necessário para instalação do WMI.


Boostpipe: Melhora em como o carro flui mais rapido
Mesmos ganhos do chargepipe.
Não é necessário para instalação do WMI.


UFA... é isso !


Bom galera, meu carro por enquanto ta assim, existem outros ups a serem feitos, como troca de turbina e troca de intercooler, porém "AINDA" não os fiz, quando fizer eu volto aqui para completar o tópico.

Espero ter ajudado a muitos que tem dúvidas em como tirar mais potencia dos nossos carros.
Qualquer dúvida é só gritar ai que eu venho responder.

abraços a todos.
PS: Desculpem os erros de portugues... ahahaha
Editado pela última vez por judurabolin em 11 Jul 2016, 22:39, em um total de 1 vez.
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Re: Guia de PERFORMANCE para MOTOR N20 - BMW 320i 120i 125i

Mensagempor Santidias » 11 Jul 2016, 22:06

Sensacional! Parabéns Masotti!

Muito útil

Abraços!!
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Re: Guia de PERFORMANCE para MOTOR N20 - BMW 320i 120i 125i

Mensagempor LLS1973 » 11 Jul 2016, 22:11

O carro está lindo ... As informações riquíssimas ... Parabéns e obrigado!
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Re: Guia de PERFORMANCE para MOTOR N20 - BMW 320i 120i 125i

Mensagempor Neto_BM » 11 Jul 2016, 22:52

judurabolin escreveu:
abraços a todos.
PS: Desculpem os erros de portugues... ahahaha


Amigo, post incrível! Sensacional. Parabéns pela inciativa e pelo carro :D
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Re: Guia de PERFORMANCE para MOTOR N20 - BMW 320i 120i 125i

Mensagempor judurabolin » 12 Jul 2016, 08:05

Vlw a todos ai galera !!!
=)
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Re: Guia de PERFORMANCE para MOTOR N20 - BMW 320i 120i 125i

Mensagempor felipe teixeira » 12 Jul 2016, 08:17

Post sensacional ... estarei fixando-o !

Parabéns
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Re: Guia de PERFORMANCE para MOTOR N20 - BMW 320i 120i 125i

Mensagempor gutobridi » 12 Jul 2016, 08:52

Ótimo Tópico, Parabéns Masotti!

Que venham mais Up's :twisted: :twisted: :D
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Re: Guia de PERFORMANCE para MOTOR N20 - BMW 320i 120i 125i

Mensagempor judurabolin » 12 Jul 2016, 11:22

felipe teixeira escreveu:Post sensacional ... estarei fixando-o !

Parabéns


Opa ai sim !!!
valeu mesmo !!!


gutobridi escreveu:Ótimo Tópico, Parabéns Masotti!

Que venham mais Up's :twisted: :twisted: :D


Espero que venha mesmo !!
ahahahah
judurabolin
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Re: Guia de PERFORMANCE para MOTOR N20 - BMW 320i 120i 125i

Mensagempor thiago96 » 12 Jul 2016, 13:27

Ótimo tópico!!! Já ajuda basicamente em tudo da preparação que fazemos nesses carros por aqui (tirando as preparações pesadas, claro).

Parabéns pela postagem e pela contribuição com o fórum!!!

PS: Também aguardo os próximos ups!!! kkkk..

[]'s
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Re: Guia de PERFORMANCE para MOTOR N20 - BMW 320i 120i 125i

Mensagempor MMUSSI74 » 12 Jul 2016, 17:18

Assim como fui um dos primeiros a saber, e te parabenizar, registro aqui tambem e principalmente pelo PRO ATIVIDADE e contribuição...

PARABENS !!
MUSSI CODING POTÊNCIA
11 97335 8055

320 GP 2013
320 GP 2014
320 GT 2015
320 SGP 2014 Flex
320 SGP 2015 Flex
320 SGP 2016 Flex
+de 500 clientes atendidos(BMWs) nos últimos 03 anos,
sem um único registro negativo relac ao nosso serviço e atendimento.
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